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Os canais de televisão por streaming estão a ganhar mercado

Pela primeira vez no Reino Unido, os canais de televisão por streaming ultrapassam os canais por cabo pagos. Pensa-se que esta será uma tendência crescente nos próximos anos, na maioria dos países da europa. A Netflix é a principal empresa na origem desta mudança no consumo de conteúdos de entretenimento.

Desinvestimento da parte dos canais tradicionais

Canais como a BBC, a ITV ou o Channel 5 diminuíram o investimento na produção de conteúdos, enquanto o número médio de horas que as pessoas passam a ver televisão não pára de decrescer. A média diária no Reino Unido desceu para os 38 minutos em 2012.

Estes dados são originários de um relatório da empresa de pesquisas Ofcom, que analisou as principais tendências no setor da televisão e rádio.

Principais conclusões deste estudo

O estudo indica que empresas como a Netflix, Amazon Prime e Sky Now TV atingiram um valor global de 15,4 milhões de utilizadores. A diminuição do investimento dos canais de cabo em cerca de 28% acelerou a sua quebra.

Em relação à descida do tempo de visionamento de televisão, o maior decréscimo conta-se entre a faixa etária dos 16 aos 34 anos. Algo que as empresas, ao contratarem publicidade, devem ter em conta. A banda larga veio permitir o surgimento dos canais por streaming, aumentando a oferta de conteúdos alternativos. Os canais de televisão perdem espaço para os canais de streaming, como o YouTube, mas também para o gaming (jogos de consola, PC, etc.).

Acompanhar a mudança

É importante para as empresas estarem atentas às mudanças no consumo, mesmo quando não estão ligadas à área de criação de conteúdos. Estas alterações geram fenómenos em cadeia, influenciando o mercado de diferentes formas.

Outro motivo para estar alerta é a publicidade. É essencial conhecer as preferências dos consumidores e de que forma gastam o seu tempo, de forma a selecionar o tipo de publicidade mais adequado à empresa.

Acompanhar a mudança passa também por contar com um software de faturação de última geração. Aceda aos dados da empresa a partir de qualquer lugar, com Sage Faturação. Passe menos tempo em tarefas administrativas e ganhe mais tempo para se dedicar aos seus clientes.

 

Contabilidade

Contabilidade 3.0: A mudança do papel do contabilista na era digital

Com a integração das novas tecnologias nos processos empresariais, muitos perfis laborais estão a evoluir para se adaptarem à nova era digital – os contabilistas não são exceção. As empresas exigem cada vez mais dos seus contabilistas. A estratégia de negócio, os projetos de expansão e a análise das tendências da indústria são as áreas onde se espera que os contabilistas contribuam com seu conhecimento e experiência.

Um relatório da Sage, intitulado de “Practice of Now 2018”, revelou que 83% dos clientes exige mais dos contabilistas agora do que há cinco anos atrás, enquanto 42% espera que os seus contabilistas ofereçam insights para a estratégia empresarial e de consultoria.

Jennifer Warawa, EVP para Parceiros, Contabilistas e Alianças na Sage, explica: “Esta será sem dúvida uma perspetiva intimidante para alguns e empolgante para outros. Então, como podem os contabilistas acompanhar o ritmo da mudança e tornarem-se realmente valiosos para os seus clientes? Será que o futuro da contabilidade reside na inovação tecnológica e no aumento da produtividade, mas também na capacidade de oferecer aconselhamento e consultoria, além das suas responsabilidades tradicionais?”.

Tendo em conta este contexto, a Sage criou um conjunto de recomendações para ajudar a evolução deste perfil laboral tão importante nas empresas:

Ir para além dos livros de contas

Com todo o conhecimento que possuem dos lucros, perdas e despesas operacionais das empresas, os contabilistas têm uma visão real do negócio e podem analisar com clareza quais as estratégias de crescimento que estão ou não a resultar. Embora esta vantagem estratégica seja muitas vezes pouco reconhecida e desconsiderada dentro das empresas onde trabalham, os contabilistas podem ser uma excelente fonte de informação e conhecimento.

Atualmente esta profissão ganhou maior relevância dentro das empresas, e é-lhes pedido que utilizem os números, para ajudarem a apoiar novas estratégias e mudanças na direção empresarial – como a possibilidade de entrar em novos mercados, calcular risco versus benefício de lançar novos produtos e serviços, e determinar quais as parcelas da empresa que requerem investimento são novas áreas de responsabilidade agora associadas aos contabilistas.

