Browsing Tag

Recursos Humanos

Recursos Humanos

Os melhores colaboradores nem sempre têm os melhores currículos

Muitas vezes os recursos humanos deparam-se com dois tipos distintos de candidatos nas entrevistas para um emprego. Os candidatos com currículos perfeitos, e os candidatos que embora tenham atingido o mesmo nível de formação, frequentaram estabelecimentos de ensino menos célebres, ou tiveram de trabalhar enquanto estudavam para pagar os custos associados.

Um candidato com o currículo perfeito é quase sempre o selecionado, mas devemos colocar a questão de  como estas pessoas, oriundas de meios privilegiados reagem perante a adversidade.  Todo o seu percurso foi desenhado para o sucesso, rodeados de possibilidades e de um ambiente familiar encorajador.

Não retirando valor a estes candidatos, há que reconhecer que aqueles que conseguiram ultrapassar as dificuldades, são mais propensos a conseguirem lidar com as dificuldades, com a pressão do mundo dos negócios e a conseguirem superar a adversidade com bons resultados.

Grandes lideres com infâncias difíceis.

Fala-se bastante do stress pós-traumático mas existe também o chamado, crescimento pós traumático. Se analisarmos a biografias de grandes lideres, encontramos com frequência relatos de uma infância imersa em pobreza, abandono e até violência. Estima-se que 1/3 das crianças alvo de uma infância difícil conseguem ultrapassar o ciclo da pobreza.

Cerca de 35% dos empreendedores ligados a startups tecnológicas, têm dislexia. Estes indivíduos tiveram de arranjar estratégias para ultrapassar a dislexia e tornaram-se por isso melhores ouvintes, e mais atentos aos pormenores.

Trata-se de aceitar os traumas e dificuldades porque passaram, como uma parte natural do seu percurso. Decerta forma, a adversidade é em parte responsável por quem são hoje.

Melhores relações humanas.

Este indivíduos são sempre pessoas com forte sentido de comunicação, e com uma aptidão para estabelecer laço afetivos. A verdade é que ninguém triunfa sobre a adversidade completamente só. Tiveram de estabelecer laços de entre ajuda e despertar o interesse de outras pessoas, sejam investidores ou pessoas que desempenharam um papel de mentor.

Perante a desproteção social, estes indivíduos acreditam que o sucesso ou o fracasso apenas depende da sua performance, essa paixão e empenhamento são fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa.

Como tal, é importante que os Recursos Humanos considerem estes candidatos e com o auxílio de um software de Recursos Humanos, acompanhem a evolução de todos os colaboradores. Com o tempo vai tornar-se obvio, que a opção por estes candidatos foi acertada, e o que o seu potencial de crescimento é superior ao de colaboradores com currículos perfeitos.

 

 

Recursos Humanos

3 conselhos para ser bem sucedido em networking

Trabalhar em rede em muito importante para as empresas, as relações que se estabelecem podem alterar de forma fundamental o futuro da vossa empresa.

Construir relações.

É importante estabelecer relações com pessoas que são fundamentais para o vosso projeto, e por vezes embora se estabeleçam relações não existe um beneficio direto. Se procuram ser empreendedores, construir relações que venham a beneficiar o vosso negócio é um passo natural e desejável, e há que investir nas pessoas que têm uma maior influência e ligação com a vossa marca.

Estabeleçam uma lista a partir de uma pesquisa que inclua pessoas com as quais seja importante criar uma relação. Esta relação será estabelecida tendo por base um conjunto de pontos comuns, que se sintam atraídas pela vossa ideia e pela a vossa personalidade. Uma postura amigável e generosa cria boas relações, que não se devem reduzir ao vosso nicho.

Abraçar o desconhecido.

Enquanto várias plataformas como o Facebook ou LinkedIn apenas encorajam o estabelecer de relações com pessoas que já conhecemos , ou com os quais temos amigos comuns, é importante não estar sempre em contacto com o mesmo grupo de pessoas.

beBee é uma plataforma que procura relacionar pessoas que partilham interesses profissionais e pessoais, permitindo novos passos na carreira através de novos conhecimentos. Expor os vossos pontos de vista a outras pessoas e sair de um espaço relativamente protegido.

