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A Inteligência Artificial está a transformar o trabalho na Banca

No último ano a Banca ganhou um verdadeiro entusiasmo com a Inteligência Artificial. Os consultores têm-se dedicado a escrever sobre o impacto esperado neste setor com a introdução progressiva da I.A. e sobre o tipo de investimento que será realizado em relação ao desenvolvimento de soluções inovadoras.

De par com a excitação pela I.A., existe também a preocupação natural com a redução da necessidade de trabalhadores.

A Inteligência Artificial vai diminuir a necessidade de trabalhadores?

Se um banco pode automatizar alguns dos seus processos, então deixará de necessitar de trabalhadores a realizarem essas funções. Na última década, assistimos a um declínio do número de pessoas em atendimento nos serviços de frente em loja ou balcão. No caso dos bancos, assistimos a uma diminuição do número de dependências. As primeiras aplicações da I.A. foram concretizadas nos serviços de apoio ao cliente.

A digitalização dos serviços de apoio ao cliente

Chatbots e assistentes virtuais foram ganhando terreno no quotidiano das instituições bancárias. No banco J.P. Morgan, a I.A. é utilizada para responder às questões dos clientes e para antecipar as suas necessidades futuras. O seu assistente virtual utiliza a tecnologia proporcionada pela Amazon, a Alexa.

Este tipo de produtos parecem ser os mais ameaçadores pois aprendem e melhoram a sua capacidade para atender clientes sem necessitarem do envolvimento humano.

Prioridades no uso de I.A. na atividade bancária

Além do apoio ao cliente, a principal forma de utilização da I.A. não é ameaçadora para a criação de trabalho. A I.A. é utilizada para detetar fraudes, nomeadamente atividades de lavagem de dinheiro.

O enorme sucesso desta aplicação permite aliviar a pressão sobre investigadores, dando-lhe mais tempo para estudar cada caso em pormenor. A I.A. faz uma espécie de triagem perante alguns indícios.

A inovação tecnológica ao serviço das empresas

Seja qual for a área de negócio, a inovação tem sempre um peso importante na conquista de melhores resultados. A tecnologia permite às empresas ganharem vantagem competitiva e nenhuma área deve ser descuidada.

Transportem as vossas empresas para um ERP em Cloud. Acedam e atualizem informações, sempre em tempo real. Com o nosso ERP Cloud, poderão trabalhar de forma flexível e sem restrições onde quer que estejam, bastando ter conexão à internet.

 

Sage Enterprise Management

Os influencers na estratégia de expansão internacional – 2ª parte

A expansão internacional de uma empresa traz novos desafios, nomeadamente como ganhar a confiança de parceiros locais e dos consumidores.

Uma das formas de conseguir acelerar este processo é através de influencers locais que funcionam como apresentadores do produto/serviço, implementando estratégias eficazes na divulgação. Na segunda parte deste artigo, analisamos as estratégias alternativas.

Uma estratégia local

Por vezes, as grandes empresas delineiam estratégias globais mas não pensam de igual forma as suas estratégias locais. É necessário sentir o pulsar de cada região e ter um bom conhecimento da sua cultura e hábitos.

A equipa de marketing local tem esta sensibilidade e irá trabalhar junto dos influencers para delinear uma estratégia.

3 formas de trabalhar com influencers

  • Estabelecer um quadro comum para trabalho, dando alguma autonomia às equipas em cada área para escolherem uma abordagem adequada a cada mercado.
  • A outra hipótese passa por aplicar uma estratégia global de forma consistente em todos os locais com programas que incluam
  • A terceira opção parece reunir consenso entre um maior número de profissionais : consiste em estabelecer na sede uma estratégia geral depois adaptada aos mercados locais.

Podemos pensar que a sede tem mais recursos para se dedicar a desenvolver as melhores praticas para tipos de influenciadores diferentes e para monitorizarem ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento). Mas a verdade é que insistir numa gestão global à distância tem resultados menos eficazes. Existem nuances regionais que, à distância, na sede não é possível apreender.

