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Vendas

Sage Faturação

Tracem o percurso de compra do vosso cliente para chegarem à meta de vendas

O que é planeamento de percurso do cliente? É o desenho do caminho e fases que uma persona pode percorrer. Deve ser fundamento com informação clara e conhecimento das práticas dos vossos clientes, para gerar uma compreensão completa das necessidades dos mesmos. Vamos explorar quais os benefícios que este planeamento pode trazer.

Uma análise do percurso do cliente no vosso negócio oferece muitas visões. Vão saber quais são os problemas do cliente durante o processo de compra, quais os pontos de contato que tendem a enfraquecer a operação e quais são as informações indispensáveis para o cliente, por exemplo. Assim, podem criar um percurso ideal, que almeje chegar ao cliente certo, à hora certa, através do canal certo, com o produto certo ou com o conteúdo certo.

Comecem por estabelecer a persona – uma representação de vários tipos de clientes, através da análise de dados reais, com o objetivo de compreender padrões de compra. De seguida, examinem os seguintes fatores:

  • Considerem o tipo de fases que essa persona atravessa durante a interação com o vosso negócio.
  • Estudem os seus raciocínios, expetativas e ações, com quem canais interagem e onde se mantém ativos.
  • Procurem contribuições de todas as equipas que interajam com clientes, para além de atendimento e incluindo especialistas de produto, por exemplo.
  • Considerem todos os canais de venda ou atendimento pelos quais o cliente pode passar. Infelizmente, o processo de compra pode fragilizar-se quando o cliente transita entre canais. Esforcem-se para que a experiência de compra seja una, fácil e sem percalços.

Sage Faturação é o próximo passo para apoiar e potenciar o crescimento do vosso negócio. Tracem o plano de ataque para o futuro, com acesso a gestão de inventário, de vendas e de fornecedores, para fortalecer o percurso ideal do vosso cliente comum.

 

Sage Enterprise Management

O caminho para ter a melhor equipa de vendas

Grande parte de um negócio depende de uma equipa de vendas motivada, focada nos resultados e com um excelente desempenho. Hoje, vamos analisar como formar o melhor grupo para levar a vossa empresa ao nível seguinte.

  1. Apostem na formação

Em primeiro lugar, é essencial que invistam na vossa equipa, proporcionando formação sobre como fechar negócios e sobre atendimento ao cliente. Apostar nos vossos colaboradores vai permitir-lhes oferecer um atendimento de excelência e fechar negócios com mais eficiência.

  1. Estabeleçam objetivos

Todos nós precisamos de uma meta desenhada para nos esforçarmos até lá. Estipulem objetivos de equipa e individuais, pois gerará motivação e aumentará o rendimento do vosso negócio.

  1. Usem métricas

Meçam resultados, para que consigam acompanhar o desempenho da vossa equipa de vendas. A disseminação dos KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho) surge da sua utilidade de medição de resultados e por possibilitarem relatórios que podem e devem ser seguidos.

  1. Criem um sistema de recompensa

O esforço dos vossos colaboradores deve ser reconhecido e é, por isso, essencial que implementem uma forma de recompensar a sua performance e, assim, aumentar o desempenho de vendas. Um formato nivelado, com diferentes prémios para diferentes proezas, incentivará a vossa equipa a tentar sempre fazer melhor.

  1. Optem por um software de vendas

Para a vossa equipa maravilha brilhar, um software de gestão integrada é essencial. Agreguem as informações necessárias para as várias facetas do vosso negócio e acompanhem atualizações em tempo real. Um software Gestão ERP da Sage  oferece relatórios de vendas que beneficiarão o trabalho das vossas equipas. Usufrua de 30% de desconto, até dia 6 de dezembro.

 

Gestão Financeira

A resposta para as vendas de Natal perfeitas está nas vossas mãos

Muitas empresas de retalho veem as suas vendas anuais subir 30% no final do ano. No entanto, cada ano é diferente e esta época de festas tende a ser volátil. A boa notícia é que a chave para criar o plano de vendas ideal está escondida nos relatórios do vosso negócio.

O estudo dos padrões de comportamento dos vossos clientes oferecer-vos-á a melhor forma de estabelecer preços, deslindar necessidades de stock e como determinar a vossa estratégia de marketing.

