Browsing Tag

Produtividade

Sage One

O vosso negócio tem o tamanho certo para Business Intelligence

Todos os negócios acumulam dados financeiros. Estes dados oferecem-vos uma vantagem inestimável em termos estratégicos e de gestão. Mas primeiro devem ganhar acesso a essa informação de forma rápida e apta para consumo e aplicação direta no vosso negócio!

Business Intelligence é o conceito de tratamento de dados, até chegarem ao formato mais intuitivo e acessível. Hoje em dia, esta tecnologia está disponível para todos os negócios de todas as dimensões. Incluindo pequenas e média empresas.

Visualizar dados em tempo real

Uma das maiores vantagens de business intelligence é permitir a análise de dados em tempo real, através de representações gráficas. Este tipo de apresentação tende a ser mais compreensível, em oposição a números puros e duros.

Apenas de relance, podem ganhar um conhecimento mais completo das finanças da vossa empresa e partilhá-lo sempre que necessário, pois está sempre acessível. Ao agregar dados de vários departamentos do vosso negócio pode permitir um melhor fluxo de informação e compreensão de trabalhos.

Antecipação de problemas

Podem também antever tendências ou questões que estejam a ganhar impulso e tomar providências, de acordo com essa informação privilegiada.

Compreensão prática e atual do vosso relatório de vendas é o primeiro benefício. Podem também cruzar informação de vendas mais facilmente com informação de satisfação de cliente, por exemplo, e alcançar conclusões rapidamente, ganhando tempo para implementar alterações.

As possibilidades não acabam aqui

O futuro está nas vossas mãos. Caso queiram informações em tempo real sobre lucros do vosso negócio, fluxo de caixa ou devedores, podem ter acesso imediato a elas. Business Intelligence adapta-se às vossas necessidades.

 

Sage Enterprise Management

Como gerir para estimular a inovação – Parte I

Todos conhecemos as histórias: se, ao menos, Blockbuster tivesse comprado Netflix ou os transportes coletivos tivessem inventado a Uber. A melhor forma de escapar das grandes empresas fugirem a este destino é adotarem a mentalidade de uma startup. Não se prendam na ideia de que isso significa falta de progresso. A aproximação persistente e analista das startups é aquilo que lhes dá um avanço perante as empresas já estabelecidas.

Para inovar, mudem a vossa forma de pensar

A mudança tem se começar pelas chefias. Demonstrem que, com uma visão forte, podem apresentar ideias corajosas e revolucionárias. Principalmente, expliquem que todas as estratégias são revistas, independentemente da origem.

Comecem a mudança na vossa sala de reuniões. Abram portas para que todos possam apresentar ideias corajosas e revolucionárias. Para isso, devem estar dispostos a aceitar o fracasso. Ofereçam autorização às vossas equipas para falharem rapidamente, aprenderem e começarem de novo. Assim, os vossos colaboradores terão à vontade para tomar riscos.

Contratem as pessoas certas e encorajem a colaboração

É fácil contratar colaboradores que sejam apostas seguras e que não desafiem o status quo. Para inovar, devem recrutar candidatos com pontos de vistas diferentes, disponíveis para questionar processos, assim como encorajar os vossos colaboradores mais inovadores. Espaços de trabalho colaborativos encorajam a motivação e participação, o que gera mais experimentação e inovação.

A solução certa de ERP Sage permite a colaboração ideal entre departamentos e até com os clientes, para que a informação em tempo real esteja sempre disponível para a inovação.

Na segunda parte deste artigo, vamos continuar a estudar como incentivar a inovação na vossa empresa.

 

Sage Enterprise Management

Determinar as vossas horas mais produtivas pode mudar o vosso dia de trabalho

As horas áureas de trabalho não são iguais para toda a gente. Alguns são madrugadores, enquanto outros são pessoas noturnas. Compreender qual é a vossa parte do dia mais produtiva permitir-vos-á tornar o dia de trabalho mais rentável!

A jornada de oito horas, que se adaptava e protegia trabalhadores de fábrica, nem sempre se ajusta à vida do empreendedor. Com a normalização dos locais de trabalho flexíveis, empreendedores e freelancers podem adaptar o dia de trabalho ao seu horário produtivo interior, com flexibilidade de horário de entrada, por exemplo. Vamos descobrir como identificar as vossas horas mais produtivas.

Comecem por uma auto-avaliação

Analisem o vosso dia e horário de trabalho honestamente. Aliás, sejam brutalmente honestos. Apenas assim, podem tomar nota dos momentos em que se sentem mais e menos energéticos. É bastante provável que já saibam que têm grande dificuldade em concentrar-se de manhã, ou que sentem que o final da tarde se arrasta.

Conversem com quem vos acompanha

Comecem por aqueles que vos são mais próximos – famílias, amigos, que vos conhecem como a palma da mão. Terão perceções a oferecer-vos, sobre os vossos surtos e quebras de energia ao longo do dia. De seguida, podem colocar a questão aos vossos colegas ou colaboradores. A sua opinião, enquanto espectadores, pode validar as vossas suspeitas.

