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BMS Gestão de Empresas

Empresas e produtos tecnológicos em risco

O mundo das tecnologias funciona da mesma forma que o mundo natural, as inovações têm um tempo de vida limitado. Surgem, recebem melhoramentos e acabam por ser substituídas para outras inovações.

Hábitos de consumo, alterações no comportamento humano, modas e descobertas tecnológicas, levam ao aparecimento e à morte de tecnologias. Nem sempre é fácil prever quais as tecnologias que irão perecer, são movimentos extremamente rápidos.

 Apple iPods.

Outrora um dos bestsellers da Apple, a empresa tem vido a decrescer o seu investimento neste produto. A verdade é que a maioria das pessoas passaram a ouvir música no seu iPhone ou por streaming. Alguns dos  utilizadores lamentam este descontinuar de um produto iconico para  qual ainda encontram utilidade (mais leve para correr e outras atividades).

Concorrentes da Amazon.

A Amazon tem provado uma capacidade de invadir o mundo, o seu conglomerado está presente em áreas tão distintas quanto casas inteligentes, industria farmacêutica, ou entrega de mercearias. A consequência mais marcante deste crescimento, um efeito demolidor da concorrência. Aqueles que resistem procuram estabelecer parcerias com outras empresas.

Oferta inicial de moeda (ICOs).

No decorrer deste ano, a oferta inicial de moedas (ICOs) tornou-se uma alternativa aos modelos tradicionais de financiamento. Apesar de terem arrecadado um total de 3 biliões de dólares, mostraram ser extremamente voláteis, e algumas vezes parte de fraudes. Devida a alguns escândalos os reguladores a dar atenção a este tema e espera-se que ainda este ano as ICOs sofram alterações profundas.

Acompanhar os desafios tecnológicos.

Vivemos num mundo de mudanças profundas e como tal devemos acompanhar as tendências tecnológicas, aproveitando todo o potencial que oferecem.

Sage 100c é um software de ERP que permite manter a informação da sua empresa, para já, em Private Cloud, com backup garantido e seguro e com acesso a partir de qualquer lugar. Sem necessidade de atualizações ou investimento em servidores, este software simples, rápido e fácil de implementar, uma solução de ERP para o empresas que querem fazer parte do entusiasmante futuro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Faturação

Estabelecer e atingir metas: nomear, planear e executar

Diversos estudos comprovam a importância de estabelecer metas e criar um quadro de futuro com objetivos a curto, médio e longo prazo. O primeiro beneficio passa por conseguir organizar mentalmente as prioridades e observar quais os passos necessários para as atingir.

É frequente a nível de empresas existir a ambição de atingir metas, sem acautelar os passos necessários para as alcançar. Existe uma diferença grande em desejar atingir um objetivo e realmente atingi-lo, e uma das maiores diferenças consiste na existência ou ausência de um plano, onde devem constar os passos necessários. Depois da existência deste plano, é ainda necessário um empenho diário, um compromisso inabalável.

Clareza de objetivos.

Sejam os mais pormenorizados e claros em relação às metas que desejam atingir, e estabeleçam prazos para o realizar.Não deixem nenhuma dúvida, nenhum espaço em aberto sobre este objetivo, esta clareza irá contribuir para uma maior eficácia das ações que irão desenvolver.

Um plano para o sucesso.

É impossível ou extremamente difícil atingir as metas sem um plano, com todos os passos que devem cumprir. Não temam listas extensas, todos os passos devem constar, é um dos investimentos mais importantes que devem fazer.

Ação consistente e persistente.

Depois de terem delineado todos os passos é necessário empreender ação de forma inabalável, inserindo estas tarefas no quotidiano e nunca perdendo vista deste plano. Não existem formulas mágicas para o sucesso, mas a persistência é um elemento importante.

Sonhar com o futuro com pés bem firmes na terra.

Ao vosso lado, um software de faturação feito para sonhadores, para empreendedores que têm uma pequena empresa mas planeiam e estabelecem metas futuras de crescimento. Com Sage 50c, os empreendedores têm a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer local mantendo os dados em segurança com Sage Cloud Backup.

