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Mobilidade

Faturação

A tecnologia móvel: uma vantagem para as empresas

As novas possibilidades de trabalhar online levam por vezes a um aumento do tempo de trabalho, no entanto as empresas mais inteligentes já compreenderam que é importante fomentar a conciliação entre trabalho e vida privada, utilizando de forma equilibrada a tecnologia móvel.

É inegável a vantagem competitiva que o uso de equipamentos móveis pode trazer a uma empresa, ganhando uma interação com os clientes nunca antes possível.

Aumento da produtividade.

O acesso a dados a partir de qualquer lugar parece ser responsável por um aumento em 10% da produtividade segundo um estudo da CDW. É possível trabalhar em qualquer lugar, resolver problemas inesperados ou simplesmente partilhar informação acabada de receber com colaboradores.

Soluções sempre atualizadas.

Em qualquer lugar é possível proceder a atualizações do software, conseguindo uma performance sempre ideal, com um aumento exponencial da qualidade dos dados. Melhores relatórios, e como resultado uma melhorada capacidade de analise.

Um software de faturação sempre atualizado e certificado, de acordo com as obrigações legais, sem que para isso seja necessário perder tempo.

Aumento das vendas.

A tecnologia móvel aumenta as vendas ao aumentar a interação com os clientes, a capacidade de resposta aumenta e a informação ao ser mais rápida diminui os custos operativos. As mesmas tarefas demoram menos a serem executadas e essa mudança origina uma poupança de tempo.

Aumento do valor.

O uso de tecnologia móvel aumenta o valor atribuído pelos clientes e colaboradores, o que não foge aos dados que indicam que as empresas que trabalham com soluções integradas e tecnologia móvel têm um crescimento médio de 35%.

São benefícios que nenhuma empresa pode ignorar, de aumento de produtividade e de eficácia que podem ser determinantes para o futuro da empresa.

 

 

BMS

Tecnologia móvel, uma transformação total no trabalho

Muito se tem falado das alterações que os dispositivos móveis trouxeram ao trabalho e ao lazer. Os dispositivos móveis aumentam o envolvimento dos consumidores e permitem uma extensão do trabalho com maior produtividade.

Não é no entanto desejável que a facilidade com que acedemos a dispositivos móveis, transformem as horas de trabalho e contagiem a totalidade do nosso tempo.

67% dos empresários numa pesquisa do IDG, consideram que sem a tecnologia móvel perderiam vantagem, neste artigo vamos debruçar-nos sobre esta realidade, sobre quais as vantagens desta tecnologia num ambiente de trabalho.

Mais produtividade.

A partilha de informação é mais rápida, a tomada de decisão, o que conduz a um crescimento. Um estudo realizado pelo mesmo instituto afirma que as empresas com informação partilhada online, aumentam a sua produtividade.

Análise facilitada.

Os usuários conseguem atualizar os sistemas de gestão em tempo real, assim como dar  resposta a pedidos de faturas e cotações. Necessidades satisfeitas no momento com circulação de informação satisfeita no momento imediato e toda a informação fluem. Esta partilha de informação beneficia a análise e o realizar de relatórios.

Um software de gestão integrada permite controlar o negócio em tempo real, com acesso a relatórios em tempo real.

Aumento das vendas, aumento do crescimento.

O mesmo estudo do IDG encontrou relação entre o aumento das vendas e a o uso de tecnologia móvel. A agilidade nas relações com os clientes juntamente com uma redução de custos por conseguir um aumento de produtividade em menos tempo.

Melhoria da comunicação.

Os dispositivos móveis aumentam a colaboração entre diferentes áreas da empresa e com os clientes, aumentando a eficiência e produtividade.

 

Recursos Humanos

Desafios do trabalho remoto

Cada vez mais as empresas recorrem a trabalhadores à distância que, em geral, são mais produtivos, não passam por dificuldades de adaptação comuns a um local novo ou a colegas de trabalho desconhecidos e cada um com os seus hábitos.

Para os funcionários torna-se mais fácil equilibrar a vida pessoal e o trabalho ao disporem de horas mais flexíveis e poderem trabalhar em qualquer local.

Existe a perda da possibilidade de brainstorming, da construção de uma coesão de equipas e mesmo as ligações que se estabelecem entre colaboradores são fundamentais para um melhor rendimento. Para as empresas, isto implica novos desafios de adaptação a esta realidade.

Reuniões regulares.

As ferramentas de gestão auxiliam e, de certa forma, orientam os novos colaboradores, simplificando o trabalho. Mas vão sempre surgir dúvidas no decorrer do trabalho.

É importante antecipar a necessidade de comunicação e esclarecimento de dúvidas e, como tal, estabelecer reuniões com alguma regularidade pode ser uma forma de resolver as dúvidas que se vão colocando.

Outras medidas passam por identificar quem faz melhor o trabalho de acolhimento, assim como criar um sistema de mentores, colocando um novo trabalhador a trabalhar junto a alguém mais experiente na empresa.

Esta colaboração próxima permite o aconselhamento, a partilha de conhecimento institucional e uma ligação mais pessoal dentro da empresa.

O apoio de um software de recursos humanos permite fazer um acompanhamento destes colaboradores que, ausentes do escritório, podem facilmente ser esquecidos. Consegue-se uma automatização dos processos salariais, bem como uma gestão de avaliação e competências.

