Browsing Tag

Negócios

Sage Faturação

Qual é o tipo de sociedade mais indicado para o vosso negócio? – Parte II

Na segunda parte deste artigo, continuamos a estudar para as sociedades empresariais mais comuns em Portugal. Uma delas poderá ser justamente aquilo que estão à procura para implementar e dar início à vossa atividade empresarial.

Sociedade Anónima: as sociedades anónimas são constituídas com um mínimo de 5 sócios e um capital social mínimo de 50 mil euros. As suas ações têm um valor nominal mínimo de 1 euro, sendo a responsabilidade dos sócios proporcional (e limitada) ao valor das ações subscritas.  Na sua denominação oficial, deve constar a expressão Sociedade Anónima (ou SA).

A desvantagem mais aparente das SA é a diluição do controlo da empresa, desde os acionistas minoritários aos maioritários. As fiscalizações à vossa atividade serão mais rigorosas e uma eventual dissolução será também mais complexa e dispendiosa.

Por outro lado, as sociedades anónimas são vantajosas para os sócios, já que cada um deles se responsabiliza apenas pelas suas entradas. A captação de fundos e investimentos fica também facilitada, caso optem por constituir uma sociedade anónima.

 

Sociedade em comandita: é uma sociedade mista, constituída por dois tipos de sócios: os comanditados, que contribuem com bens ou serviços e respondem de forma ilimitada e solidária entre si, e os comanditários, que contribuem com capital e assumem a gestão e direção efetiva da sociedade. Estes têm também responsabilidade limitada e respondem apenas pelas suas entradas.

Com uma variedade tão grande de sócios e responsabilidades, uma solução de Faturação Sage é fundamental para manter a faturação da vossa empresa sempre em dia.

 

Cooperativa: é uma associação coletiva, sem fins lucrativos, de livre constituição e com capital e composição variáveis. Existem dois níveis de cooperativas: de primeiro grau (em que os cooperantes são pessoas singulares ou coletivas e exige um número mínimo de cinco membros) e de grau superior (quando se agrupam sob a forma de uniões, federações ou confederações e que exige um mínimo de dois membros).

A responsabilidade dos membros varia de acordo com o estatuto adquirido dentro da cooperativa.

Se optarem por operar o vosso empreendimento como cooperativa, sempre que o vosso negócio obtenha um saldo de receitas positivo, este é distribuído pelos seus membros de acordo com o investimento realizado por cada um, com o reembolso.

Sage One

Como assegurar pagamentos no vosso negócio

As questões que preocupam as pequenas empresas são, muitas vezes, as mesmas que preocupam as grandes empresas. No início de cada negócio, passamos mais tempo à procura de trabalho e dedicados a assegurar o pagamento do mesmo! Sabemos que o fluxo de caixa de uma startup é um dos fatores mais importantes. E o vosso fluxo de caixa depende das vossas receitas. Vamos estudar como contrariar as más práticas de pagamento no mercado.

Deixem tudo em pratos limpos: legislação e termos de pagamento

Conheçam os vossos direitos e deveres, relativamente ao pagamento por produtos ou serviços prestados. E aquilo que podem fazer para encorajar o pagamento! Por exemplo, podem automatizar e-mails a comunicar faturas a expirar. Caso seja necessário, considerem apoio legal pois, por vezes, uma carta oficial vinda de um advogado pode ser suficiente.

Não permitam que haja qualquer dúvida sobre os vossos termos de pagamento. Para isso, quando lançarem faturas, enviem instruções sobre como proceder ao pagamento, com indicações de prazos. Acompanhem os vossos gastos e receitas com Sage One, a solução de faturação para o vosso negócio crescente.

Defendam-se

Conheçam os vossos clientes. Para isso, familiarizem-se sobre as opções que podem utilizar para pesquisar o histórico de pagamentos dos vossos clientes. Ter conhecimento sobre as suas classificações de crédito podem ajudar o futuro do vosso fluxo de caixa.

Apliquem multas aos clientes que façam pagamentos atrasados. Da mesma forma que os clientes esperam que o serviço ou trabalho seja entregue a tempo e horas, é normal que o vosso negócio espere pagamento no mesmo formato. Apenas com comunicação clara podemos resolver a situação de pagamentos em falta.

Sage Faturação

Dicas para evitar interrupções no trabalho

Muitas pessoas sentem que não conseguem ter um tempo de trabalho sem interrupções constantes, no qual se consigam focar e realizar tarefas mais exigentes.

Colegas e clientes muitas vezes solicitam atenção, nem sempre diretamente ligada a questões de trabalho, e não é fácil dar prioridade ao trabalho sem parecer indisponível. Há que aproveitar bem o tempo e existem algumas estratégias que podem ser úteis no sentido de conseguirem algum equilíbrio no trabalho.

Um sinal externo:headphones

Muitas empresas têm espaços abertos para trabalho, apenas com pequenas divisões com várias secretárias. A dificuldade para manter algum isolamento por parte dos colaboradores é real, mas usando headphones indicam que estão empenhados e não desejam interrupções. Ouvir música também pode aumentar a concentração e bloquear ruídos externos que causem distrações.