Reorganize os processos de negócio atuais para garantir o sucesso futuro

Um contabilista com uma pequena ou média empresa cujas contas dos clientes funcionam perfeitamente, pode aproveitar inúmeras oportunidades para melhorar e impulsionar o seu valor e o dos clientes tirando proveito da inovação tecnológica.

Uma utilização mais abrangente dos serviços cloud pode melhorar radicalmente os processos e impulsionar a eficiência. À medida que o trabalho remoto se torna numa prática comum, a contabilidade na cloud permite aos colaboradores trabalharem com mais facilidade e sem problemas, independentemente da sua localização.

É também possível aceder aos relatórios através de dispositivos móveis e fazer atualizações imediatas às quais os colegas no escritório podem responder imediatamente. Além disso, a utilização de uma base de dados central e única irá evitar a duplicação, que permite uma colaboração contínua que reduz o tempo gasto a resolver problemas, aumentando assim a produtividade.

Contabilidade aumentada e inteligente

Muitos contabilistas já alteraram significativamente a forma como abordam o seu trabalho ou como respondem aos seus clientes, mas a dúvida que se mantém é “qual o próximo passo?” A tecnologia com machine learning ou capacidades inteligentes pode ser a resposta. Graças à utilização da automação e da capacidade de trabalhar em qualquer lugar e a qualquer momento, cerca de 66% dos contabilistas diz que investiria na inteligência artificial.

Numa primeira instância, pode ser necessária a aprendizagem de novas competências para os contabilistas e as suas firmas, sobretudo porque apenas 39% dos contabilistas se descreve como early-adopters. No entanto, com os olhos no futuro, estes gastos de dinheiro e tempo podem trazer resultados muito valiosos.

Os contabilistas qualificados com base na tecnologia mais inovadora, estarão melhor preparados para mudar de um mundo onde analisam livros de contas e preenchem formulários para um que oferece a possibilidade de ajudar a impulsionar o futuro do negócio.

Esteja preparado para a mudança

No mundo empresarial a contabilidade está a mudar rapidamente – e é uma realidade totalmente diferente de há 10 anos atrás. Para alguns, a evolução é rápida e para outros é uma transição gradual. Mas, independentemente do ritmo em que acontece, a mudança é uma oportunidade, e as empresas irão alcançar certamente mais valor através dos seus contabilistas se os virem menos como administradores financeiros e mais como consultores com experiência especializada e conhecimentos estratégicos e operacionais sólidos.

Os contabilistas e as empresas que estiverem dispostos a adotar esta mudança estarão na vanguarda da liderança empresarial do futuro, enquanto os que resistem arriscam-se a ficar para trás.

 

 

Este é um estudo independente e contratado pela Sage à empresa Viga, contando com 3000 entrevistas a contabilistas clientes da nossa empresa em todo o mundo (EUA, Reino Unido, Canadá, Brasil, Espanha, França, Austrália e Irlanda).

 

 

 

Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Levi’s Strauss: uma nova estratégia – segunda parte

No artigo de hoje, acompanhamos a nova estratégia em cinco partes que permitiu à empresa Levi’s Strauss recuperar de um momento de crise.

O novo CEO estabeleceu a necessidade de identificar e reforçar o Core Business, expandir o negócio, apostar nas vendas online, aumentar a eficiência nas operações e investir na inovação.

Core business

 Um dos pontos mais importantes passa por reconhecer qual é o core business. No caso da Levi’s Strauss, os artigos mais vendidos são as jeans masculinas. Identificar os pontos principais de vendas (cadeias como Sears, Macy’s) e os mercados de exportação.

Mesmo que não exista espaço para um grande crescimento, é essencial que esta parte do negócio se mantenha saudável.

Expandir o negócio

Identificar as áreas mais fracas e concretizar uma estratégia de expansão. No caso desta marca, as vendas de roupa feminina tinham valores baixos. Em países como o Brasil, Rússia ou Índia, a oportunidade de expansão era óbvia.

Aumentar vendas online

Outra das aprendizagens realizadas baseia-se na necessidade de liderar nas vendas online. A capacidade de controlar a apresentação dos produtos, quer nas lojas físicas próprias, quer online, tem um efeito muito positivo no aumento das vendas.

