Browsing Tag

Talento

Recursos Humanos

Como gerir talentos nas empresas

A forma como se gere talentos está em constante mudança e, por isso, é importante que as empresas estejam atentas à evolução do mercado e às reais aspirações dos seus colaboradores.

Se uma empresa deseja ser bem sucedida, deve procurar atrair e reter os melhores funcionários. Não basta oferecer um salário alto, existem outros elementos que devem ser considerados, tendo em conta o perfil dos colaboradores.

Oportunidade para crescer.

Desde sempre, as pessoas procuram crescer e evoluir na empresa e as oportunidades devem ser semelhantes em todos os setores. Isto significa ter acesso a cursos e atualizações que auxiliem o colaborador a realizar melhor as suas tarefas e a ganhar novas competências.

Desenvolvimento pessoal.

Hoje em dia, os colaboradores estão preocupados com o seu desenvolvimento pessoal. Um software de Recursos Humanos pode ser muito útil na gestão da oferta de formação e de coaching.

Foco em resultados.

É essencial que as empresas percebam que, mais do que as horas de trabalho, conta a atividade que é realizada. Devem procurar ter uma abordagem flexível dos horários de trabalho, permitindo que este possa ser feito a partir de casa.

A flexibilidade de horários é um dos elementos mais apreciados pelos colaboradores. Com a exceção de algumas funções, é desejável que quase todos os trabalhos possam ser feitos à distância.

Valorizar os projetos.

Quando as equipas são reunidas em função do projeto, a hierarquia pode variar dentro do grupo. Um funcionário numa posição intermédia pode ser o líder de um determinado projeto.

Esta forma de trabalhar permite o despontar de novos talentos. Os cargos são uma indicação, mas não devem ser encarados de forma rígida.

Ambiente de trabalho

Mais do que um trabalho para a vida, os talentos de hoje procuram desafios e novas experiências. Colocados perante duas oportunidades com um valor de salário semelhante, as perspetivas de crescimento e o clima organizacional serão temas decisivos para a escolha.

Garantir um bom ambiente é essencial como elemento de atração. Elementos decorativos e arquitetónicos têm importância, mas o que conta bastante e, principalmente, é o nível de liberdade de expressão e de descontração.

 

 

 

 

 

 

Gestão de Pessoas

Como conseguir os melhores talentos para a sua empresa

Se estão a ponderar recrutar novos talentos para fazer parte da sua empresa, terão de estar preparados para competir com outras empresas no momento de conseguir captar o interesse dos melhores candidatos.

Antes de qualquer outra coisa, assegurem-se de que o seu anúncio explica porque é que alguém pode querer trabalhar para vocês. Se oferecem um posto de trabalho interessante, divertido e emocionante, então não tenham receio de o dizer.

Exponham bem os requisitos da função para a qual estão a recrutar e peçam que, para além do CV, os candidatos enviem uma carta de apresentação que explique por que consideram ser indicados para o lugar.

Se sabem exatamente o que procuram num colaborador, então não percam tempo a entrevistar dezenas de candidatos que não se adequam ao que procuram – se determinada pessoa não cumpre os requisitos essenciais, não há necessidade de a manter no processo de recrutamento.

Para simplificar o processo, optem por selecionar apenas os candidatos mais promissores para uma entrevista presencial. O grau de exigência ao selecioná-los vai depender, obviamente, do grau de sucesso em atrair candidatos.