Browsing Tag

Produtividade

Recursos Humanos

Como arranjar tempo para fazer exercício

Um novo estudo demonstra que escolher ser ativo é um trabalho mental por si só. Neste artigo, identificamos algumas formas de facilitar a incorporação de exercício no nosso dia-a-dia.

Apesar dos benefícios comprovados do exercício físico para a saúde mental, temos por vezes dificuldades em criar esse hábito. Um novo estudo, publicado na revista Neuropsychologia, descobriu que escolher realizar atividades físicas implica uma maior exigência mental do que escolher atividades sedentárias. Os nossos cérebros parecem orientados para preferir o descanso de estar deitado no sofá, ao invés de correr numa passadeira – ou até correr ao ar livre.

Estas descobertas explicam que é crucial ter estruturas estabelecidas para ajudar a manter-nos ativos. Sugerimos alguns pequenos passos que vos podem ajudar a manter um regime de atividade física.

Trocar uma parte sedentária da rotina diária por uma escolha mais ativa

Uma boa aposta para incorporar esta mudança na vossa rotina é juntá-la a um hábito já familiar. Em vez do elevador, usem as escadas; em vez de ficarem imóveis enquanto lavam os dentes, passeiem-se um pouco pela casa. Como estão anexadas a hábitos que já têm, são mais fáceis de transformar numa rotina.

Identificar a parte mais frustrante e stressante da semana e planear exercício logo a seguir

Comecem por apontar um momento de maior stress na vossa semana, como uma reunião semanal ou uma tarefa em específico. Comprometam-se a fazer algum tipo de atividade física imediatamente a seguir. Pode ser algo tão simples como descer as escadas do escritório e dar uma volta ao quarteirão, ou algo mais estruturado como uma ida ao ginásio ou uma corrida. Sentirão um efeito de relaxamento imediato.

Fazer exercício enquanto veem televisão

Esta proposta é mais indulgente pois contorna a preguiça. Há muitos exercícios que podem fazer enquanto sentados ou deitados a ver um programa de televisão – exercícios de pilates para pernas são particularmente adequados porque não exigem que se mova o torso e não interrompem a vossa série. De cada vez que veem uma hora de televisão, dediquem os primeiros 20 minutos a fazer exercício simultaneamente.

Incorporar exercício no trabalho

O exercício físico não precisa de ficar à porta do local de trabalho. Muitas empresas trazem atividade física para dentro do escritório, com aulas de grupo antes do horário de trabalho, ou encorajam o combate ao sedentarismo, estabelecendo parcerias mais económicas com ginásios.

Uma solução de gestão de Recursos Humanos, como as oferecidas pela Sage, pode facilitar a introdução destes pequenos momentos junto dos vossos colaboradores. É fundamental promover a satisfação da equipa, com um bom acompanhamento constante. Promovam a boa saúde mental e física e surpreendam-se com os efeitos benéficos para a empresa.

 

Sage Enterprise Management

Como seria uma semana de trabalho de quatro dias

O conceito do dia de trabalho está na boca do mundo. Este debate assenta na ideia inovadora que uma semana laboral menor poderá trazer melhorias de qualidade de vida, no clima de trabalho e ainda potenciar a produtividade. No entanto, quatro dias de trabalho semanais seriam um grande desafio, tanto de organização empresarial como a nível de investimento.

Os benefícios duma semana de trabalho de quatro dias

Um dos grandes objetivos deste empreendimento seria oferecer mais qualidade de vida. Com mais tempo livre, o colaborador poderia responder às necessidades da sua família ou comunidade, o que, por sua vez, traria um equilíbrio emocional maior. Prevê-se que os colaboradores apresentariam uma maior motivação no seu trabalho, com a consciência das responsabilidades concentrada em menos dias de trabalho.

Existem desvantagens neste modelo laboral que podem ser amenizadas com boas práticas. O tempo livre deveria ser atribuído de forma adequada às necessidades específicas de cada trabalhador.

As chefias também trabalhariam quatro dias por semana?

Uma empresa que permitisse uma semana de quatro dias aos seus gestores revelaria uma estrutura sólida, com facilidade em delegar trabalho decisivo. No entanto, muitas empresas dependem de uma ou algumas pessoas chave, cuja a ausência constitui um transtorno.