Por esse motivo, é fundamental ter a capacidade de captar os consumidores, oferecendo a melhor experiência online possível.

Excelência operacional

É extremamente importante que a nível operacional todos os processos estejam apurados. Um software de ERP da Sage permite um controle das operações e uma visão de 360° da empresa.

Investir na inovação

Por último, continuar a apostar na inovação. Desde 2013, os maiores sucessos foram gerados graças ao Laboratório de Inovação. A linha feminina, pensada para ser mais confortável, numa época em que a roupa desportiva ganhou espaço, foi uma das inovações mais bem-sucedidas.

Passado e Futuro

Deve existir sempre um equilíbrio entre passado e futuro quando se trata de uma marca com uma história tão relevante. Este caso destaca-se como exemplo para outras empresas, que se encontram num momento de estagnação e declínio. É sempre possível alterar a situação, basta uma análise aprofundada e um pensamento crítico sobre os problemas a resolver.

Leia a primeira parte do artigo aqui.

 

 

Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Levi’s Strauss: como uma empresa icónica recuperou de uma crise profunda

Poucas marcas de roupa conseguem ser tão icónicas como a Levi’s Strauss, uma empresa histórica que, em 1870, alcançou um enorme sucesso. A patente das calças de ganga reforçadas com tachas metálicas tornou-se a roupa de trabalho por excelência pela sua elevada resistência.

Apesar deste passado glorioso, entre 2001 e 2010 a empresa passou por dificuldades, com faturação extremamente irregular. Um novo CEO foi contratado com a complicada missão de recuperar a empresa.

Problemas estratégicos

A maioria dos diretores não estavam a trabalhar em conjunto, seguindo uma estratégia comum. Não existia uma estratégia transversal aos vários departamentos da empresa, nem havia a consciência de que se passava por um momento difícil. A ausência de uma cultura de disciplina financeira prejudicava profundamente a empresa.

Conhecer o consumidor

O novo CEO, com um passado numa grande empresa, a Procter & Gamble, procurou interagir novamente com os consumidores, tentando perceber como as mudanças podiam ter afetado a relação com o produto. Esta abordagem, mesmo gerando dados essencialmente qualitativos, foi extremamente útil.

Foi na sequência destes encontros que uma consumidora lhe disse a frase: “You wear other jeans, but you live in Levi’s.” Um resumo perfeito da essência da marca.

Nova estratégia em cinco partes

Era claro para o novo CEO que a empresa necessitava de uma nova estratégia. Foi delineada uma abordagem tendo por base cinco partes. Identificar e reforçar o Core Business, expandir o negócio, apostar nas vendas online, aumentar a eficiência nas operações (nomeadamente com um software de ERP) e investir na inovação.

Não deixe de ler a segunda parte deste artigo, onde vamos analisar estes cinco pontos da estratégia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tesouraria

Casos de sucesso Sage: Grupo TAP

A empresa de aviação Grupo TAP é um símbolo nacional e um dos utilizadores de software Sage mais emblemáticos.

A TAP foi criada a 14 de março de 1945, na altura designada ainda como Secção de Transportes Aéreos, sob a alçada do Secretariado Nacional da Aeronáutica Civil. Em apenas 10 anos, a TAP alcançava 64 mil passageiros, mil trabalhadores e 14 mil quilómetros de rede. Hoje, a companhia voa para 82 destinos e está presente em 35 países.

Toda esta atividade faz com que a empresa lide diariamente com 13 bancos nacionais e 51 internacionais, sentindo a necessidade de uma uniformização da informação financeira. A empresa considerou necessário harmonizar a comunicação e reconciliação bancária e centralizar a informação. Era preciso dar à Tesouraria da TAP ferramentas mais avançadas para conseguir apoiar a gestão, e é neste contexto que surge o software Sage XRT Treasury.

Com o software Sage, a TAP conseguiu otimizar e tornar mais eficientes as suas operações de Tesouraria, integrando a informação que antes estava dispersa por vários módulos numa base de dados única.

Sage XRT Treasury veio dar as condições necessárias ao Grupo TAP para continuar a crescer, mantendo um controlo célere e claro de toda a informação financeira. Assista ao vídeo e saiba mais sobre este caso de sucesso Sage.