Browsing Tag

Negócio

Sage One

A melhor forma de gerir o vosso fluxo de caixa 

Todos conhecemos o sonho da start-up ideal, que, com uma ideia genial, se torna a líder de uma nova área de mercado. No entanto, este nem é sempre o caso. Infelizmente, muitas start-ups esgotam o seu financiamento. Para que o vosso negócio tenha sucesso precisam de planeamento estratégico de fluxo de caixa, para além da vossa ideia inovadora.

A tecnologia financeira, ou fintech, já traz a qualquer negócio atual os benefícios de automatizar muitos processos demorados, ao dispensar especialistas dispendiosos e mecanizar os relatórios de fluxo de caixa. Hoje vamos explorar outros quatro ângulos a considerar, ao gerir o vosso fluxo de caixa.

  1. Conheçam o vosso cliente

Tanto negócios como B2B (Business to Business, ou seja, Negócio vendendo a Negócio) ou como B2C (Business to Client, ou seja, Negócio vendendo a Cliente), devem investir na identificação dos seus clientes. Devem identificar os clientes pagantes e os não pagantes. No caso de B2B, considerarem investir no tipo de plataformas que identificam clientes com crédito de risco.

  1. Faturação à hora certa

Apesar do ideal empresarial ser um pagamento imediato, muitas vezes, é preciso oferecer condições de pagamentos adequadas às necessidades do cliente. Para isso, facilitem o pagamento, com várias opções que ajudem a uma compra rápida e simples. Eliminem métodos de pagamento antiquadas, como cheques, e adotem a faturação digital. Optem por Sage One, para lançarem a faturação certificada do vosso novo negócio. Beneficiem de total acessibilidade à plataforma online e dediquem mais tempo à vossa especialidade!

No caso de pagamentos em atraso, considerem uma solução de gestão de devedores para automatizar o lançamento de lembretes de pagamento. Por fim, equacionem descontos no caso de pagamentos antecipados e depósitos no caso de grandes encomendas, para cobrir o custo de produção.

  1. Prever o futuro do vosso fluxo de caixa

A adoção de um sistema de contabilidade na Cloud possibilita um seguimento da performance do vosso negócio. Esse conhecimento da realidade das vossas finanças facilita a criação de planos futuros, que podem facilitar a negociação de termos de vendas com novos clientes.

  1. Considerar financiamento alternativo

O financiamento certo para o vosso negócio é aquele que responde às vossas necessidades, de acordo com a vossa maturidade e possibilidade de pagamento. Existem opções de invoice finance, que vos permitem receber antecipadamente pagamentos já faturados, peer-to-peer lending, que vos permite receber empréstimos dos vossos pares, crowdfunding, que assegura o pagamento dos vossos clientes futuros com campanhas online, e bolsas que, apesar de raras, tendem a adequar-se a negócios de inovação e preservação. Devem escolher a solução que mais se adapte ao perfil do vosso negócio.

 

Contabilidade

Querem lançar o vosso próprio Gabinete de Contabilidade?

Decidiram abrir o vosso Gabinete de Contabilidade. É um momento histórico que trará muitas recompensas e desafios à vossa vida. Como começar?

Em 2018, as PME em Portugal terão recuperado os níveis de valor pré-crise, segundo dados do Relatório Anual das PME Europeias 2017/2018. Em terras lusas, as PME empregam 78% da população no mercado de trabalho. Grande parte destas empresas procurarão os serviços de contabilidade e um perfil de pequeno gabinete de contabilidade pode estabelecer um bom ponto de contato, de identificação e conhecimento.

Oferta e procura

Podem questionar-se se a oferta de contabilistas supera a necessidade dos mesmos. Tenham em mente que a contabilidade se insere na área dos serviços e, por isso, pode oferecer muito mais do que manutenção de registos. O vosso serviço deve distinguir-se pelo nível de adaptação a cada cliente.

Oferecer apoio às empresas

Muitas PME precisarão de mais apoio, para além da contabilidade tradicional. Já terão experienciado situações em que os clientes precisaram da vossa ajuda. Apoio na construção de pedido de empréstimo, conselhos sobre o crescimento ou gestão da empresa, ou ainda recomendação para um serviço profissional. Uma relação próxima com os vossos clientes trará vantagens na criação do melhor serviço.

Estabelecer o negócio

Antes de introduzirem o vosso negócio no mercado, devem desenhar o modelo que querem adotar. Alguns contabilistas optam por trabalhar apenas com contabilidade online, por exemplo. Considerem procurar a ajuda de especialistas ou coaches  de negócios, que vos ajudem a estruturar um plano de crescimento.

Estabelecer um negócio de contabilidade tem os mesmos requisitos da criação de outro negócio. Assegurem uma boa pesquisa de mercado, assim como um plano de negócios sólido.

