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Como encontrar o parceiro de negócios mais indicado – Parte II

Na segunda parte deste artigo, olhamos para as estratégias mais habituais na hora de encontrar um novo parceiro de negócios.

Encontrar um novo parceiro

Agora que sabem o que procuram no vosso parceiro de negócios, como é que podem encontrar alguém que cumpra todos os requisitos?

Redes sociais

As redes sociais dão-vos incontáveis oportunidades de procurar potenciais candidatos. Juntem-se a alguns grupos nas redes mais populares (como o Facebook ou o LinkedIn), onde poderão apresentar o vosso negócio diretamente aos candidatos. Outros recursos populares são os fóruns, ou sites especializados como o Carga de Trabalhos ou o Net Empregos.

Família e amigos

Costuma-se dizer que “amigos, amigos, negócios à parte”. Mas a verdade é que é muitas vezes os nossos amigos ou família são os melhores potenciais parceiros de negócio – isto, claro, se eles cumprirem todos os requisites que vocês definiram para um parceiro. Ainda que não devam escolher alguém apenas com base no tipo de relação prévia entre vocês, a verdade é que um parente ou um amigo podem ser excelentes parceiros.

Rede de contactos

Expandam a vossa rede de contactos no mundo real ao ir a reuniões, encontros empresariais, workshops, e eventos da vossa área de negócio para encontrar novas pessoas – e quem sabe, o vosso futuro parceiro de negócios.

Onde quer que procurem, encontrar o vosso novo parceiro é uma decisão que leva tempo e merece muita consideração e calma. Não apressem a vossa decisão e recorram a uma ferramenta como o Sage One para pesar todos os pros e contras da vossa decisão.

Uma parceria pode ser o vosso ativo mais valioso ou o vosso fardo mais pesado. Ponderar e analisar todos os critérios que definiram para um novo parceiro vai garantir que vão fazer a escolha mais indicada para o vosso negócio e objetivos.

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Como encontrar o parceiro de negócios mais indicado – Parte I

Se estão a pensar começar um negócio, mas não se querem aventurar no mundo do empreendedorismo sozinhos, este artigo é para vocês. Vamos olhar para as vantagens e desvantagens de fundar um negócio com outra pessoa e tentar perceber o que devem procurar num parceiro de negócios.

O que procurar num novo parceiro de negócios

Partilha de valores e objetivos

Encontrar e manter um parceiro de negócios é um pouco como um casamento. É uma relação emocional, financeira e espiritual que, se não funcionar a todos os níveis, é bem provável que falhe.

Certifiquem-se que o vosso novo parceiro partilha dos mesmos valores, compromisso e objetivos que vocês. Se não o fizerem, é possível que passem mais tempo a lidar com os aspetos negativos da vossa parceria do que a trabalhar juntos para terem sucesso.

O risco e o sucesso devem ser partilhados

É igualmente importante que escolham um parceiro que seja capaz de contribuir financeiramente. É comum que as empresas pequenas procurem parceiros com base nas suas capacidades, conhecimentos ou redes de contactos. Contudo, se apenas uma das partes estiver a contribuir monetariamente, o nível de risco não será partilhado de forma justa e isso pode causar problemas na vossa relação.

O melhor parceiro é aquele em quem confiam a 100%

O parceiro ideal deverá ser aquele que partilha dos vossos sonhos e medos por igual. Como mencionámos acima, as parcerias (como outras relações pessoais) precisam de honestidade total para serem bem-sucedidas.

Procurem alguém em quem confiem a 100%, que esteja a par de todas as situações – uma solução como o Sage One pode ajudar a manter a harmonia entre todos os envolvidos no negócio – e que vos possa assistir sempre que sentirem dificuldades de qualquer tipo.

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Os termos legais que todas as pequenas empresas devem conhecer – Parte II

A compreensão do ecossistema legal é vital para a sobrevivência de uma empresa. Na segunda parte deste artigo, damos-lhe a conhecer de forma simples alguns termos legais que podem fazer a diferença no crescimento de um negócio.

Coima

É uma taxa que se paga quando as declarações são entregues fora de prazo – ou caso incorram em algum incumprimento. Notem que, caso a declaração seja entregue mas as dívidas não forem pagas, poderão somar-se mais multas. Em algumas situações, poderá ser negociado um novo prazo de pagamento.

Contas anuais

Como o próprio nome indica, as contas anuais são um conjunto de documentos de faturação reunidos anualmente, determinantes para aferir a atividade de uma empresa. São de apresentação obrigatória no âmbito legal, já que permitem analisar os resultados, finanças e património de uma empresa. Notem que a tipologia destes documentos pode variar em função da legislação em vigor.

Dividendo ativo

Parece complicado, mas não é. Normalmente, os dividendos ativos utilizam-se como forma de distribuir os lucros da empresa entre os seus proprietários. Também podem ser usados como forma de repartir lucros futuros, ou para distribuir reservas de lucros acumuladas ou contribuições de acionistas.