Muitos gestores vivem num estado de ligação constante ao trabalho, mas uma semana laboral menor poderia aumentar a sua criatividade, através de outros contactos e experiências. Algumas empresas temem que mais tempo livre aumente redes de contacto e potencie a fuga de talento nos cargos de chefia, através de novas ofertas de emprego. Como precaução, decidiram implementar semanas laborais menores para todos, à exceção dos cargos superiores.

 Os efeitos na produtividade laboral

Um empreendimento desta dimensão traria muitas alterações organizacionais. Um dia adicional de descanso poderia abrir portas a novos horários laborais e até a novos turnos. Por outro lado, essas alterações acarretariam custos. Existem outras situações em que se poderia ganhar vantagens como, por exemplo, com a retribuição mais eficiente de equipamentos especializados de uso comum.

Outra medida que facilitará um melhor aproveitamento de recursos passa pela adoção de um software de ERP. A Sage tem softwares de ERP que permitem uma melhor gestão, que necessitam de uma maior automatização de processos de negócios nas várias áreas e que permitem ter uma visão transversal de toda a empresa.

Os efeitos sobre os custos salariais

Confiando que os benefícios de uma semana laboral mais curta se concretizariam e não existiria impactos negativos na produtividade, manter os salários anteriores não teria desvantagem, pois a diferença seria compensada com lucros.

Em resumo

Existem muitos benefícios estudados sobre a adoção de uma semana laboral mais curta que nos demonstram que, para além de vantagens sociais e humanas, apresenta pontos atrativos para os empregadores. Uma mudança social tão drástica precisará de medidas de apoio para que possa ser implementada de forma justa para todos os trabalhadores.

 

Sage Faturação

Reduzir o tempo gasto em processos administrativos e fazer crescer o negócio

Um empreendedor inicia o seu projeto inspirado por uma grande paixão, mas pode ter que a relegar para segundo plano, quando começar a gerir o seu negócio. O trabalho administrativo é um dos grandes desafios na área empresarial, sendo cansativo e por vezes pouco motivador.

Burocracias que pesam sobre as pequenas empresas

Um estudo feito, no Reino Unido, aponta que pequenas empresas gastem 71 dias por ano em trabalho administrativo. Estima-se que o custo ronde as £ 35 600 (aproximadamente €40 000), incluindo neste valor a despesa com o processamento de salários.

As pequenas e médias empresas sentem uma pressão ainda maior em resultado das dificuldades operacionais. Estima-se que consumam cerca de 120 dias por ano em trabalho administrativo, contabilístico e em tarefas de recrutamento.

Formas de diminuir o consumo de tempo em tarefas administrativas

As PME podem cortar custos e superar dificuldades, adotando várias estratégias com o objetivo de libertar tempo para uma maior dedicação ao crescimento do negócio.

A informatização de procedimentos evita erros humanos e liberta os colaboradores para outras tarefas. É extremamente recomendável que as empresas diminuam ao máximo o uso de documentação em papel.

Um software de faturação permite uma automatização de tarefas, com um aumento da eficácia. A Sage tem várias soluções de faturação para uma automatização de processos, de acordo com as necessidades de cada empresa.

Outra forma de economizar tempo, passa pelo outsourcing, ou seja a identificação de quais as tarefas a entregar a colaboradores externos. Para que este processo seja bem-sucedido, a informação a ser trabalhada deve ser alvo de uma preparação prévia.

A Cloud trouxe uma enorme revolução tecnológica, facilitando a partilha de documentação com toda a segurança. Encurta distâncias e facilita a mobilidade no trabalho, permitindo o acesso a vários utilizadores em simultâneo.

Na origem de todas as pequenas empresas, está o desejo de inovar, mesmo correndo riscos. As novas tecnologias estão ao lado dos empreendedores, facilitando a gestão de tempo e a poupança de recursos financeiros, para que atinjam melhores resultados, e consigam vingar num mercado competitivo.

Sage Faturação

Aprender a descansar: dicas para uma maior produtividade

Uma das principais aprendizagens que um empreendedor deve realizar, passa por saber quais são os seus limites físicos e psicológicos, encontrando formas de superar o cansaço e sabendo quando é imperativo repousar.