Garantam os requisitos profissionais e mantenham-se sempre atualizados sobre normas e diretrizes sobre negócios, além das regulamentações da área de contabilidade. Procurem o software de contabilidade ideal. Escolham Sage For Accountants, no modelo mais adequado ao vosso negócio e estabeleçam a eficiência ideal desde a nascença do vosso Gabinete. Usufruam de 20% de desconto por tempo limitado!

Ativação de clientes

Angariar novos trabalhos pode ser uma tarefa demorada, principalmente no primeiro ano. Uma solução de automatização de contabilidade pode oferecer-vos a carteira de clientes para lançar o vosso negócio no caminho certo.

 

Sage One

Compreender o fluxo de caixa do vosso negócio

A liquidez é a melhor amiga de qualquer negócio. Sem ela, um negócio não funciona, como nós sem oxigénio. Um relatório de fluxo de caixa é a ferramenta indicada para indicar o caminho da vossa atividade principal, como uma lista de mandamentos de negócio. Por isso, neste artigo, vamos estabelecer as noções básicas deste tema.

As regras do fluxo de caixa

A regra número um é que, em qualquer mês, devem faturar mais do que gastam. Pode parecer uma norma simples mas é um mandamento que, por vezes, escapa. A regra número dois é que a faturação tem de ocorrer no momento certo.

Um relatório de fluxo de caixa demonstrar-vos-á os vossos prejuízos e lucros. Criem uma folha de cálculo de 12 meses e estruturem um plano de vendas e de quando devem receber pagamentos.

Numa coluna seguinte, calculem o que devem pagar e quando. Considerem processamento de salários e ciclos de negócio, além de custos constantes, como renda e financiamento bancário. Devem assegurar-se que a liquidez dos meses mais gordos ajuda a cobrir os meses mais magros.

Os altos e baixos do negócio

Depressa vão descobrir, caso ainda não o saibam, que a liquidez de um negócio tende a subir e descer, como uma onda. Devem estruturar as vossas finanças de forma a que nenhum período previsível de necessidade surja em momentos de menor liquidez. A projeção de um relatório de fluxo de caixa ajuda a prever o futuro das vossas obrigações e benefícios.

Com tempo e experiência do vosso negócio, a comparação entre relatórios e vendas concretas permitirão que identifiquem momentos de maior pressão que possam ser antecipados.

Buracos financeiros antecipados

Um relatório de liquidez é como um mapa que oferece visibilidade sobre o futuro do vosso negócio. Imaginemos, por exemplo, que sabem como as vossas vendas se vão desenrolar em qualquer mês. No entanto, faturam de 30 em 30 dias e no momento da entrega do vosso produto. Isto pode significar que não recebem pagamentos durante seis semanas. Qualquer cobrança na quinta semana pode resultar num buraco financeiro que deve ser solucionado. Um relatório de fluxo de caixa possibilita compreensão do vosso mês de vendas e até antecipação de imprevistos deste tipo.

A importância de um relatório de liquidez

Liquidez é a realidade do vosso negócio e o principal fator que o permite sobreviver e prosperar. Assim, um relatório é um mapa dos meandros das finanças da vossa empreitada, desde o agente mais importante, o pagamento dos vossos clientes, e financiamento e empréstimos, até todas as despesas, de fornecedores, renda, salários e custos gerais. Não dispensem a inclusão de pagamento de impostos.

Não se esqueçam do adágio de vendas: volume de negócio é vaidade, lucro é sanidade, liquidez é realidade. Podem ter um volume de negócio grande, sem lucro ou com grande lucro, sem liquidez, devido a dívidas. Devem conhecer todos os números que constituem a realidade do vosso negócio. No entanto, é indispensável que compreendam a importância de ter uma imagem clara da liquidez da vossa empresa, para que possam jogar com valores concretos e manter o vosso negócio com sucesso.

Com Sage One, podem organizar faturação, gerar relatórios de ganhos e perdas, acompanhar as despesas de compra do vosso negócio e consultar relatórios de antiguidade de saldo de clientes e fornecedores. Mantenham-se ao corrente de todas as vossas contas!

 

Sage Faturação

A SoundCloud demorou quatro anos a permitir aos músicos tornar o seu trabalho rentabilizável

Para qualquer músico que se preze com presença online, SoundCloud é um nome muito familiar. A rede social criada em 2007 oferece uma plataforma para se partilhar músicas originais mas a sua evolução nem sempre ocorreu a uma velocidade do século XXI. Dez anos após o seu lançamento, a plataforma finalmente permitiu a rentabilização de conteúdos independentes.

A SoundCloud ofereceu diferentes produtos ao longo do tempo. O SoundCloud Go, para ouvintes, desbloqueava conteúdo licenciado, permitindo também uso offline, livre de anúncios, enquanto que o SoundCloud Pro era um serviço de subscrição para criadores, que permitia a publicação de mais músicas ainda, na plataforma, além de mais controlos de conteúdo e análises avançadas.