Uma das formas de diversificar passa por visitar as diferentes redes, mesmo a menos usadas. Algumas pessoas usam Grupos do LinkedIn, outras comunidade do Google+. Quando se inscrevem estão ativamente a criar a oportunidade de criar novas relações, seja alcançando clientes ou uma audiência ideal.

Abordagem sensível.

Os networkers favoritos conseguem abordagens criativas e subtis. Uma das melhores formas passa por oferecer soluções para problemas que as empresas tenham. Para tal, é essencial analisar as principais dificuldades que as empresas enfrentam e depois fazer uma abordagem cuidadosa e quase casual.

Não nada pior que sentirmos pressão ou insistência para estabelecer uma ligação. A proposta pode ser ótima mas se a abordagem for inadequada perde-se a oportunidade.

O principal elemento a não esquecer, é que estamos a tratar com pessoas reais, e que seguindo estas três estratégias o resultado será uma atitude positiva para com a vossa mensagem, e um convite à interação. As relações humanas são um elemento fundamental para o sucesso e contar com um software de Recursos Humanospermite potenciar aquele que é um dos maiores recursos empresariais.

 

 

Recursos Humanos

Trabalho de equipa: as novas tecnologias e o aumento da produtividade

A produtividade passa cada vez mais por uma melhor colaboração e trabalho de equipa. Já não podemos olhar a produtividade apenas a um nível individual, mas decorrente do efeito dos benefícios da tecnologia, da partilha de informações dentro das organizações.

Neste artigo vamos ver o impacto, desde as plataformas de produtividade às novas formas de colaborar.

O poder das equipas.

Alguns dos desafios enfrentados pelas empresas são tão complexos que a sua resolução é atribuída a equipas, e se a organização em causa ainda não coloca os colaboradores como uma prioridade, o resultado será dificilmente positivo.

Elementos como a a diversidade, distribuição, fusos horários ou diferenças culturais, dificultam o trabalho das equipas. A própria competição entre talentos dentro de uma empresa, por vezes minam a colaboração.

No principio da transformação da comunicação.

Se o correio eletrónico veio transformar completamente a forma como comunicamos e trabalhamos, o futuro da colaboração e comunicação empresarial encaminha-se para reunir em apenas um lugar toda a comunicação, com chat, escrita de documentos, edição online, de certa forma eliminando a necessidade de escrever longo e-mails.

Comunicação visual ganha espaço.

O video começa a ganhar espaço no local de trabalho, video conferências tornaram-se uma forma de reunir equipas rapidamente, por vezes com colaboradores espalhados em pontos distintos do globo. Ganha importância quer a nível interno, quer a nível externo em grandes e pequenas empresas. Aumentam a produtividade e eficiência, eliminando reuniões longas e desnecessárias.

A comunicação informal ganha terreno.

A comunicação informal começa a ultrapassar o software geralmente utilizado em project management, o que irá conduzir inicialmente a alguma desorganização e num segundo momento conduzindo a novas formas de sinalizar projetos e instrumentos que facilitem a organização no meio destas novas formas de comunicação.

Equipas e tecnologia.

Basta olharmos para a transformação que o IPhone trouxe para percebermos que as alterações vão continuar. É certo que terão uma maior componente visual, reunindo virtualmente equipas no mesmo espaço e utilizando a inteligência artificial.

Neste momento gerir equipas passa por contar com um software de Recursos Humanos, que permita reunir toda a informação sobre os colaboradores da empresa, incluindo sobre os trabalhadores independentes. Com diferentes software adaptados às necessidades das empresas, esta é a tendência incontornável no presente, para uma gestão que se deseja eficaz.

Recursos Humanos

A arte de dar: como construir melhores relações de negócios

Estabelecer relações nos negócios é vital, criar uma rede de relações de trabalho, não tem de excluir a afetividade. Neste campo a melhor forma será provavelmente através de uma atitude generosa, de um presente ou da oferta de um serviço.

Criar uma network baseada na boa vontade e generosidade está ao alcance de todos os empresários. Se as empresas maiores têm a capacidade financeira que lhes possibilita gestos grandiosos, uma pequena empresa pode ter o simples gesto de oferecer um jantar.

Ofertas estratégicas.

Importa perceber que o gesto de dar, não deve esperar reciprocidade ou pelo menos um retorno imediato. Trata-se criar um movimento de boa vontade e os efeitos serão notados em pouco tempo.

