Browsing Tag

Software

Sage Faturação

Como criar o melhor valor para o vosso melhor cliente

Negócios são feitos para lucrar. É natural procurarem sempre novas alternativas para potenciar o vosso lucro. No entanto, nem sempre maior volume de vendas vos trará mais lucro. Por vezes, o lucro máximo está mesmo à vossa frente.

A chave está naquilo que oferecem e a quem. O princípio Pareto estabelece a proporção de 80-20, no vosso negócio, ou seja, que 80% da vossa receita vem de apenas 20% da vossa oferta. Podemos aplicar com sucesso a mesma norma aos vossos clientes e aos vossos preços.

20% dos vossos clientes com maiores gastos pagarão quatro vezes mais que os restantes e os 4%, 16 vezes mais. Compreender estas linhas de investimento pode ter grande impacto nos vossos resultados.

As melhores formas de cobrar mais aos vossos melhores clientes passam por vendas adicionais. Logo após a venda inicial, o cliente está aberto a receber uma sugestão de outro produto que pode completar a venda inicial, a um preço mais em conta.

No caso de produtos de uso recorrente, um modelo de assinatura é uma mais valia para o vosso negócio. Assim, os vossos clientes ganham em conveniência e em valor, ao escolherem uma subscrição, e o vosso negócio ganha receita mensal recorrente e aumenta os valores de longevidade de cliente.

Equacionem experiências VIP, para que os vossos melhores clientes tenham a melhor experiência que o vosso negócio pode proporcionar. Os vossos melhores clientes procurarão também soluções que lhes concedam estatuto. Por isso, tenham ofertas especiais para quem procura a sensação de fazer parte do vosso clube privado.

O vosso objetivo tem que ser oferecer a melhor e mais completa solução aos vossos clientes, para nunca deixarem lucro potencial para trás. Apostem numa solução Sage Faturação, um software certificado para vos ajudar a agilizar os processos mecanizados do melhor potencial do vosso negócio. O estudo dos relatórios de vendas facultados por esta solução Sage levar-vos-ão a faturar ao vosso melhor potencial.  Não deixem de aproveitar um desconto de 25% na compra destas soluções Sage, até 13 de dezembro.

 

Sage Enterprise Management

O caminho para ter a melhor equipa de vendas

Grande parte de um negócio depende de uma equipa de vendas motivada, focada nos resultados e com um excelente desempenho. Hoje, vamos analisar como formar o melhor grupo para levar a vossa empresa ao nível seguinte.

  1. Apostem na formação

Em primeiro lugar, é essencial que invistam na vossa equipa, proporcionando formação sobre como fechar negócios e sobre atendimento ao cliente. Apostar nos vossos colaboradores vai permitir-lhes oferecer um atendimento de excelência e fechar negócios com mais eficiência.

  1. Estabeleçam objetivos

Todos nós precisamos de uma meta desenhada para nos esforçarmos até lá. Estipulem objetivos de equipa e individuais, pois gerará motivação e aumentará o rendimento do vosso negócio.

  1. Usem métricas

Meçam resultados, para que consigam acompanhar o desempenho da vossa equipa de vendas. A disseminação dos KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho) surge da sua utilidade de medição de resultados e por possibilitarem relatórios que podem e devem ser seguidos.

  1. Criem um sistema de recompensa

O esforço dos vossos colaboradores deve ser reconhecido e é, por isso, essencial que implementem uma forma de recompensar a sua performance e, assim, aumentar o desempenho de vendas. Um formato nivelado, com diferentes prémios para diferentes proezas, incentivará a vossa equipa a tentar sempre fazer melhor.

  1. Optem por um software de vendas

Para a vossa equipa maravilha brilhar, um software de gestão integrada é essencial. Agreguem as informações necessárias para as várias facetas do vosso negócio e acompanhem atualizações em tempo real. Um software Gestão ERP da Sage  oferece relatórios de vendas que beneficiarão o trabalho das vossas equipas. Usufrua de 30% de desconto, até dia 6 de dezembro.

 

Sage Sessions

O nosso “Parceiro do Futuro” está na Cloud!

