Browsing Tag

Presente

Gestão de Empresas

Como a tecnologia está a mudar o modo trabalhar das empresas

Têm um lugar no seu armário da roupa para um fato espacial de folha de alumínio? Talvez um gancho na garagem para a mochila propulsora? Não. Bem, é porque essas coisas eram vistas como os itens normais de que necessitaríamos no “futuro”, esse lugar mítico dos anos 1970 e 1980 em que a humanidade estaria no espaço ou em bases lunares.

Contudo, um futuro diferente e mais subtil emergiu, no qual temos tecnologia a toda a nossa volta e em que nos queixamos quando não conseguimos aceder ao Facebook ou ao Google. Temos a informação como um dado adquirido e temos acesso 24/7 às nossas fotografias, aos nossos documentos e às nossas “mensagens digitais” (email) a partir de locais que já não são controlados por nós. Resumindo, deveríamos parar de pensar acerca do velho futuro e olhar para o que temos aqui e agora, porque, creiam-me, não há nada acerca do modo como as TI (tecnologias da informação) estão a transformar o mundo dos negócios.

A maioria das PME debatem-se com os gigabits e os megabytes, mas a verdade é que os atuais serviços TI baseados em nuvem permitem tornar os negócios mais flexíveis, mais produtivos e, como corolário, podem trazer grandes poupanças nos custos. Os donos de empresa deveriam estar menos focados na tecnologia e mais interessados no que esta lhes pode oferecer em termos práticos.

Um simples exemplo é como a nuvem permite aos trabalhadores aceder à informação, estando num local diferente daquele em que está a informação. Costumava ser obrigatório estar no mesmo escritório em que estava a informação sobre a qual trabalhava; agora pode estar em qualquer lado.

Podendo trabalhar sobre a informação em qualquer lado, vão tornar-se mais produtivos. Se vos surge uma nova oportunidade, podem tratar dela logo de seguida. Se virem algo que precisa de atenção, podem responder e tratar disso rapidamente. Se tiverem de desenvolver um novo acordo ou um contrato de vendas com um cliente, podem fazê-lo na hora e sem adiamentos.

O que é mais apelativo para muitos donos de empresa é que a flexibilidade e produtividade acrescidas podem ser obtidas com um investimento limitado em TI. Não precisam de equipamento especializado para fazer tudo o que aqui foi sublinhado; podem fazê-lo com o iPhone que usam no seu dia a dia, num computador portátil que já tenham e na ligação por Internet instalada em casa. Nenhum destes requisitos tem de vir: todos eles já cá estão.

Portanto, pode ser que o futuro de que nos falaram não tenha (ainda) chegado, mas o que se insinuou até nós de surpresa e serenamente é uma nova (atual) realidade que oferece mais possibilidades do que os fatos espaciais, as mochilas propulsoras e as bases lunares; o que temos é um presente que oferece novas maneiras de fazer negócios com facilidade e a baixo custo.

Craig Sharp, especialista em negócios Sage