Browsing Tag

Online

BMS Gestão de Empresas

Novas tendências nas compras online

As compras online ocupam cada vez um espaço maior no consumo, o retalho tradicional não consegue contrariar esta tendência e até certo ponto começou a incorporar na sua estratégia a existência de lojas online como um complemento ao retalho.

Num mercado de mudanças rápidas, podemos detetar 3 tendências importantes que todos os empresários devem acompanhar.

Personalização.

Criar produtos ou serviços personalizados para os clientes é uma das tendências mais importantes. Esta tendência reflete-se em produtos adaptados perfeitamente ao gosto,  tamanho, ou até em edições especiais assinalando momento importantes.

O mobile torna-se a referência.

65% das compras durante a Black Friday foram feitas através do acesso móvel e pensa-se que irá continuar a aumentar. Sites adaptados à experiência móvel e telefones mais evoluídos contribuem para este crescimento imparável. Outra tendência a acompanhar, o Voice Commerce, promete trazer uma revolução com softwares como Siri, Alexa ou Google Now, a possibilitarem compras através de comandos de voz.

Comprar sem deixar a App.

Até há pouco tempo comprar enquanto se estava numa App social era complicado. Acabávamos por ter uma experiência semelhante a quando se passeia numa zona com lojas encerradas, onde olhamos para os produtos em montras, mas as lojas estão encerradas e não podemos comprar.

As aplicações perceberam o problema e evoluíram, Facebook, Instagram ou Pinterest encontraram soluções para que se possa comprar sem necessidade de abandonar a App. O objetivo é sempre incentivar à compra por impulso, não dando tempo aos utilizadores de pensarem longamente sobre a compra.

Software integrado para acompanhar todos os processos.

SageX3 disponibiliza uma vasta gama de funcionalidades integradas, permitindo a integração de aplicações especializadas Sage e de parceiros certificados.

Acompanhem todos os processos da empresa, da compra online ao stock em armazém, da gestão financeira à produção e distribuição.

Cada vez é mais importante conseguir ter uma visão completa da empresa, respondendo aos impulsos de compra dos consumidores e adaptando a resposta da empresa às necessidades do momento.

Gestão de Empresas Inovação e Tecnologia

O que significa a neutralidade da Internet?

Nos últimos meses começámos a ver surgir alguns artigos sobre o tema da neutralidade da Internet, e toda a discussão em volta do processo que está acontecer nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos está a ser decidido o futuro da Internet, um organismo chamado FCC – Federal Communications Comission, a autoridade reguladora americana para as comunicações, decidiu eliminar toda a regulamentação relativa à proibição dos fornecedores de Internet de bloquearem ou atrasarem a entrega de conteúdos de acordo com a relação que têm com os criadores de conteúdos.

Ou seja, sem a neutralidade da rede, as operadoras que disponibilizam o acesso à Internet podem vender pacotes que cobram mais para os utilizadores acederem a certo sites em detrimento de outros.

Protestos ao longo de meses.

Apesar dos protestos ao longo de um processo de consulta e da documentação entregue por especialistas da área, a FCC considerou que existia uma excessiva regulamentação e   controlo do Estado.

É uma decisão política, defendida apenas pelas grandes corporações de telecomunicações americanas como a Verizon e a Comcast, segundo as quais a Internet neutra tem atrasado a inovação nesta área. O último recurso passa por uma petição entregue ao Congresso, onde constam os nomes de 21 dos grandes nomes da industria tecnológica, como o criador da internet Tim Berners-Lee, de Vint Cerf criador de/IP , ou Steve Wozniakout – co-fundador da Apple.

Esta petição entregue no congresso, apresenta como critica principal, que a FCC tem um entendimento débil sobre o funcionamento da tecnologia da internet. No entanto não é expectável que este apelo seja diferido.

Portugal é afetado por esta alteração?

Portugal é regido pelas normas europeias nesta matéria, esta alteração não tem impacto na realidade portuguesa na União Europeia existe forte regulamentação e até ao momento não existem indícios que siga o exemplo dos EUA.

No entanto, os sites com maior tráfego online, como o Facebook ou o Twitter podem ser afetados por possíveis mudanças no mercado americano, mas neste momento não é possível prever todos s cenários.

Acompanhar a mudança.