A integração do Office 365 possibilita o cruzamento de toda a vossa informação para uma organização perfeita. Vale a pena sonhar, quando os sonhos nos trazem organização, eficácia e sucesso.

 

Faturação

Como identificar um cliente tóxico

Freelancers e empreendedores com pequenas empresas sentem que não se podem dar ao luxo de escolher os clientes. Existem compromissos financeiros a cumprir e uma empresa a iniciar o seu percurso não pensa que pode escolher os seus clientes.

Existem sempre clientes difíceis, que fazem novas exigências, que mudam de ideias ou que pedem tudo em cima da hora. Neste artigo vamos observar a diferença entre clientes difíceis e clientes tóxicos.

Como reconhecer um cliente tóxico.

Um cliente tóxico tem um efeito negativo na empresa, esgotando energia vital que poderia ser canalizada em beneficio de outros clientes e da própria empresa.

O primeiro ponto passa por analisar se existe algo que se possa melhorar da nossa parte, com mais empenhamento ou com um melhor entendimento do cliente. Excluída a possibilidade de alguma responsabilidade própria, resta analisar o comportamento do cliente.

  1. Um desrespeito continuo dos horários combinados e a exigência de que se esteja permanentemente disponível.
  2. Estar constantemente a acrescentar novas informações e pedidos ao projeto que estão a desenvolver, com expetativa que o prazo de conclusão se mantenha.
  3. Criticas ao trabalho injustas, tentando reduzir o preço combinado ou conseguir mais trabalho pelo mesmo valor.
  4. Disputas constantes com os pagamentos, atrasos, tentativas de renegociar sem o assumir claramente.
  5. Uma forma de comunicar agressiva e abusiva, que desrespeita a vossa opinião como especialistas.

Se apesar desta analise continuam com dúvidas, é sempre útil discutir o tema com colegas ou com um mentor. Ao conversar com outras pessoas evitem mencionar nomes reais, é importante manter a discrição profissional.

Como terminar com um cliente.

É fundamental manter o profissionalismo, relatar apenas factos claros e não personalizar, referindo com simplicidade que os termos do contrato não foram cumpridos.

  1. Evitar terminar o relacionamento de forma brusca, mantendo sempre a possibilidade de voltarem a trabalhar no futuro. É possível que a empresa do cliente esteja a passar por um mau momento, com demasiado trabalho e desorganizados.
  2. É gentil fornecer nomes alternativos para o trabalho, outras empresas poderão ficar contentes com esse cliente e é uma forma de não deixar o cliente sem uma alternativa.
  3. Tentem salientar algo de positivo no relacionamento profissional, a aprendizagem nova sobre algum tema ou outro elemento. Qualquer coisa que não seja mais um ponto negativo.
  4. Depois de comunicarem pessoalmente ou por telefone, enviem sempre por escrito, formalizando a situação.

Nenhuma empresa deve ser obrigada a tolerar um comportamento tóxico, que acaba por tomar energia que poderia ser dirigida para outros clientes e projetos.

Um software como Sage 50c é um aliado poderoso com o sistema connected, a comunicação com os vossos clientes, contabilistas, autoridade tributária fica facilitada, e as tarefas do dia à dia são automatizadas.

 

 

 

 

Gestão de Empresas

Dicas para evitar um crescimento desequilibrado

Algumas empresas tecnológicas inovadoras e apelidadas de geniais, não conseguem ser lucrativas. Apesar terem conseguido captar milhões em investimento e do seu rápido crescimento ao longo dos anos, mantêm uma situação deficitária.

A Snaptchat reconheceu que 2016 tinha perdido meio milhão de dólares, assumindo publicamente que provavelmente nunca chegaria a ser lucrativa, Uber perdeu cerca de 700 milhões, e a situação da empresa Dropbox não é melhor.

Nas empresas de hardware as dificuldades parecem ser ainda maiores, os custos de construir algo são exigentes e o reconhecimento público do papel inovador destas empresas não substitui a necessidade de resultados.

Manter uma visão realista.

Os empreendedores e investidores devem pensar não só nas transformações que querem criar, mas também na importante missão de construir um negócio que se mantenha no ativo. Um crescimento mais lento e sustentado pode parecer algo de aborrecido, mas é a única forma de criar e manter um negócio.