Estatutos sociais

É o conjunto de regras básicas que rege o funcionamento de uma sociedade empresarial. Definem vários aspetos, do mais geral ao mais particular, como por exemplo a hierarquia e organização da administração, o processo para a tomada de decisões, o local de trabalho, as condições para vender ações ou participações, etc.

Fatura

É, porventura, o mais comum de todos os termos jurídicos associados à atividade empresarial. Este documento básico tem como objetivo a documentação de todas as operações e ações decorrentes de quaisquer atividades empresariais ou profissionais. Nelas podem especificar-se diversos dados em função do que a lei exija – normalmente incluem a identificação, a quantidade, descrição, data e valor. Assegurem a faturação do vosso negócio, de forma rápida, prática e online, com Sage One.

Hipoteca

É uma solução à qual se recorre para forçar o cumprimento de uma obrigação (como o pagamento de uma dívida), dando em troca um bem (normalmente imóvel) como garantia. Também pode ser usada para facilitar o acesso ao financiamento empresarial.

 

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Os termos legais que todas as pequenas empresas devem conhecer – Parte I

Dos contratos de trabalho às normas que regulam a atividade empresarial, dos formulários tributários às publicações da especialidade. São várias as áreas em que a incompreensão de um simples termo pode ter graves consequências para o vosso negócio.

Porque uma boa ideia não chega para nos levar a bom porto, vamos apresentar de forma descomplicada alguns dos conceitos jurídicos mais comuns (e importantes) no dia-a-dia de uma empresa. E não se esqueçam: Sage One é a solução de faturação que vos ajudará a por o vosso negócio em prática de forma simples e online.

Ações
As ações são um dos termos mais comuns quando se fala de empresas. De forma simples, uma ação é uma das partes em que se divide o capital social de uma Sociedade Anónima. Podem existir diferentes tipos de ações, que confiram direitos diferente aos acionistas, como direito a participar na liquidação da empresa ou a participar na tomada de decisões da empresa.

Acordos coletivos
São acordos em que administradores e trabalhadores trabalham em conjunto para regular vários aspetos das suas relações, como as condições de trabalho ou a produtividade.

Administradores
São os responsáveis por representar e administrar as empresas. Consoante o tamanho da empresa, pode existir apenas uma pessoa responsável por esta posição. Dependendo da dimensão e estrutura hierárquica da empresa, o poder executivo pode estar distribuído por várias pessoas, num conselho de administração, ou concentrado numa só.

Capital social
Nas empresas que dependem de capital social, este funciona como um instrumento de garantia contra os credores. Os sócios de uma empresa podem deter participações parceladas do capital social. Estas ditam até que ponto os sócios podem participar nos vários aspetos do quotidiano de uma empresa, como a distribuição de dividendos ou a tomada de decisões.

Contribuição social
Imposto de pagamento obrigatório para a obtenção de vários benefícios da Segurança Social (normalmente relacionados com as reformas, baixas médicas, incapacidade permanente, etc.).

Dedução fiscal
É um tipo de benefício fiscal que permite às empresas, caso sejam cumpridas várias condições, pagar impostos mais baixos.

Na segunda parte deste artigo, daremos continuidade ao nosso dicionário jurídico, com um maior foco na legislação fiscal e contabilidade empresarial.

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O vosso negócio tem o tamanho certo para Business Intelligence

Todos os negócios acumulam dados financeiros. Estes dados oferecem-vos uma vantagem inestimável em termos estratégicos e de gestão. Mas primeiro devem ganhar acesso a essa informação de forma rápida e apta para consumo e aplicação direta no vosso negócio!

Business Intelligence é o conceito de tratamento de dados, até chegarem ao formato mais intuitivo e acessível. Hoje em dia, esta tecnologia está disponível para todos os negócios de todas as dimensões. Incluindo pequenas e média empresas.

Visualizar dados em tempo real

Uma das maiores vantagens de business intelligence é permitir a análise de dados em tempo real, através de representações gráficas. Este tipo de apresentação tende a ser mais compreensível, em oposição a números puros e duros.

Apenas de relance, podem ganhar um conhecimento mais completo das finanças da vossa empresa e partilhá-lo sempre que necessário, pois está sempre acessível. Ao agregar dados de vários departamentos do vosso negócio pode permitir um melhor fluxo de informação e compreensão de trabalhos.

Antecipação de problemas

Podem também antever tendências ou questões que estejam a ganhar impulso e tomar providências, de acordo com essa informação privilegiada.

Compreensão prática e atual do vosso relatório de vendas é o primeiro benefício. Podem também cruzar informação de vendas mais facilmente com informação de satisfação de cliente, por exemplo, e alcançar conclusões rapidamente, ganhando tempo para implementar alterações.

As possibilidades não acabam aqui

O futuro está nas vossas mãos. Caso queiram informações em tempo real sobre lucros do vosso negócio, fluxo de caixa ou devedores, podem ter acesso imediato a elas. Business Intelligence adapta-se às vossas necessidades.