Protejam essas horas douradas

Agora que identificaram o momento do dia em que o vosso trabalho é mais rentável, ajustem o vosso dia de trabalho. Tratem estas horas como o vosso próprio horário nobre. Não as desperdicem com distrações ou tarefas rotineiras. Utilizem esse tempo para trabalho criativo e exigente. Honrem-no com trabalho que potencie a vossa produtividade!

Optem por uma solução de ERP para otimizar o vosso negócio

O discernimento que aplicam ao vosso dia de trabalho pode ser uma inspiração para ganhar mais visão em toda a vossa empresa. As soluções de Enterprise Management Sage adaptam-se às necessidades do vosso negócio. Ganharão informação atualizada sobre a totalidade da vossa empresa para desenharem um plano futuro de sucesso!

 

Sage Enterprise Management

Kaizen: como melhorar processos de trabalho com pequenos passos

O método Kaizen ajudou o Great Western Bank, um banco norte-americano, a diminuir de 34 para 24 os passos necessários para se abrir uma conta bancária. A Ford tornou os seus processos mais eficientes com base nas mesmas ideias e recuperou o seu sucesso, após a crise económica de 2007/2008. O chef Ljubomir Stanisic também implementou esta estratégia de gestão com sucesso no seu grupo 100 Maneiras. Este conceito japonês, que quer dizer “boa mudança”, surgiu após a Segunda Guerra Mundial e tem um currículo convincente.

Esta estratégia de gestão e liderança tem como objetivo aumentar a produtividade e tornar o negócio mais rentável, com menos gastos e desperdícios. Devem-se considerar todos os tipos de melhoria, contínuas ou pontuais, pequenas ou grandes – que, juntamente, com uma cultura de “melhoria contínua”, gerará grande proveitos a partir dos mais pequenos resultados.

Podem escolher uma de duas aproximações diferentes a este conceito: de curso e de processos. A reorganização de uma operação de produção inteira, de acordo com o fluxo de materiais e informação, melhorará o curso da vossa produção. A segunda solução aborda alterações em postos de trabalho individuais. Para isso, devem começar por encorajar os vossos colaboradores a sugerir pequenas alterações de implementação fácil que acelerem procedimentos do dia-a-dia. Em qualquer caso, após a implementação de alterações, devem sempre monitorizar resultados e fazer ajustes em conformidade.

No entanto, Kaizen não é apenas uma estratégia que procura mais produtividade. Deve levar também a uma humanização do local de trabalho, ao eliminar trabalho excessivamente difícil e criar um ambiente em que todos os colaboradores têm oportunidade para apontar situações de desperdício e ineficiência.

Criem uma gestão una, simples e flexível do vosso negócio, em que todas as necessidades recebem resposta de forma rápida. As opções Sage ERP trazem-vos visão da vossa operação em tempo real, para implementarem alterações facilmente e ganharem rentabilidade.

 

Recursos Humanos

Como iniciar um processo de recrutamento

As necessidades de recrutamento podem surgir com urgência, devido às características do mercado, sazonalidade ou até devido ao crescimento inesperado do vosso negócio. No entanto, o recrutamento de colaboradores não deve ser encarado de forma leve. Temos alguns conselhos sobre como devem estruturar este processo, na vossa empresa, para reter talento que crescerá convosco.

Processo de definição da função

Primeiramente, devem delinear muito claramente qual é a função e que responsabilidades traz, assim como definir as funções do dia-a-dia. Desta forma, conseguirão procurar a pessoa que mais facilmente cumpra os requisitos para que a possa ajudar a crescer enquanto desempenha a função.

Podem vir a descobrir que necessitam de mais do que uma pessoa ou surgir mais carências noutros departamentos, assim que analisam a ajuda que está em falta. Debrucem-se sobre os valores que podem oferecer e a quantidade de experiência que esperam ou de que necessitam.

Além do conjunto de competências certo para a função, o colaborador perfeito também deve ter a personalidade certa para se enquadrar na cultura da vossa empresa. Todos os vossos colaboradores devem trazer habilitações diferentes e conseguir conjugá-las para maior benefício do negócio. A diversidade de histórias, conhecimentos e identidades tornará o vosso negócio mais rico, mais uno e mais forte em inovação, para que se destaque no mercado.

Os candidatos certos devem ter entusiasmo pelo trabalho e também por aprender e crescer pois essas características serão sempre reinvestidas no vosso negócio.

Processo prático de recrutamento

Assim que tenham definido estas necessidades, comecem por registar a função para a qual estão a recrutar e quais as características que definem um bom candidato. De seguida, estabeleçam os canais onde irão procurar os candidatos: anúncio no vosso site, num portal de emprego online ou através de uma empresa de recrutamento. Criem um anúncio de emprego que se destaque e seja claro – que explique o que o emprego pressupõe e que competências são necessárias.

Honrem o potencial da vossa força de trabalho, assim como os colaboradores que virão a ser integrados na vossa equipa. Agilizem os processos de Gestão de Recursos Humanos, com as ferramentas das soluções Sage, como gestão de formação, de independentes e de histórico de colaboradores.