O ideal é mesmo uma junção de esforços entre uma equipa local e outra global, aplicando estratégias que permitem considerar as várias experiências regionais e traduzir a visão global da empresa, de forma a ser entendida corretamente nos vários locais.

Uma nova geração de ERP

Agilizem a expansão internacional do seu negócio com um ERP de futuro. Reúna as principais áreas do seu negócio – das compras à gestão de stock, das finanças às vendas – num único sistema. Com toda a informação, consiga uma análise eficiente na qual possam basear a estratégia da empresa.

Em conclusão 

A confiança dos consumidores é sempre muito importante e construir esta ligação é essencial para o sucesso das empresas. No fundo, os influencers não são mais que um desenvolvimento dos canais de comunicação informais, do passar a palavra, através das plataformas e redes sociais.

Leia a primeira parte deste artigo, aqui.

 

 

 

BMS Sage Enterprise Management

O e-commerce está a mudar!

As compras online são cada vez mais parte do nosso quotidiano e estilo de vida. O retalho está empenhado em continuar a incentivar este crescimento, tornando as compras online cada vez mais agradáveis.

O e-commerce está cada vez mais competitivo, com a tecnologia a possibilitar websites mais inteligentes, envio mais rápido e uma maior exigência da parte dos clientes.

Personalização

Experiências cada vez mais adaptadas ao gosto pessoal dos clientes são uma das formas de melhorar os resultados. Sem o atendimento físico numa loja, em que um assistente procura ajudar o cliente, cabe à tecnologia ocupar este papel.

Algumas empresas analisam as compras passadas, usando esta informação para sugerir conteúdos que vão de encontro ao gosto do cliente. Outras empresas escolheram incorporar a Inteligência artificial na experiência de e-commerce. A empresa Facenote inovou ao aplicar a tecnologia de reconhecimento facial aos clientes, criando desta forma uma ligação emocional.

Realidade virtual

Existe uma tecnologia, em geral utilizada nos jogos de vídeo, que também pode ser aplicada às compras online. Empresas como a Magnolia Market encontraram uma forma de auxiliar os seus clientes através da realidade virtual. Criaram uma app que permite aos utilizadores verem, por exemplo, a mobília inserida no espaço que pretendem decorar.

Chatbots

Os Chatbots surgem para oferecer um acompanhamento ao longo da compra online, esclarecendo dúvidas frequentes. Sem hora de fecho, as lojas online permitem comprar a qualquer hora e também que os clientes vejam as suas dúvidas ser esclarecidas, sem necessidade de um assistente humano.

Compras nas redes sociais

Tanto o Facebook como o Instagram criaram espaços para compras dentro da plataforma. O Instagram criou a possibilidade de partilha de um link direto numa imagem de produto  bem como a de inserir o preço. Basta clicar no símbolo de uma mala para consultar o preço. As empresas não podem deixar de estar presentes nas redes sociais.

Um software de ERP

A Sage tem opções de software de ERP com API que integra com simplicidade as apps e complementa o software, ajustando-o às necessidades do negócio. Alcancem uma gestão que permita uma visão global da empresa.

Em conclusão

As mudanças trazidas pelas novas tecnologias estão a permitir que as compras online adquiram uma outra dimensão. Acompanhem as novas tendências e que 2019 seja um ano ímpar para o e-commerce.

Inovação e Tecnologia

A Inteligência Artificial levanta inúmeras questões éticas – 2ªparte

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nas nossas vidas, em áreas tão distintas como o armamento ou a investigação científica. É natural que se coloquem questões éticas sobre a sua implementação.

A IA tem preconceitos?