A partir de agora, músicos maiores de 18 anos, que paguem a comissão da SoundCloud por publicar as suas músicas originais e que obtenham 5 000 streams mensalmente, podem aderir ao programa SoundCloud Premier. A plataforma afirma que esta partilha de receitas ultrapassa a de qualquer outro serviço de streaming, apesar de não especificar valores.

Com isto, a Soundcloud pretende aumentar o seu conjunto de 20 milhões de artistas, aproveitar a sua presença para impulsionar o número de streams de músicas e pintar o site com conteúdo exclusivo que atraia ouvintes.

Mas vamos dar um passo atrás. Há um ano, a SoundCloud viu-se obrigada a reunir 170 mil milhões de dólares para evitar falência, após ter despedido 40% da sua equipa. Apesar deste revés, a dinâmica do mercado parecia estar do lado da plataforma, uma vez que, ultimamente, o rap underground, característico da SoundCloud, está a receber muita atenção.

Infelizmente, o processo lento da SoundCloud permitiu que os seus concorrentes a ultrapassassem. A Youtube Music lançou em junho um serviço de streaming com um catálogo combinando nomes de grandes editoras e conteúdo carregado por utilizadores. Por outro lado, em setembro, a Spotify passou a possibilitar que artistas independentes passem a carregar as suas músicas diretamente na plataforma.

Surgiu ainda um novo tipo de competição. Serviços de distribuição de licenciamento, como a Dubset, facilitam que as grandes aplicações de streaming publiquem remixes, DJ sets e versões ao vivo – possibilidades que apenas costumavam estar disponíveis na SoundCloud.

Ao adiar a migração do seu serviço para um formato pago e ao demorar a valorizar a sua principal força, o seu conteúdo gerado por artistas independentes, a SoundCloud permitiu que a concorrência à sua volta ocupasse os lugares onde anteriormente marcava a diferença.

Para qualquer tipo de atividade, é ideal que identifiquem o mais cedo possível a vossa característica diferenciadora. Aí, encontram o vosso valor mais importante e podem começar a rentabilizá-lo. Daí em diante, a faturação será o processo mais fácil e podem simplificá-lo ainda mais com uma solução Sage.

 

Faturação Sage Faturação

Como avaliar se uma ideia é suficientemente boa para criar um negócio

Chegado o momento em que se sentem tentados com a ideia de criar um negócio próprio, é natural que se questionem quanto à qualidade da ideia que tiveram.

No artigo de hoje, vamos sugerir alguns pontos de reflexão que irão ajudar a perceber se a ideia de negócio merece o investimento e o risco.

É um modelo de negócio que pode ser protegido através de uma patente?

Se vão basear o vosso negócio numa ideia inovadora, é aconselhável que exista uma forma de a proteger dos vossos concorrentes. Se for possível proteger a ideia por meio de uma patente estarão numa situação privilegiada.

Este fator de proteção não é determinante se a vossa ideia cumprir com os restantes pontos deste artigo.

O negócio teria de operar numa indústria com regulamentação exigente?

A regulação é importante e muito benéfica para o consumidor mas, quando se inicia um negócio, resulta num aumento dos custos que podem ser proibitivos e afetar financeiramente o plano de negócios. Estes setores muito regulados tendem a afastar os empreendedores e a inovação.

A melhor forma de se informarem sobre a regulamentação da área é contar com o apoio de um advogado e procurar pessoas que já trabalham no setor.

Já foram criadas empresas baseadas em ideias semelhantes?

Mesmo que a ideia inicial seja ligeiramente diferente, é importante conhecer como correram negócios baseados em projectos semelhantes. Esta análise permite antecipar dificuldades e perceber o grau de competição que irão encontrar no mercado.

A ideia exige um investimento inicial avultado?

É normal que um negócio que começa a dar os primeiros passos necessite de um investimento inicial avultado. O mais importante é ter conhecimento destes custos antes de tomar uma decisão, de forma a que possam decidir em consciência.

Têm uma preparação específica que dará uma vantagem ao negócio?

Será muito útil se contarem com uma preparação específica que vos auxilie no desenvolvimento do vosso negócio. Não significa que, à medida que trabalham o vosso negócio, não se dediquem a complementar o vosso conhecimento com novas formações. Na verdade, aumentam as possibilidades de sucesso, sempre que baseiam o vosso negócio numa área que é um ponto forte.

Aumentem as hipóteses de sucesso.

Um software de faturação pode aumentar as vossas possibilidades de sucesso. Analisem as necessidades do vosso negócio. A Sage tem várias soluções de faturação que respeitam as especificidades de cada empresa. Se decidirem que têm uma boa ideia, contem com Sage Faturação para transformar o sonho em realidade.