Determinem a direção de vendas da mesma época no ano anterior

Partindo dos vossos relatórios de faturação mensais, assim como do acumulado do ano fiscal, desenhem a história de vendas do ano anterior, no período em questão. Sem este tipo de informação, será impossível fazerem uma comparação para precisar se estão a ter sucesso ou não.

Definam metas de vendas

Estudem os resultados de vendas de anos anterior e esbocem objetivos de vendas, de acordo com a realidade. Tenham em conta todos os fatores que consigam distinguir. Por exemplo, um certo produto só vendeu em grande volume com um corte de preço específico. Tenham em conta que esse corte, incluindo-o na vossa estratégia de preços, pode trazer maior volume de vendas.

Atentem nas margens de lucro

Com uma boa solução de gestão como Sage 100cloud, ganham acesso facilitado a históricos de vendas e análises financeiras. Dessa forma, simplificam o processo de análise de tendências para estudarem anos anteriores.

Há que fazer uma leitura informada da imagem que as tendências pintam. Talvez as vendas tenham escalado num período porque ganharam um novo grande cliente ou porque apresentaram um novo produto que se revelou muito popular. Assimilem as razões para que possam aproveitar a oportunidade da melhor forma. Pode ser que o novo cliente abra as portas para um novo setor, com outras empresas com as mesmas necessidades. Pode ser que a introdução de um produto novo bem-sucedido apresente o momento para reavaliar as vendas das gamas anteriores.

Infelizmente, podem enfrentar uma situação em que as vendas tenham caído no período das festas. Devem analisar os fatores que condicionaram a vossa atividade em anos anteriores. Perdas de fornecedores ou aumento de preços que tenham afundado vendas em épocas passadas devem ser lições para o período que se avizinha. Façam uma análise dos preços que os vossos clientes esperam encontrar ou como se devem alinhar com a concorrência. Façam uma gestão de stock atualizada com Sage 100cloud para manter sempre informada a relação com os vossos fornecedores.

Têm convosco possivelmente o maior benefício de um negócio que já tenha superado o primeiro ano – um relatório de vendas acumuladas. Estudar a performance do vosso ano de negócio permite-vos alinhar os objetivos certos para que, este Natal, recebam bons relatórios de vendas no sapatinho.

 

Sage Enterprise Management

Como potenciar vendas na Black Friday – Parte 2

Na primeira parte, começámos uma análise dos passos que devem tomar para preparar a vossa loja em previsão da Black Friday. Aqui estão os últimos quatro passos a tomar.

 

  1. Comuniquem as vossas ofertas

O que nunca pode faltar é a comunicação das vossas promoções. Utilizem todos os canais ao vosso dispor. Tirem partido do potencial de alcance das redes socias e das vossas mailing lists, para comunicar as vossas ofertas.

 

Vão disputar a atenção dos vossos clientes com outras lojas. Por isso, nunca é cedo demais para começarem a planear os vossos anúncios de promoções. Assim, serão os primeiros na mente dos clientes, criando uma boa expectativa e assumindo lugar cativo no seu plano de compras.

 

  1. Tenham promoções relevantes

É imperativo que planeiem os vossos melhores descontos para anteciparem o vosso fornecimento e preverem vendas. Devem fazer todos os esforços possíveis para que possam responder às necessidades dos vossos clientes em época de corte de preço. Além disso, devem desenhar um plano de promoções específico para Black Friday, para que os vossos clientes reajam a descontos frescos, e utilizem alternativas quando não conseguem oferecer o melhor preço, como transportes grátis ou descontos em compras futuras.

 

  1. Não descurem o atendimento ao cliente

Preparem as vossas lojas físicas para os muitos clientes que vos vão visitar. Reforcem o número de colaboradores disponíveis, durante estes dias de grandes vendas, e assegurem a sua formação para que possam oferecer a melhor experiência de compra.

 

  1. Atentem ao vosso stock

Muitos clientes criam más impressões em grandes dias de vendas. A sua compra depende de stock que esgotou e só se vão lembrar de uma experiência frustrante. Antecipem grandes vendas e tenham na manga soluções várias para lidar com faltas de stock. Alinhem fornecedores alternativos, mesmo com preços menos atrativos.

 

Sage Enterprise Management permite uma preparação cuidada das vossas vendas, com gestão de produção e cadeia de abastecimento, além de análise de vendas após o facto. Oportunidades de vendas como a Black Friday são chances anuais que devem aproveitar ao máximo. Preparem a vossa loja com engenho e angariem clientes fiéis para este ano e para os que se seguem!