Browsing Tag

Movimentos

Contabilidade

Como organizar as contas de uma empresa

Organizar a contabilidade: pequenos gestos que tornam a vida de uma empresa mais simples.

As empresas deparam-se no seu quotidiano, independentemente de serem grandes ou pequenas, com dificuldades em manter uma organização financeira eficaz.

Seguem alguns conselhos sobre a melhor forma de simplificar a contabilidade: pequenos gestos que fazem a diferença na vida de uma empresa.

Manter registo de todos os movimentos financeiros

Manter um registo exato de todas as entradas e saídas, acompanhando o fluxo de caixa. Com acesso a um software de contabilidade é possível uma monitorização financeira em tempo real, com cálculo de custos, projeções e análise de resultados.

Guardar e organizar comprovativos

É importante guardar a documentação de forma a serem de consulta fácil: como existe a obrigação legal de guardar alguns comprovativos (alguns deles por um período de dez anos), um programa de software pode ser muito útil, sendo que a segurança dos documentos é salvaguardada.

Auxílio da tecnologia

O apoio de um programa software de contabilidade é fundamental e existem programas adaptados à escala de cada empresa. Através deste tipo de software, podem visualizar os movimentos de capital da empresa, perceber como e onde podem economizar e obter uma análise de negócio com acesso a relatórios sempre atuais.

Faturação

Torna-se mais simples emitir faturas com o acesso a um programa, evitando erros de quem não está familiarizado com este tema. Um programa certificado pela Autoridade Tributária cumpre todas as obrigações legais e ainda permite saber o valor do IVA a pagar e a receber, por cliente e por fatura. Como o programa está sempre atualizado de acordo com a legislação, é impossível entrar em incumprimento.

A organização da contabilidade deve ser uma tarefa quotidiana: diariamente devem consultar dados sobre o fluxo de caixa, consultar relatórios vários e manter a informação organizada e atualizada.

Com as soluções de contabilidade da Sage, poupem tempo para se dedicarem ao vosso negócio, façam mais tarefas em menos tempo e acompanhem a evolução da empresa. Tenham um controlo completo da informação financeira para melhor planearem os próximos passos, com mais tranquilidade sobre as obrigações contabilísticas e fiscais.

 

Contabilidade

Reconciliação bancária: o que é?

Uma das áreas mais importantes de uma empresa é a gestão da contabilidade e a reconciliação bancária faz parte do dia a dia do gestor financeiro.

O que é a reconciliação bancária?

As empresas realizam diariamente transações financeiras, como pagamentos, recebimentos, transferências, investimentos, entre outros. Dependendo do volume destas transações, muitas vezes os saldos bancários demonstrados pela contabilidade da empresa podem não refletir exatamente a sua posição financeira real naquele momento. A reconciliação bancária é o processo de manter o controlo do saldo interno e dos extratos bancários alinhados, através de comparações entre as entradas e saídas e as transações bancárias da empresa.

Reconciliação bancária, passo a passo.

Esta prática efetua-se através de quatro passos fundamentais:

  • Lançamento diário dos movimentos financeiros. Todos os movimentos financeiros de uma empresa devem ser declarados diariamente. Para realizar esta tarefa minuciosa, podem recorrer a um software de contabilidade, que tem a vantagem de automatizar os processos contabilísticos e de conseguir, por isso, grandes ganhos de produtividade.
  • Confirmação do saldo bancário. Esta tarefa é tão simples quanto conferir se os números do saldo bancário e do saldo inicial e final do controlo financeiro batem certo. Com os documentos bancários e contabilísticos. a postos poderão, então, conferir os saldos totais, para ver se estão de acordo.
  • Análise pormenorizada das transações. O terceiro passo do processo de reconciliação bancária é confirmar se as datas e valores de todos os movimentos bancários estão de acordo com as informações registadas no controlo financeiro da empresa. Se houver movimentos que não têm equivalência, devem ser assinalados para reconciliação posterior.
  • Correção das inconsistências. No decorrer do processo de reconciliação bancária, poderão encontrar movimentos que não estão devidamente lançados, gerando divergências. Se detetarem incongruências entre o extrato bancário e os vossos registos, apliquem as devidas correções. Perante cada irregularidade deve ser apurado e pesquisado o seu motivo e também a sua origem, de forma a evitar novos erros no futuro. Confirmem quando ocorreu o problema e corrijam a divergência no sistema da empresa, até tudo estar coerente e o saldo idêntico.

Posto isto, a reconciliação bancária apresenta a situação financeira realista da empresa, que é extremamente relevante para tomar decisões importantes para o negócio, tais como fazer empréstimos, negociar pagamentos parcelados, entre muitas outras.

Uma boa gestão também depende do quão precisa é a reconciliação bancária. Com o software de contabilidade Sage, podem realizar a reconciliação bancária integral através da aplicação, nomeadamente:

  • fazer a comparação dos lançamentos contabilísticos com os movimentos bancários importados do ficheiro de extrato digital obtido do site do banco;
  • proceder à reconciliação manual – “match” manual dos movimentos contabilísticos e bancários;
  • proceder à reconciliação automática – “match” automático dos movimentos.