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Como encontrar o parceiro de negócios mais indicado – Parte II

Na segunda parte deste artigo, olhamos para as estratégias mais habituais na hora de encontrar um novo parceiro de negócios.

Encontrar um novo parceiro

Agora que sabem o que procuram no vosso parceiro de negócios, como é que podem encontrar alguém que cumpra todos os requisitos?

Redes sociais

As redes sociais dão-vos incontáveis oportunidades de procurar potenciais candidatos. Juntem-se a alguns grupos nas redes mais populares (como o Facebook ou o LinkedIn), onde poderão apresentar o vosso negócio diretamente aos candidatos. Outros recursos populares são os fóruns, ou sites especializados como o Carga de Trabalhos ou o Net Empregos.

Família e amigos

Costuma-se dizer que “amigos, amigos, negócios à parte”. Mas a verdade é que é muitas vezes os nossos amigos ou família são os melhores potenciais parceiros de negócio – isto, claro, se eles cumprirem todos os requisites que vocês definiram para um parceiro. Ainda que não devam escolher alguém apenas com base no tipo de relação prévia entre vocês, a verdade é que um parente ou um amigo podem ser excelentes parceiros.

Rede de contactos

Expandam a vossa rede de contactos no mundo real ao ir a reuniões, encontros empresariais, workshops, e eventos da vossa área de negócio para encontrar novas pessoas – e quem sabe, o vosso futuro parceiro de negócios.

Onde quer que procurem, encontrar o vosso novo parceiro é uma decisão que leva tempo e merece muita consideração e calma. Não apressem a vossa decisão e recorram a uma ferramenta como o Sage One para pesar todos os pros e contras da vossa decisão.

Uma parceria pode ser o vosso ativo mais valioso ou o vosso fardo mais pesado. Ponderar e analisar todos os critérios que definiram para um novo parceiro vai garantir que vão fazer a escolha mais indicada para o vosso negócio e objetivos.

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Em que direção corre o caminho da vossa empresa?

Antes de desenharem o vosso mapa estratégico, devem decidir em direção vão levar o vosso negócio. O vosso negócio está em expansão e devem agora decidir para onde dirigir esse crescimento. Têm a opção de partir para uma integração vertical ou horizontal, dependendo dos vossos intuitos e necessidades.

Integrações horizontais

Uma integração horizontal passa por adquirir ou fundir-se com uma empresa similar, na mesma indústria. Desta forma, diminui-se a concorrência e aumenta-se a carteira de clientes. Garante-se também o objetivo de fazer crescer lucros com maiores economias de escala e possibilita-se uma diversificação dos serviços e produtos.

Compreende-se, então, que esta estratégia beneficia empresas com modelos de negócio bem-sucedidos. No entanto, este tipo de integração não tem sucesso garantido. Produtos demasiado similares, culturas de trabalho diferentes ou até conjuntos de clientes contrariantes podem gerar problemas e devem ser analisados.

Os casos de sucesso surgem em mercados em expansão, quando os concorrentes apresentam recursos financeiros menores ou menos capacidades, por exemplo.

Integrações verticais

Uma integração vertical acontece com a expansão de um negócio através da compra de uma outra empresa que opere anteriormente ou posteriormente na cadeia de fornecimento. O posicionamento da segunda empresa deve ser crítico para assegurar abastecimento ou pontos de distribuição, por exemplo. Assim, o negócio principal pode oferecer preços mais baixos ou estáveis e dominar maior parte da cadeia do produto.

Portanto, uma integração vertical pode aumentar os lucros de um negócio com melhor controlo de operações. Contudo, nem todas as empresas são iguais e as necessidades de produção podem ser diferentes para cada uma. Mais uma vez, o compromisso tem que se estudado.

Este tipo de integrações tendem a ser bem-sucedidas quando reduzem custos ao longo do ciclo de produção e uniformizam o controlo de qualidade.