Espírito de equipa.

Para os trabalhadores remotos não existe a oportunidade de confraternizar de forma casual com outros colegas, sendo que uma apresentação formal pode ser preferível.

Procurem criar uma atmosfera em que as reuniões sejam um ponto de encontro entre os trabalhadores do escritório e os que trabalham à distância. Estes encontros ajudam a fomentar uma relação de entreajuda, com uma cultura de transparência e comunicação.

Formação contínua.

Investir em programas de formação é ainda mais importante quando se trata de trabalhadores à distância. É uma forma inequívoca da empresa demonstrar que se importa com esses colaboradores e que aposta no seu desempenho e futuro.

Criem oportunidades para que participem em conferências e congressos relevantes para a área em que trabalham ou financiem formação académica relevante.

Cada empresa tem diferentes possibilidades: importa demonstrar interesse pelo percurso dos colaboradores e entender que apostar no seu progresso é uma forma de apostar na empresa.

 

 

Recursos Humanos

Novos desafios para os Recursos Humanos

O crescimento das empresas origina novos desafios: a expansão para vários países aumenta a complexidade quer a nível do número de colaboradores, quer a nível das diferentes legislações em cada país.

É todo um novo nível de complexidade e torna-se essencial o apoio de um software de recursos humanos, nomeadamente de um software com ligação a Cloud.

Motivação da equipa.

Com o crescimento da empresa, é natural que os colaboradores desejem trabalhar à distância e que a força de trabalho integre também colaboradores externos. O trabalho à distância com o apoio da Cloud permite uma melhor colaboração e partilha de informação, independentemente do local onde estejam fisicamente.

Desta forma existe um maior envolvimento, o que melhora o desempenho e a monitorização do trabalho é melhorada. O Grupo Aberdeen, numa pesquisa recente, concluiu que autonomia no trabalho à distância aumenta a motivação em 17% com consequências para a produtividade.

Uniformidade.

A expansão de uma empresa para outros países leva a que em cada local existam diferentes formas de trabalhar, dificultando a administração e a implementação do trabalho à distância. Surgem erros, trocas numerosas de e-mails e dificuldades em analisar a informação e tomar decisões estratégicas.

Ter uma base de dados única como fonte final na Cloud permite uma visão global dos colaboradores e uma recolha de informação uniforme.

Software adaptável: as ferramentas de gestão de recursos humanos da Sage têm um elevado grau de adaptabilidade e são fáceis de implementar. O resultado é um ganho de tempo considerável para se concentrarem no coração do negócio, aumentando a produtividade com uma motivação crescente dos funcionários.

 

 

Inovação e Tecnologia

Adaptação das empresas ao mundo digital

Iniciou-se um novo ciclo económico e as empresas começam a pensar como vão desenvolver o seu negócio no futuro. A estratégia, quase obrigatoriamente, passa pelo digital. Porquê? Porque em breve todos os setores de atividade terão uma forte presença digital, uma tendência que se vai afirmando cada vez mais.

Em Portugal e no mundo, a mobilidade afirma-se cada vez mais como uma tendência que veio para ficar: hoje, todos os esforços estão centrados em facilitar os processos de trabalho e de comunicação e oferecer a melhor experiência possível aos clientes.

Acelerar a transformação digital torna-se, assim, imperativo para qualquer empresa. Em todos os setores, da indústria ao retalho, passando pela banca, seguros, energia, turismo ou saúde, denota-se uma forte presença na economia digital.

Deixamos alguns conselhos para fazerem a adaptação da vossas empresa ao mundo digital:

  • Aproveitem as tecnologias disponíveis. Existem muitas tecnologias que funcionam com a internet e que podem ser integradas com os serviços oferecidos pela empresa. Alguns exemplos são: faturas eletrónicas, notificações através de mensagens de texto, envio automático de recibos e faturas ou monitorização e análise das preferências dos clientes.
  • Pensem em todos os dispositivos. Há muito que os utilizadores se conectam à internet através de vários dispositivos para além do computador: é fundamental pensar, quando comunicam, em ter conteúdo adaptável a todos os formatos e dispositivos, como as smartTV, smartphones, tables, entre outros.
  • Considerem novas formas de comunicação e interação. As redes sociais, por exemplo, oferecem um canal aberto para comunicar de forma imediata com os consumidores, alcançando uma grande visibilidade. Devem, por isso, estar integradas numa estratégia de comunicação digital.
  • Criem um sistema de otimização baseado em métricas. Uma das grandes vantagens dos meios digitais é a facilidade em medir com precisão a efetividade das ações das empresas e das respostas dos utilizadores. A melhor forma de ter um serviço à medida dos vossos clientes é analisar as métricas que vos dizem muito sobre as suas necessidades, comportamentos e preferências.
  • Utilizem as plataformas digitais. A adaptação de uma empresa ou negócio ao mundo digital implica algumas mudanças profundas. Para integrar adequadamente as tecnologias disponíveis, os processos de trabalho também têm que ser ajustados. Podem utilizar plataformas colaborativas para trabalhar e produzir documentos online, o que facilitará a passagem de informação e a adaptação da vossa empresa e colaboradores aos canais digitais.