É fundamental para as empresas acompanharem a inovação e todas as alterações que podem afetar as empresas, mesmo de uma forma indireta. Sage 100c permite a integração de Apps para complementar a solução Sage, ajustando-a às necessidades de cada negócio, um ERP disponível em desktop e SaaS é ideal para pequenas e médias empresas.

A Internet chegou e mudou toda a forma como trabalhamos, tudo o que a afeta ou condiciona, terá sempre um impacto para as empresas.

 

 

 

 

Sage Foundation

Sage Foundation: transformar o mundo apoiando projetos inovadores

A Sage Foundation procura projetos inovadores que transformem o mundo com a sua ação local, e dispõem de um fundo para apoiar ideias brilhantes de ONG focadas nas áreas da juventude e mulheres.

Quando pensamos sobre os desafios que enfrentem os empreendedores e as pequenas empresas, raras são as vezes em que nos lembramos que as instituições de solidariedade e sem fins lucrativos também fazem parte deste núcleo. As pequenas instituições enfrentam exatamente os mesmo problemas diários, como a gestão do fluxo de caixa, o controlo sobre as despesas ou como se manterem relevantes num ambiente competitivo.

Desafios enfrentados pelas ONG.

As pequenas instituições não têm a mesma visibilidade que as grandes organizações de solidariedade, que são, muitas vezes, multinacionais e estão envolvidas em grandes campanhas. Basta que procurem na vossa localidade e, certamente, irão encontrar uma dúzia de pequenas instituições dedicadas a causas nobres, que mudam vidas na sua área de atuação e que passam, quase sempre, despercebidas.

As ideias estão lá, nessas pequenas ações que acontecem todos os dias. O que aconteceria se tivessem acesso a fundos e à exposição necessária para fazerem essas ideias ganhar vida? É aqui que entra o Sage Foundation Entreprise Fund: um fundo de 1 milhão de dólares disponibilizado para 2017 para instituições de caridade ou sem fins lucrativos com ideias empreendedoras para melhorar vidas nas suas comunidades locais.

Como funciona o apoio da Sage Foundation Entreprise Fund.

Serão atribuídos subsídios de valores variáveis a instituições de solidariedade que tiverem uma abordagem inovadora sobre os problemas que existem nas comunidades onde a Sage Foundation está presente. Em breve, o objetivo será investir diretamente nas áreas indicadas pelas instituições como as mais carenciadas e financiar novas iniciativas. As candidaturas estão abertas e disponíveis até 28 de novembro de 2017: podem inscrever-se aqui!

Todas as candidaturas que cumpram os critérios de elegibilidade serão consideradas, mas a Sage Foundation está à procura de pequenas instituições para apoiar,  que tenham ambições em termos de crescimento e expansão na oferta de mudanças sustentáveis e positivas para as comunidades.

 

Faturação

Porque é tão difícil trabalhar no escritório?

Quase todas as pessoas têm de se deslocar para um escritório, ou para um espaço fisico onde trabalham. As empresas procuram construir espaços comuns adequados a reunir colaboradores num espaço comum, um desafio complexo se pensarmos que todos temos necessidades diferentes.

Neste artigo vamos falar brevemente sobre as dificuldades, e os verdadeiros motivos pelos quais tantas vezes os colaboradores parecem ser mais produtivos fora do espaço de trabalho.  As empresas investem para tornar os espaços agradáveis, com as comodidades necessárias a nível de mobiliário, iluminação e por vezes até zonas de comuns de descontração.

No entanto se questionarmos os funcionários sobre o local em que conseguem adiantar trabalho, com eficiência e concentração, as respostas são bastante surpreendentes. Para algumas será um horário particular, durante a noite ou ao fim-de-semana, outras  apontarão locais alternativos como a cozinha no escritório, uma cave em casa ou num café. Também é frequente que mencionarem uma viagem de comboio ou de avião, como especialmente produtivas.

A verdade que hoje em dia são muitos os software parcial ou totalmente online, que permitem trabalhar à distancia. Com Sage 50c  as empresas ganham uma faturação mais eficiente e segura, com acesso móvel a partir de qualquer lugar.

Interrupções no local de trabalho.

O local de trabalho é o local onde a maioria das pessoas consegue ter alguns momentos de produtividade, as perguntas de colaboradores ou das chefias, as constantes interrupções mesmo relacionadas com trabalho, podem ser extremamente contraproducentes. Entre reuniões e conferências, fica a sensação de não se ter concretizado trabalho objetivo.

Trabalhos criativos necessitam de mais tranquilidade.