Com um ERP da Sage, ganham a visão completa para poderem tomar todas as decisões estratégicas da forma mais informada e atualizada. As soluções de ERP Sage irão sempre acompanhar o crescimento e expansão do seu negócio, independente da rota que tomar!

 

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Lições para líderes

A semana ainda vai a meio e já passarem pelas vossas mãos tantas decisões. Como decidir o rumo do resto da semana? Vamos explorar alguns conselhos para líderes.

Dizer que não

No mundo atual, está-se sempre a iniciar algum movimento tecnológico, estratégico ou, simplesmente, buzz. As oportunidades abundam e parece que vivemos num constante medo de aderir ou perder o comboio da inovação. No entanto, enquanto líderes do vosso negócio, devem considerar cada opção com tempo. Analisem tudo com o vosso plano de estratégia em mente e não hesitem em testar a proposta para compreenderem os resultados. Respeitem os momentos de criação mas também os momentos de concentração, em que se dedicam a concretizar o vosso plano.

Valorizar o vosso tempo

Enquanto líderes, a vossa agenda tende a estar preenchida. Mesmo que equipas diferentes compitam pela vossa atenção, cumpram o tempo de descanso que surge na vossa agenda – pois também deve ser contabilizado. Reconheçam aquilo que devem desenvolver no vosso próprio espaço e tempo pessoal, para que possam sempre liderar com todo o vosso espírito.

Permitir que as pessoas à vossa volta cresçam

Esforcem-se por criar uma estrutura de negócio e comunicação que convide a uma circulação de feedback honesta e oportuna. O vosso papel enquanto líderes é gerar entusiasmo, inspirar e oferecer as melhores oportunidades para que os vossos colaboradores possam crescer dentro da empresa. Por isso, devem manter uma comunicação constante e criar um ambiente em que todos possam aprender novas competências e aumentar o seu valor pessoal.

Delegar o trabalho de hoje para se focarem no trabalho de amanhã

O sucesso do vosso negócio deve-se ao vosso esforço, assim como ao esforço dos vossos colaboradores. A partilha de “carga” e de trabalho é a forma mais eficaz de chegarem aos vossos objetivos. Ao delegarem o trabalho planeado para o dia de hoje, podem investir na planificação de um futuro sustentável e de uma estratégia eficaz para a vossa empresa.

Optem por uma solução de gestão una que se adapte ao crescimento do vosso negócio. As soluções de Enterprise Management da Sage permitirão passar o futuro do vosso negócio para Cloud e ganhar controlo de todos  os processos empresariais.

 

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Prontos para otimizar a vossa vida apressada?

Todos os profissionais de alto desempenho sonham com o dia de mais de 24 horas! No entanto, sabemos que excesso de trabalho pode levar a esgotamentos e é preferível manter-se um estilo de vida saudável, tanto no âmbito pessoal, como no vosso negócio. Vamos explorar quatro formas de otimizar os vossos hábitos.

Robin Connelley e John Stanton são dois investidores que decidiram lançar Chōsen Experiences, um negócio de otimização de estilo de vida, após lidarem com esgotamentos devido a excesso de trabalho. Aqui temos os seus conselhos para uma vida mais plena.

Respeitar os vossos próprios valores

Comecem por dedicar algum tempo a determinar as vossas prioridades. Observem a vossa relação convosco mesmos, com os outros à vossa volta – estão a respeitar os princípios pelos quais se querem reger? Desenhem uma abordagem que vos permita viver esses valores a tempo inteiro. Definam os objetivos que vão guiar o vosso futuro nas áreas mais importantes, saúde física e mental, relações pessoais, crescimento pessoal, para além da carreira. Quem estrutura a própria vida com respeito pelas próprias vontades é mais feliz, mais saudável e tem uma melhor performance no dia-a-dia laboral.

Ouvir o vosso corpo

Assim que acordem, antes de ligarem o vosso smartphone, dediquem-se a uma tarefa mais íntima. Apreciem todas as sensações do vosso corpo, o que querem dizer e considerem como devem agir em relação às mesmas ao longo do dia. Talvez precisem de uma grande sessão de treino, uma caminhada, uma ida ao fisioterapeuta ou alguma alteração na vossa alimentação. Esse compromisso em respeitar o vosso corpo terá um grande impacto no vosso dia, aumentando a vossa produtividade.