Alguns pontos a ter conta:

  1. Deve existir uma razão para a existência do projeto, uma necessidade a que irão dar resposta.
  2. É importante facilitar a experiência do produto ou serviço, mas não devem temer colocar um preço adequado.
  3. Não descuidar o marketing, fundamental para os primeiros tempos de qualquer pessoa.
  4. Invistam num software necessário ao bom funcionamento da empresa, resistindo à tentação de adquirir o mais caro e atraente. Um software como Sage 100c permite ter uma visão transversal do negócio e optar pela forma de pagamento mais conveniente, entre a opção mensal ou anual, podendo mudar a qualquer momento.
  5.  Pode não parecer relevante, mas ter um espaço de trabalho, mesmo que seja em coworking é importante. Desde o inicio mantenham um equilíbrio saudável entre a vossa vida privada e pessoal. Resistam à tentação de se mudarem para um espaço novo logo que o negócio comece a crescer um pouco.

Clientes e colaboradores destrutivos.

Existem dois elementos internos que podem ser muito destrutivos para uma empresa que começa a dar os primeiros passos. Colaboradores que criam mau ambiente dentro da equipa e clientes com uma atitude negativa. Alguns clientes são abusivos e acabam por prejudicar a performance da empresa junto dos outros clientes.

Tradicionalmente as empresas pensam que não exequível dispensar um cliente, mas existem caso em que é plenamente justificado e estas situações devem ser resolvidas rapidamente.

Crescer devagar com uma base sólida, construindo uma boa equipa e uma carteira de clientes, é essencial para quem deseja construir um negócio sustentável. Pode parecer que o impacto de transformação de um projeto é menor se for construído desta forma, mas ao garantirmos a sustentabilidade futura, estamos a transformar de uma forma duradoura a comunidade em que nos inserimos.

 

 

 

Faturação

A importância de fechar negócios com grandes empresas

O segredo de fechar negócios que tenham um peso significativo, passa por fazer vendas de produtos ou serviços, a empresas com uma escala maior.

Neste artigo vamos ver alguns pontos a ter em conta, para conseguir levar a bom porto  negócios com grandes empresas, começando a estabelecer contactos que poderão trazer novas vendas.

Enfrentar os medos.

Existe uma maior sensação de insegurança quando as pessoas a quem estamos a vender fazem parte de uma grande empresa. Este receio embora natural, não é realista. As grandes empresas já tiveram uma escala menor no seu passado, e na verdade têm por vezes um espaço de manobra orçamental maior, que facilita o concluir de negociações.

Escolher o interlocutor certo.

Quando se aborda uma grande empresa pode ser difícil no meio da hierarquia distinguir quem devem abordar. Em caso de dúvida, devem endereçar o vosso pedido sempre ao topo da cadeia de comando.

É importante identificar quem são os executivos relevantes, que tomam decisões. Mesmo que acabem encaminhados para uma chefia intermédia, pelo menos ficaram com um contacto a nível hierárquico superior.

Organizar uma campanha de prospeção.

Ao procurar interessados num produto, convêm ter uma campanha organizada e se possível complementar com um envio de amostras do produto. Sempre que enviem um produto como amostra, estabeleçam um contacto por e-mail ou telefone e preparem-se para expor a estratégia da vossa empresa na perfeição.

 Clarificar o processo de tomada de decisão.

É importante perceber qual é o processo de tomada de decisão, nem sempre é fácil perceber no seio de grandes empresas. A única forma de saber é questionar a empresa sobre o caso em particular.

Vendas associadas.

Depois de conseguir fechar uma primeira venda, é mais fácil conseguir vendas associadas. Por sua vez é possível que este primeiro contacto, gere o conhecimento de outros elementos dessa empresa ou de outras empresas, que também podem estar interessadas na aquisição dos vossos produtos.

Para as pequenas empresas que planeiam crescer é fundamental conseguir estabelecer negócios com empresas de escala maior, e o caminho para esse crescimento passa por contar com um software como Sage 50c. Este software associado ao Office 365 permite que tenha o seu escritório em qualquer lugar, com máxima mobilidade, para que não percam tempo e as oportunidades que surgem de forma inesperada.