Os benefícios da Cloud são fartos, em comparação com soluções locais (on-premise). O custo inicial é logo menor, a implementação mais rápida e permite assinatura do serviço de acordo com necessidade. Por isso mesmo, a flexibilidade que empresta a qualquer negócio faz da Cloud uma escolha ideal para PME. Além disso, o crescimento do seu negócio não tem que ficar preso ao tipo de solução escolhida inicialmente, pois pode desenvolver-se com o percurso da vossa empresa.

Sem dúvida que a era da transformação digital está a acelerar o impacto que a Cloud tem sobre modelos de negócio de canais. A IDC prevê que, este ano, o investimento em Cloud software seja 5.5 vezes aquele o do ano passado e que, até 2020, mais de 70% do lucro de revendedores de serviços da Cloud seja intermediado por parceiros de canal e intermediários.

Até 2020, é também esperado que SaaS (Software as a Service) seja o tipo de serviço de Cloud mais relevante, dominando 60% do mercado e mantendo um crescimento de vendas sobre pacotes de software. A venda de soluções de Cloud continua a crescer a um ritmo sete vezes maior que o do mercado tecnológico geral.

Para parceiros, a venda de soluções de Cloud representa muitas vantagens: 66% mais previsibilidade de lucro recorrente, 63% mais oportunidades de vendas adicionais e 51% maior expansão geográfica de vendas, entre outras.

Os parceiros com margens maiores de vendas de soluções de Cloud investem em colaboradores de vendas especializados, assim como colaboradores técnicos especializados na mesma área e em marketing digital, entre outras ações.

O estudo “O Parceiro do Futuro” da Sage e IDC será apresentado na segunda edição das Sage Sessions, hoje. Pode seguir a transmissão em livestream e acompanhar a intervenção do chef Ljubomir Stanisic e a mesa redonda “Digitalização, internacionalização, revolução: o futuro das empresas portuguesas”, ao longo da tarde, aqui.

 

Sage One

Compreender o fluxo de caixa do vosso negócio

A liquidez é a melhor amiga de qualquer negócio. Sem ela, um negócio não funciona, como nós sem oxigénio. Um relatório de fluxo de caixa é a ferramenta indicada para indicar o caminho da vossa atividade principal, como uma lista de mandamentos de negócio. Por isso, neste artigo, vamos estabelecer as noções básicas deste tema.

As regras do fluxo de caixa

A regra número um é que, em qualquer mês, devem faturar mais do que gastam. Pode parecer uma norma simples mas é um mandamento que, por vezes, escapa. A regra número dois é que a faturação tem de ocorrer no momento certo.

Um relatório de fluxo de caixa demonstrar-vos-á os vossos prejuízos e lucros. Criem uma folha de cálculo de 12 meses e estruturem um plano de vendas e de quando devem receber pagamentos.

Numa coluna seguinte, calculem o que devem pagar e quando. Considerem processamento de salários e ciclos de negócio, além de custos constantes, como renda e financiamento bancário. Devem assegurar-se que a liquidez dos meses mais gordos ajuda a cobrir os meses mais magros.

Os altos e baixos do negócio

Depressa vão descobrir, caso ainda não o saibam, que a liquidez de um negócio tende a subir e descer, como uma onda. Devem estruturar as vossas finanças de forma a que nenhum período previsível de necessidade surja em momentos de menor liquidez. A projeção de um relatório de fluxo de caixa ajuda a prever o futuro das vossas obrigações e benefícios.

Com tempo e experiência do vosso negócio, a comparação entre relatórios e vendas concretas permitirão que identifiquem momentos de maior pressão que possam ser antecipados.

Buracos financeiros antecipados

Um relatório de liquidez é como um mapa que oferece visibilidade sobre o futuro do vosso negócio. Imaginemos, por exemplo, que sabem como as vossas vendas se vão desenrolar em qualquer mês. No entanto, faturam de 30 em 30 dias e no momento da entrega do vosso produto. Isto pode significar que não recebem pagamentos durante seis semanas. Qualquer cobrança na quinta semana pode resultar num buraco financeiro que deve ser solucionado. Um relatório de fluxo de caixa possibilita compreensão do vosso mês de vendas e até antecipação de imprevistos deste tipo.