Ouvir as vossas emoções

“Presença, Propósito e Intenção” é a abordagem recomendada no dia-a-dia. Reconheçam o presente e mantenham-se focados apenas nele. Quer seja uma reunião de trabalho, uma festa de anos ou um momento de relaxamento, estabeleçam um propósito para cada momento e respeitem-no. Desta forma, mantêm-se presentes no momento e a honrar a vossa intenção para cada momento do dia. Esta ação interior pode até ser aplicada no âmbito de trabalho, para que qualquer ângulo de comunicação do vosso negócio respeite os vossos valores e missão.

Criar relações fortes com a vossa comunidade

A vossa comunidade reflete-se mais na vossa vida do que, por vezes, parece. Pessoas saudáveis, conscientes dos seus valores e emoções, são pessoas com quem conseguem trocar e testar ideias, partilhar perspetivas. Assim que nos abrimos a considerar aquilo que se passa para lá da nossa experiência, estamos no bom caminho para criar mudança no mundo.

Aplique os princípios de um estilo de vida interior saudável com a Sage X3 People. Promovam os Recursos Humanos do vosso negócio com gestão de formação, de carreias e também administrativa e de salários.

 

Gestão de Empresas

6 hábitos de líder

A liderança de um negócio pode ser um local solitário. Enquanto chefia, as vossas decisões dirigem toda a vossa empresa e colaboradores. No entanto, não percam de vista todas as formas como podem evoluir de uma forma pessoal, para também beneficiarem o vosso negócio. Aqui temos seis hábitos de líderes de sucesso!

  1. Estabelecer objetivos

Um líder é responsável por determinar metas e confirmar que se mantêm no caminho certo. Muitos líderes preferem acordar um pouco mais cedo para aproveitarem algum tempo livre e delinear o plano diário. Com objetivos estabelecidos, é mais fácil prioritizar o dia para os atingir.

  1. Delegar

Líderes nunca podem ser autossuficientes. Os melhores líderes reconhecem o trabalho árduo das suas equipas e dedicam o seu tempo a possibilitar o melhor ambiente e as melhores ferramentas de trabalho. Assim, uma equipa em quem confiam será uma equipa à qual poderão delegar funções e tarefas, uma vez que todos trabalham para o mesmo propósito. O intuito é chegar da forma mais rápida e eficiente aos objetivos.

  1. Encorajar

Os líderes mais respeitados dedicam-se aos seus próprios colaboradores – a melhorar o seu ambiente de trabalho, a providenciar formação adicional ou apoio individual, por exemplo. Colaboradores encorajados e acarinhados demonstram ter uma maior produtividade e inovação a longo prazo.

  1. Analisar o próprio progresso

Independentemente do tipo de negócio, qualquer líder precisa de se manter atualizado e, por isso, deve também manter uma autoavaliação do seu progresso. Analisem os objetivos que estabeleceram na vossa empresa e formas de agilizar processos para que o crescimento seja constante.

Escolham uma solução Sage Gestão para uma organização integrada dos vários setores da vossa empresa. Assegurem uma visão transversal dos processos do vosso negócio e possibilitem acessibilidade em qualquer lugar.

  1. Aprender algo novo

Líderes nunca param de aprender! Mantenham-se atualizados diariamente, desde a espuma dos dias às novidades da vossa indústria, para que se possam adaptar a qualquer mudança ou revés que surja, além de angariarem ideias inovadoras para o futuro.

  1. Aprender com os erros

Encontrarão entraves na história da vossa empresa e terão a vossa quota-parte de erros. No entanto, estes desafios devem fortalecer o espírito empreendedor do vosso negócio. Aprendam as lições vindas desses passos em falso para que, no futuro, possam fazer as melhores decisões.