No artigo de hoje, vamos ver algumas dicas para um melhor autoconhecimento, de forma a que durante a semana de trabalho consigam um rendimento ótimo.

O autoconhecimento como primeiro passo

O primeiro passo é aceitar a sensação de desconforto. As pessoas que reconhecem as suas emoções negativas, em vez de as tentarem eliminar de imediato, acabam por desenvolver uma capacidade de resistência maior.

A maioria das pessoas não conseguem relaxar de forma instantânea, e é mais fácil conseguir intervir nas emoções se as reconhecermos e aceitarmos.

Diminuir as fontes de stress

Não consultar o e-mail ou as redes sociais parece um passo lógico no sentido de manter afastado tudo o que possa criar uma sensação de urgência e passar uma sensação de stress.

As redes sociais consomem tempo e não são uma fonte de relaxamento. É importante serem vigilantes, de forma a controlarem o tempo dedicado a estas atividades.

Exercícios de relaxamento

 Reservem 10 minutos em cada dia para que se concentrarem apenas na respiração. Desliguem todas as fontes de distração, seja o telemóvel ou notificações de e-mail. Este exercício tem efeitos relaxantes.

Seja com a prática de Mindfulness, enquanto executam tarefas simples, como cozinhar e arrumar, ou praticando uma forma de meditação mais tradicional, o objetivo é manter a concentração em apenas uma coisa.

Respeitar os horários de descanso

É natural sentirmos a tentação de continuar a trabalhar durante o fim de semana para completar tarefas, ou conseguir adiantar algum projeto. O resultado a longo prazo desta forma de viver e trabalhar, uma sensação de cansaço persistente e dificuldades cognitivas. Por vezes, também ocorrem sintomas de instabilidade emocional num quadro de esgotamento ou burnout.

Maior simplicidade e eficiência com um software de faturação

Aproveitar bem o tempo e aumentar a produtividade da empresa com um software de faturação é uma das formas de não se sentirem tão pressionados para trabalhar em momentos de descanso.

Com um software de Faturação Sage aumente a eficiência, automatizando as tarefas administrativas. A Sage tem várias opções para as vossas empresas, consultem a nossa página para conhecerem todas as alternativas em software, adaptado às necessidades de cada empresa.

 

Contabilidade

Setembro: é tempo para arrumar o escritório de contabilidade

Para a maioria dos trabalhadores, o mês de setembro é a altura de regressar ao trabalho. Na altura de regressar é essencial planificar o trabalho de forma a conseguir dar resposta a todas as solicitações.

No artigo de hoje, vamos ver algumas sugestões para tornar mais simples este regresso ao escritório de contabilidade.

Uma reunião breve

É importante ficar a par de tudo o que se passa na empresa, em particular em relação aos colegas podem ter ficado com algumas das vossas tarefas. É uma forma eficaz de ficar informado sobre assuntos que exijam a atenção imediata. Uma reunião curta e concisa será o ideal.

Prazos para as tarefas

Procurem estabelecer prioridades e conhecer a urgência de cada tarefa. Procurem deixar algum tempo para tarefas de última hora, pedidos extra que não constem na planificação inicial.

Estabeleçam prioridades

Avaliem as prioridades das tarefas, de acordo com dois elementos: a importância e a urgência. Esta parte do processo é tão importante, quanto maior seja a acumulação de trabalho no período de férias.

Rever a tesouraria

É conveniente rever as previsões a nível da tesouraria, é natural que devoluções e pagamentos indevidos, causem um desvio.

Selecionar os e-mails recebidos

Se em poucos dias acumulam-se centenas de e-mails. É inútil pensarem que os vão conseguir ler todos. Selecionem aqueles que pelo tema se destacam e os dos últimos dias. A leitura destes e-mails, e dos novos que irão receber, constituem um desafio mais que suficiente para os primeiros dias de trabalho.

Notificações da Autoridade Tributária

Por último, recomendamos uma das tarefas mais importantes, verificarem que não existem notificações da Autoridade Tributária. Devem abrir estas notificações rapidamente, com atenção ao prazo de contestação.

A Sage desenvolveu um software para escritórios de Contabilidade que simplifica o quotidiano dos contabilistas, Sage for Accountants. Descubra tudo o que este software pode fazer em eficiência e agilidade pela sua empresa!