Seja a oferta de serviços da empresa gratuitos por um período de tempo, um jantar ou uma dádiva mais simples, importa lembrarem-se que a gentileza gera gentileza.

Praticar a generosidade.

Vários estudos indicam que os empresários que praticam a generosidade sofrem de menos stress e que a prática de voluntariado está diretamente ligada com benefícios para a saúde mental. O mundo empresarial pode ser um mundo duro e são bastantes os casos de empreendedores levados ao esgotamento.

Faz parte da arte de cuidar de si, praticar a generosidade e criar relações de negócios onde a afetividade não tem de estar apartada.

Bilionários como Bill gates e Warren Buffett criaram a The Giving Pledge em que encorajam outros bilionários a doarem metade da sua riqueza. De certa forma gestos como estes fizeram com que estas figuras fossem recebidas com carinho onde quer que se deslocam e um exemplo de como o sucesso pode ser generoso.

Personalizar as ofertas.

Ao escolher as ofertas procurem ter em mente que devem agradar ao destinatário e tente personalizar o mais possível, demonstrando que tomou tempo para pensar no objeto ou serviço oferecido. Por vezes a simples colocação do nome pode ser motivo de contentamento para quem recebe.

Recordem também sempre que possível as famílias dos empresários, são gestos que reconhecem o outro como um ser humano com relações afetivas e não apenas um parceiro de negócios.

Seja qual for a forma encontrada o mais importante é praticar a generosidade e tal aplica-se também em relação aos colaboradores, que devem sentir-se apreciados. Para acompanhar as necessidades e informações sobre os vossos colaboradores é essencial ter em mente a utilização de um software de gestão de recursos humanos. 

Se seguir estes conselhos verão em pouco tempo a vossa network crescer de forma orgânica e as relações com os vossos colaboradores melhorarem exponencialmente. Sejam generosos e descubram tudo o que pode acontecer de positivo quando se espalha boa vontade em redor da comunidade.

 

 

 

Recursos Humanos

Alguns dos talentos mais procurados em freelancers

Alguns dos profissionais mais apreciados neste momento têm conhecimentos que vão de encontro a necessidades relativamente novas das empresas, num momento em que o mercado de trabalho ainda tem poucas pessoas capacitadas para essas tarefas.

Vamos ver algumas das competências mais requisitadas a freelancers e que também são as melhor remuneradas.

Natural Language Processing.

O apoio a clientes feito por software com reconhecimento de voz é um dos conhecimentos mais procurados. Para conseguir trabalhar neste área é necessário uma combinação de conhecimentos, entre ciência da computação, inteligência artificial e conhecimentos de linguistica. A combinação de conhecimentos nestas três áreas não é comum, o que valoriza muito o trabalho destes profissionais.

Desenvolvimento em Swift.

O Apple Watch foi desenvolvido com linguagem Swift e as elevadas vendas deste produto, levaram a uma súbita procura de programadores desta linguagem.

Social Media Manager.

Cada vez mais negócios de todas escalas procuram profissionais que implementem as atividades de marketing e que façam a gestão de comunidades on-line. A comunicação das empresas passou em grande parte para as redes sociais, e estas tarefas consomem demasiado tempo para serem assumidas internamente e acabam por ser entregues a frelancers especializados.

Amazon Market Place Web Services.

O site e-commerce da Amazon não dá sinais de abrandar e o serviço web integrado API que apoia a Amazon na partilha de listas de dados, encomendas, pagamentos e relatórios é parte deste sucesso. Para trabalhar nesta área é necessário conhecimentos em linguagem de programação em Python e a procura de profissionais não pára de crescer.

Software de Recursos Humanos.

As empresas são de certa forma obrigadas a trabalhar com talentos externos com conhecimentos específicos, que lhes são essenciais a dado momento., Para gerir todas essas contribuições há que contar com apoio de software especializado.

Alguns dos colaboradores podem estar em países onde a legislação laboral é diferente e acompanhar todas estas variáveis é um desafio a que as empresas só conseguirão dar resposta com software. As empresas e o mercado de trabalho estão a mudar rapidamente e o sucesso depende  em grande parte da rápida adaptação às circunstâncias, a tendências globais a que todos os empresários devem estar atentos.