A importância de um relatório de liquidez

Liquidez é a realidade do vosso negócio e o principal fator que o permite sobreviver e prosperar. Assim, um relatório é um mapa dos meandros das finanças da vossa empreitada, desde o agente mais importante, o pagamento dos vossos clientes, e financiamento e empréstimos, até todas as despesas, de fornecedores, renda, salários e custos gerais. Não dispensem a inclusão de pagamento de impostos.

Não se esqueçam do adágio de vendas: volume de negócio é vaidade, lucro é sanidade, liquidez é realidade. Podem ter um volume de negócio grande, sem lucro ou com grande lucro, sem liquidez, devido a dívidas. Devem conhecer todos os números que constituem a realidade do vosso negócio. No entanto, é indispensável que compreendam a importância de ter uma imagem clara da liquidez da vossa empresa, para que possam jogar com valores concretos e manter o vosso negócio com sucesso.

Com Sage One, podem organizar faturação, gerar relatórios de ganhos e perdas, acompanhar as despesas de compra do vosso negócio e consultar relatórios de antiguidade de saldo de clientes e fornecedores. Mantenham-se ao corrente de todas as vossas contas!

 

Gestão Financeira

A resposta para as vendas de Natal perfeitas está nas vossas mãos

Muitas empresas de retalho veem as suas vendas anuais subir 30% no final do ano. No entanto, cada ano é diferente e esta época de festas tende a ser volátil. A boa notícia é que a chave para criar o plano de vendas ideal está escondida nos relatórios do vosso negócio.

O estudo dos padrões de comportamento dos vossos clientes oferecer-vos-á a melhor forma de estabelecer preços, deslindar necessidades de stock e como determinar a vossa estratégia de marketing.

Determinem a direção de vendas da mesma época no ano anterior

Partindo dos vossos relatórios de faturação mensais, assim como do acumulado do ano fiscal, desenhem a história de vendas do ano anterior, no período em questão. Sem este tipo de informação, será impossível fazerem uma comparação para precisar se estão a ter sucesso ou não.

Definam metas de vendas

Estudem os resultados de vendas de anos anterior e esbocem objetivos de vendas, de acordo com a realidade. Tenham em conta todos os fatores que consigam distinguir. Por exemplo, um certo produto só vendeu em grande volume com um corte de preço específico. Tenham em conta que esse corte, incluindo-o na vossa estratégia de preços, pode trazer maior volume de vendas.

Atentem nas margens de lucro

Com uma boa solução de gestão como Sage 100cloud, ganham acesso facilitado a históricos de vendas e análises financeiras. Dessa forma, simplificam o processo de análise de tendências para estudarem anos anteriores.

Há que fazer uma leitura informada da imagem que as tendências pintam. Talvez as vendas tenham escalado num período porque ganharam um novo grande cliente ou porque apresentaram um novo produto que se revelou muito popular. Assimilem as razões para que possam aproveitar a oportunidade da melhor forma. Pode ser que o novo cliente abra as portas para um novo setor, com outras empresas com as mesmas necessidades. Pode ser que a introdução de um produto novo bem-sucedido apresente o momento para reavaliar as vendas das gamas anteriores.

Infelizmente, podem enfrentar uma situação em que as vendas tenham caído no período das festas. Devem analisar os fatores que condicionaram a vossa atividade em anos anteriores. Perdas de fornecedores ou aumento de preços que tenham afundado vendas em épocas passadas devem ser lições para o período que se avizinha. Façam uma análise dos preços que os vossos clientes esperam encontrar ou como se devem alinhar com a concorrência. Façam uma gestão de stock atualizada com Sage 100cloud para manter sempre informada a relação com os vossos fornecedores.

Têm convosco possivelmente o maior benefício de um negócio que já tenha superado o primeiro ano – um relatório de vendas acumuladas. Estudar a performance do vosso ano de negócio permite-vos alinhar os objetivos certos para que, este Natal, recebam bons relatórios de vendas no sapatinho.