Designers, programadores, escritores, e outros profissionais em áreas criativas, necessitam de mais tempo sem interrupções de forma a conseguirem ter ideias inovadoras. Pensar de forma aprofundada sobre um problema, encontrar soluções, são tarefas que implicam concentração.

Trabalhar nestes espaços alternativos ao local de trabalho, seja em casa ou em horários desencontrados da maioria da equipa, permite aumentar os períodos de trabalho continuo e a produtividade de forma geral.

Interrupções positivas.

Muitas vezes os gestores de equipa não são favoráveis a que esta trabalhe a partir de casa devido às distrações em que estarão envoltos, televisão, animais de estimação e pequenos assuntos domésticos. No escritório preferem banir o acesso a redes sociais, por constituirem uma distração mas estas pausas para consulta das redes sociais, são semelhante ao ato de fumar quando este ainda era aceitável.

Os verdadeiros problemas.

As reuniões constantes são um problema muito maior, uma verdadeira distração. Por vezes inesperadas, sem preparação prévia, o que leva que seja pouco produtivas. Parecem ter uma forma de se multiplicarem, conduzindo a outras reuniões e que invariavelmente têm demasiadas pessoas para serem funcionais.

Colegas, chefias e todas as interrupções, transformam o dia de trabalho de uma empresa numa série de pequenos momentos de trabalho, pautados por muitas interrupções.

Algumas sugestões.

Optar por apenas comunicar por e-mail, ou mesmo criar momentos em que a comunicação está interrompida, é fundamental para conseguir um espaço de concentração. Apenas uma pequena parte das solicitações que recebemos no dia à dia são urgentes, a maioria podem ser agendadas para mais tarde e não devem perturbar o trabalho que é realmente prioritário. Numa época em que a comunicação é feita de tantas formas diferentes, e somos constantemente inundados por solicitações, há que criar momentos em que nos retiramos da agitação para desenvolver trabalho que requer concentração.

Faturação

Quais os elementos fundamentais para o sucesso de uma startup?

Quando analisamos casos de startups que foram bem sucedidas e casos de insucesso, claramente conseguimos destacar 5 fatores. A ideia inicial, a equipa que vai colocar em prática, o modelo de negócio escolhido, o financiamento e o timing.

Normalmente veneramos a ideia, tendemos a valorizar a criatividade e a forma como algumas pessoas resolvem problemas  que a maioria de nós, não sabia ter. Uma equipa de confiança e que tenha algum poder de adaptabilidade  à realidade é essencial.  Perante a realidade dos consumidores é importante fazer adaptações nos primeiros tempos.

O modelo de negócio embora importante para o sucesso, pode ser definido e adaptado num segundo momento e o financiamento é obviamente relevante, embora não seja tanto uma questão de valor. Por último, o timing da ideia. Há que analisar vários indicadores de forma a avaliar se estão reunidas as condições necessárias para que a ideia triunfe.

O principal fator para o sucesso.

Por estranho que parece o principal fator para o sucesso é o timimg. É mais fácil percebermos como o sentido de oportunidade é fundamental se analisarmos alguns casos reais.

Airbnb é uma das empresas melhor sucedidas nos últimos anos, e no entanto foram muitos os investidores que se recusaram a investir. A quase todos pareceu estranho que pessoas estivessem dispostas a alugar espaço em suas casas a estranhos e o timing em que a empresa se lançou foi decisivo.

A empresa surge no inicio da crise econômica, e a necessidade de rendimentos extra fez com que muitas pessoas colocassem de lado as possíveis objeções. Da mesma forma a Uber surge numa altura em que desemprego e perda de rendimentos permitiram que existissem muitas pessoas disponíveis para trabalhar por um rendimento extra.

Um exemplo de fracasso é a empresa Z.online dedicada ao entretenimento .A empresa surge em 1999e em 2003 encerrava. A internet ainda não chegava a tantos lares e o visionamento de videos trazia alguns problemas técnicos mais tarde resolvidos. Em 2005, apenas dois anos depois surge a empresa YouTube e em apenas um curto espaço de tempo a internet chegava a 50% das casas nos Estados Unidos.

Contar com software de faturação adaptável à escala da empresa, e a com a ….

Analisar as condições.

Seja qual for o projeto, há que analisar todos os indicadores forma objetiva, perceber se os consumidores estão preparados e as condições reunidas. Resistir ao impulso de dar forma a boa ideia, se o timing não for o certo.