Browsing Tag

Sage X3

BMS

Corporate Governance: uma realidade incontornável para as empresas de hoje

Em tempos de grandes e rápidas mudanças, as empresas procuram assumir modelos organizacionais que tragam uma maior rentabilidade para os seus acionistas, neste artigo vamos ver o que significa o conceito Corporate Governance e como se tornou incontornável.

Em que consiste o Corporate Governance?

Corporate Governance consiste num sistema em que as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e conselho de administração, gestores, e conselho fiscal com a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitando o acesso a capital.

Consiste na adoção de um conjunto de práticas para a melhoria dos processos na empresa, maior integração entre os ramos hierárquicos, e o aumento da transparência na prestação de contas a acionistas.

Minimizar riscos.

Desta forma contribui-se para minimizar os riscos presentes em qualquer investimento numa organização. Conceito com origem nos Estados Unidos e no Reino Unido, acabou por se tornar global.

Dificilmente as empresas médias e grande escala, serão consideradas um bom investimento, se não integrarem este conceito na sua organização.

Novos tempos paras as empresas.

Corporate Governance é um conceito fundamental para empresas de média e grande escala, da mesma forma que um software de ERP se tornou essencial para o crescimento. Um software de ERP como Sage X3 proporciona uma gestão mais eficaz e flexível a nível financeiro, na gestão de stocks, e na produção.

Conseguir prosperar num momento tão competitivo para empresas, com projetos a nível global, é fundamental considerar a aplicação de conceitos como o Corporate Governance, e aproveitar toda a vantagem tecnológica que os sistemas de gestão integrada permitem.

Há que continuar sempre a acompanhar a inovação, atentos ao desenrolar de melhores práticas de gestão, assim como das novidades que a revolução digital não para de nos revelar.

Gestão de Empresas

Manufatura: capacitar as equipas

A falta de competências das equipas foi detetada como um dos maiores desafios para as empresas que pretendem otimizar o uso das novas tecnologias. Existe ainda um vasto grupo de colaboradores que não está apto a trabalhar com equipamentos digitais mais sofisticados. Esta perceção estende-se às capacidades de análise de dados, especialmente quando falamos das informações fornecidas por sensores integrados com as máquinas e os softwares (podem relembrar este tema aqui!).

Adaptação à nova realidade

As ferramentas de gestão, que cada vez apresentam mais funcionalidades e agregam os dados empresariais num mesmo espaço, exigem um update  constante das equipas, com o objetivo de não perder a eficiência do software em função da sua não utilização. Existe, por isso, a necessidade de capacitar  os colaboradores que lidam com estes equipamentos, no que diz respeito a competências técnicas e específicas. No final, o resultado esperado prende-se com a diminuição de custos e aumento da produtividade da empresa.

Dentro deste cenário, não se pode desconsiderar as trocas de emprego. Ou seja, as empresas investem na formação e capacitação técnica dos seus colaboradores e, por vezes, quando estão preparados para o exercício pleno das suas funções acabam por trocar de trabalho. Os atuais softwares de gestão permitem delinear processos diferentes para cada cargo, fazendo da adaptação ao uso destas ferramentas mais simples e intuitivo.

O Sage X3 pode ser adaptado consoante os requisitos, as funções de utilizador e as preferências de cada empresa para fornecer uma solução de software de rápida implementação, gestão simples e de fácil utilização.

Gestão de Empresas

A revolução da manufatura inteligente

A evolução tecnológica tem vindo a causar impacto na forma como as indústrias são geridas, sempre com o objetivo final de otimizar a produtividade e eliminar ineficiências. A manufatura inteligente tem vindo a informatizar todas as operações nos setores industriais, aumentando a eficiência da utilização dos recursos e dos trabalhadores, bem como desenvolvendo uma capacidade cada vez maior de adaptação aos novos processos.

Utilizando sensores nas máquinas que estejam conectados ao sistema de gestão, torna-se mais simples organizar os processos e estar cada vez mais alinhado com os clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

As empresas de manufatura que adotam este modelo de organização têm, progressivamente, registado melhorias nos seus resultados, particularmente ao nível da eficiência, da redução de defeitos nos produtos e da melhoria da satisfação dos clientes.

Como se processa?

Através da recolha e análise de grandes quantidades de dados dos sensores integrados com o sistema de gestão: só assim se torna possível avaliar o processo de produção etapa a etapa, tendo informações reais disponíveis sempre que necessário. A partir deste ponto, o caminho é procurar soluções para resolver as ineficiências detetadas.

Quais as barreiras?

O custo elevado para a implementação deste sistema é o principal entrave para o desenvolvimento desta área. No entanto, a evolução tecnológica reduz a cada dia os custos de equipamento, bem como os sistemas de gestão, que têm menos custos de implementação e de aplicação de recursos em infraestrutura, aumentando o retorno.

O Sage X3, solução de gestão global para médias e grandes empresas, elimina a complexidade de gerir o negócio, com uma solução de gestão empresarial mais rápida, mais simples e mais flexível.