Um escritório ocasional

Outra opção passa pela utilização de um escritório temporário. A maioria das empresas tem salas que não estão em utilização, que se destinam a reuniões e que podem ser temporariamente ocupadas.

Caso não existam salas livres, podem sempre trabalhar de forma remota num café ou livraria. A mudança de ambiente também pode potenciar a concentração e a maioria das empresas está mais aberta ao trabalho à distância.

Desligar as comunicações

Outra forma de minimizar as distrações passa por desligar o e-mail e fechar as redes sociais durante alguns momentos. Existe uma pressão para responder rapidamente de cada vez que recebemos uma comunicação relacionada com trabalho, mas o esforço que realizamos é avaliado por outras métricas.

Mesmo que a cada hora consultem o e-mail, não receber notificações constantes é uma diminuição significativa no número de distrações. Existem estudos que indicam que consultar menos o e-mail diminui o nível de stress.

Existem, portanto, muitas formas de aumentar o foco e a produtividade. Contar com um software de Faturação permite uma diminuição de tempo gasto em tarefas administrativas, por vezes repetitivas.

Com as soluções de Faturação da Sage, aumentem a produtividade com faturação online e acedam a dados a guardados em cloud.

 

 

Contabilidade

Pagamentos eletrónicos: integrar as possibilidades tecnológicas

São cada vez mais os clientes que privilegiam o pagamento por meios eletrónicos, e todas as empresas devem apostar em facilitar as compras dos seus produtos, com processos de pagamento acessíveis.

Amplie as possibilidades de venda

No contexto atual, faz todos o sentido que a empresa conte com uma loja virtual, permitindo aos seus consumidores realizarem compras sem terem de se deslocar a uma loja físico.

Mais segurança e economia de tempo

Lidar com dinheiro em numerário obriga a mais operações. É necessário contar, realizar depósitos e existe uma margem de erro e de insegurança nestas operações. Com pagamentos eletrónicos, é possível integrar de forma automática a informação financeira, tornando o processo contabilístico mais ágil. A Sage tem software de Contabilidade adaptado às necessidades de cada empresa. Com a automatização de tarefas, é alcançada uma poupança de tempo, com uma eficácia superior.

Clientes mais tranquilos

A possibilidade de finalizar uma compra em alguns passos simples, beneficia a empresa. Existe uma elevada percentagem de compras que são realizadas por impulso, e um sistema de pagamento online evita que o cliente tenha tempo de questionar a sua opção de compra.

São vários os fatores que levam à fidelização de clientes, e uma empresa que queira ser competitiva não deve descuidar nenhum deles. A concorrência procura sempre formas de se diferenciar e ganhar espaço, não deixem que a forma de pagamento seja um motivo para os clientes se afastarem.

Em conclusão

As empresas devem procurar identificar as necessidades dos seus clientes, encontrando soluções que resolvam todas as dificuldades que consigam identificar. Em alguns casos, como os pagamentos eletrónicos, as soluções já existem. Falta apenas um esforço da parte das empresas para integrar esta realidade.

 

Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Efeitos do Brexit: várias empresas abandonam Londres

Londres tem sido uma das principais capitais europeias da inovação, com milhares de empresas a escolherem esta cidade para se constituir e crescer. Os motivos apontados são vários: ambiente multicultural, acesso a investimento e os casos de sucesso de empresas que deram aqui os seus primeiros passos antes da internacionalização.

Brexit, o começo do fim de uma era.

A votação favorável à saída do Reino Unido da União Europeia criou algum pânico junto das empresas. Existe incerteza em relação ao processo de saída. Na cimeira de 18 de outubro, foi possível chegar a acordo quanto a prazos e procedimentos, embora ainda seja necessário acertar vários aspetos.

Apesar de a economia ter retomado o ritmo de crescimento anterior ao Brexit, e das tentativas do governo britânico em tranquilizar as empresas com sede no Reino Unido, várias já se deslocaram para outras cidades europeias.

Um ambiente hostil à imigração.

A cidade de Londres como capital multicultural, dinâmica e polo de startups, transformou-se pós-Brexit. A imprensa sensacionalista, grupos de extrema-direita e mesmo os partidos do centro parecem ter aderido a um discurso hostil à imigração. O resultado é um ambiente de insegurança, com ataques de natureza racista a imigrantes.

Europeus escolhem novos destinos.

São várias as empresas que se deslocaram para outros países europeus, onde estão a surgir novos hubs de inovação. Segurança, incentivos governamentais e um ambiente multicultural tornaram Berlim, Amesterdão ou Lisboa as cidades do momento. Lisboa tem vindo a acolher nómadas criativos digitais oriundos de todo o mundo, atraídos por boas condições, pela beleza da cidade e um clima ameno.

Um mundo em mudança.

As mudanças são cada vez mais rápidas, as cidades são destronadas e surgem novos centros de inovação, enquanto as empresas estão sujeitas a uma intensa competição entre si. É fundamental decidir com rapidez, com base em dados obtidos em tempo real.

A Sage tem soluções de ERP de rápida implementação que permitem uma visão da empresa a 360°. Com Sage Enterprise Management, acompanhe as mudanças e torne a sua empresa mais competitiva.