Uma das questões mais polémicas relaciona-se com a questão da discriminação, ou seja, estaremos a passar preconceitos ao programar a I.A? Um exemplo recente parece demonstrar que é esse o caso. Uma prisão nos Estados Unidos recorreu a um programa com I.A para determinar saídas condicionais da população prisional num estabelecimento penal da Florida.

A esse respeito, uma equipa de jornalista estudou 10 mil casos, chegando à conclusão que o software estava a assumir que os homens negros tinham uma taxa de reincidência que não tinha qualquer ligação com números reais.

IA e a segurança

 A IA permite uma recolha inédita de uma quantidade muito elevada de informação. Neste momento, na China, é recolhida e guardada informação sobre as atividades quotidianas dos cidadãos, a partir de diferentes aplicações, permitindo um controle estatal quase absoluto das cidades.

É muito provável que, sem o nosso conhecimento, outros estados exerçam formas de vigilância semelhantes, como foi relatado pela denúncia de Edward Snowden.

Em resposta a esta situação, a União Europeia avançou com o RGPD procurando estabelecer princípios de boas práticas no tratamento de dados pessoais, protegendo os cidadãos dos abusos realizados pelas empresas. Tarefa difícil, é criar mecanismos que permitam aos cidadãos da capacidade de escrutinar o alcance da vigilância exercido pelos Estados, em nome da segurança.

Tentativas de estabelecer um enquadramento ético à IA

Existem algumas iniciativas no sentido criar um espaço de reflexão sobre este tema. O fórum europeu AI4People debate o impacto social desta tecnologia e procura estabelecer estratégias na União Europeia.

O trabalho deste fórum contribuiu para uma declaração de Cooperação da União Europeia sobre a Inteligência Artificial, onde se estabelece o objetivo de utilizar a I.A. para objetivos positivos.

Invista no futuro da sua empresa, sem descuidar as questões éticas. Saiba mais sobre o que Sage pensa sobre os desafios da Inteligência Artificial.

 

 

 

 

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É tempo de enfrentar os problemas éticos levantados pela Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em diferentes áreas, com um potencial imenso para o bem e para o mal. Como acontece com todas as revoluções tecnológicas, é extremamente importante que a sua criação e aplicação sejam acompanhadas de uma necessária reflexão sobre os seus limites éticos.

Ao serviço da vida e da morte

A IA é neste momento utilizada em áreas tão distintas como drones militares em situação de guerra ou na área médica no diagnóstico de cancro. São exemplos extremos que demonstram a possibilidade de terminar ou salvar vidas com o auxílio desta tecnologia.

Projetos como Google´s DeepMind conseguiram de forma bem-sucedida estabelecer diagnósticos corretos em 94% dos casos analisados. A IA foi ensinada a reconhecer cerca de 50 patologias relacionadas com a visão, sem necessidade de um exame realizado por um médico especializado.

Alterações climáticas e IA

Uma das utilizações positivas da IA passa pelo estudo das alterações climáticas. Por exemplo, a análise do canto de aves à chegada ao Ártico permite analisar como as migrações de aves estão a ser afetadas. Um outro projeto analisa as imagens de corais no fundo do mar, tentando perceber o grau de resistência destas espécies ao aquecimento dos oceanos.

Veículos autónomos

 Um dos problemas potenciais com a IA é a falta de transparência relativa à responsabilidade dos programadores e da informação contida em algoritmos. O primeiro veículo autónomo foi lançado em 2016 sem que ninguém tivesse conhecimento de como tomava as suas decisões.

Coloca-se o problema de saber quem é responsável em caso de um erro e numa  situação de acidente surgem várias questões. O carro poderia ser programado para proteger os ocupantes de um carro ou de outro.

Um grupo de investigadores resolveu criar um mecanismo que permite ao proprietário tomar essa decisão, com uma espécie de alavanca ética que permite selecionar um modo altruísta, egoísta ou intermédio.

O veículo autónomo é um bom exemplo de como IA traz novos desafios éticos. Continue a acompanhar a segunda parte deste artigo amanhã.