Browsing Tag

Talento

Recursos Humanos

Como atrair colaboradores a uma escala global?

Em nenhum momento da história das empresas foi mais importante captar talento global. Cada vez mais existe uma força de trabalho que, devido às suas capacidades, trabalha além-fronteiras, aproveitando oportunidades e explorando o seu potencial em pleno.

A possibilidade de trabalhar online permite que, a partir de qualquer localização, se preste serviços a várias empresas. Em resultado, empresas de topo competem entre si para atrair os principais talentos.

Governos e empresas unidos na atração de talento

As organizações sabem que necessitam de todo o talento disponível para se manterem no topo, num contexto em que as mudanças são cada vez mais rápidas.

Um dos melhores exemplos de cooperação entre um governo e empresas privadas acontece na Estónia. Este país apostou no desenvolvimento de hubs tecnológicos e criou uma e-residência para todos os que estejam interessados em trabalhar e desenvolver empresas na Estónia.

Quais os destinos que atraem mais talento?

Um estudo da Universidade de Cambridge e Launchfield procurou identificar os fatores decisivos para a mobilidade num inquérito que abarcou 2100 profissionais.

Londres e a Europa

No topo continua a cidade de Londres, indicada como a principal para startups e hubs tecnológicos. Oportunidades de trabalho e cultura eram as principais razões apontadas para tornar Londres tão atraente.

Igualmente bem posicionadas estão Tallin, Berlim, Barcelona e Estocolmo. Tallin e Estocolmo têm taxas de criminalidade baixas, o que é um outro fator mencionado como atrativo. A circulação entre fronteiras nestes países europeus é bastante mais fácil.

Singapura, fácil para criar empresas

Esta cidade é provavelmente o mais importante pólo em tecnologia e inovação, ultrapassando cidades como Nova York ou São Francisco. Beleza natural e uma forma de trabalhar e realizar negócios com pouca burocracia parecem ser os principais motivos deste sucesso.

Recursos Humanos

As empresas de topo e os seus departamentos de Recursos Humanos devem estar atentos à necessidade de atrair talentos a um nível global. Um software de RH adaptado a uma grande empresa é fundamental para fazer um acompanhamento de equipas situadas em vários locais, com diferenças a nível de legislação laboral.

A Sage tem soluções de Recursos Humanos adaptadas a grandes empresas que permitem valorizar e fidelizar colaboradores, identificando o perfil certo para cada cargo ou missão.

 

 

 

 

 

Recursos Humanos

Como gerir talentos nas empresas

A forma como se gere talentos está em constante mudança e, por isso, é importante que as empresas estejam atentas à evolução do mercado e às reais aspirações dos seus colaboradores.

Se uma empresa deseja ser bem sucedida, deve procurar atrair e reter os melhores funcionários. Não basta oferecer um salário alto, existem outros elementos que devem ser considerados, tendo em conta o perfil dos colaboradores.

Oportunidade para crescer.

Desde sempre, as pessoas procuram crescer e evoluir na empresa e as oportunidades devem ser semelhantes em todos os setores. Isto significa ter acesso a cursos e atualizações que auxiliem o colaborador a realizar melhor as suas tarefas e a ganhar novas competências.

Desenvolvimento pessoal.

Hoje em dia, os colaboradores estão preocupados com o seu desenvolvimento pessoal. Um software de Recursos Humanos pode ser muito útil na gestão da oferta de formação e de coaching.

Foco em resultados.

É essencial que as empresas percebam que, mais do que as horas de trabalho, conta a atividade que é realizada. Devem procurar ter uma abordagem flexível dos horários de trabalho, permitindo que este possa ser feito a partir de casa.

A flexibilidade de horários é um dos elementos mais apreciados pelos colaboradores. Com a exceção de algumas funções, é desejável que quase todos os trabalhos possam ser feitos à distância.

Valorizar os projetos.

Quando as equipas são reunidas em função do projeto, a hierarquia pode variar dentro do grupo. Um funcionário numa posição intermédia pode ser o líder de um determinado projeto.

Esta forma de trabalhar permite o despontar de novos talentos. Os cargos são uma indicação, mas não devem ser encarados de forma rígida.

Ambiente de trabalho

Mais do que um trabalho para a vida, os talentos de hoje procuram desafios e novas experiências. Colocados perante duas oportunidades com um valor de salário semelhante, as perspetivas de crescimento e o clima organizacional serão temas decisivos para a escolha.

Garantir um bom ambiente é essencial como elemento de atração. Elementos decorativos e arquitetónicos têm importância, mas o que conta bastante e, principalmente, é o nível de liberdade de expressão e de descontração.

 

 

 

 

 

 

Gestão de Pessoas

Como conseguir os melhores talentos para a sua empresa

Se estão a ponderar recrutar novos talentos para fazer parte da sua empresa, terão de estar preparados para competir com outras empresas no momento de conseguir captar o interesse dos melhores candidatos.

Antes de qualquer outra coisa, assegurem-se de que o seu anúncio explica porque é que alguém pode querer trabalhar para vocês. Se oferecem um posto de trabalho interessante, divertido e emocionante, então não tenham receio de o dizer.

Exponham bem os requisitos da função para a qual estão a recrutar e peçam que, para além do CV, os candidatos enviem uma carta de apresentação que explique por que consideram ser indicados para o lugar.

Se sabem exatamente o que procuram num colaborador, então não percam tempo a entrevistar dezenas de candidatos que não se adequam ao que procuram – se determinada pessoa não cumpre os requisitos essenciais, não há necessidade de a manter no processo de recrutamento.

Para simplificar o processo, optem por selecionar apenas os candidatos mais promissores para uma entrevista presencial. O grau de exigência ao selecioná-los vai depender, obviamente, do grau de sucesso em atrair candidatos.