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Gestão de Empresas

Como atingir a geração de consumidores Millenial?

Para muitos, os Millenials, ou a geração Y, são ainda um caso por resolver. Com um início bem assente nos anos 80 mas uma data final que oscila entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000, a verdade é que todos os Millenials são hoje consumidores na idade adulta. Serão a força impulsionadora da economia no futuro. Vamos estudar as suas características.

Marcada pela crise económica de 2007/2008 e moldada pelos avanços tecnológicos estonteantes dos últimos vinte anos, são uma coorte social, ligada à recolha e partilha de informação. Os Millenials informam-se antes de tomarem a decisão de compra e partilham o seu ponto de vista nas redes sociais, quando clientes. Por isso, muitos mercados já tomam esta geração como trendsetters, pois influenciam os restantes consumidores com os seus comportamentos e expectativas.

Os Millenials também valorizam o contacto e interação que estabelecem com as marcas nas redes sociais. Essa comunicação e ligação que vai ser determinante para a decisão dos Millenials no momento de compra. Fazem um consumo maioritariamente mais atento, investindo em empresas em quem confiam e que partilham os seus valores sociais e éticos.

A lealdade dos Millenials às marcas em que acreditam é uma das razões mais encorajadoras para procurarem estes consumidores. Optem por uma solução de gestão integrada Sage, para encaminharem o futuro do vosso negócio de encontro aos clientes certos. Otimizem sistemas de produção e distribuição e aprendam com todos as facetas do vosso processo de venda.

 

Sage Faturação

Tracem o percurso de compra do vosso cliente para chegarem à meta de vendas

O que é planeamento de percurso do cliente? É o desenho do caminho e fases que uma persona pode percorrer. Deve ser fundamento com informação clara e conhecimento das práticas dos vossos clientes, para gerar uma compreensão completa das necessidades dos mesmos. Vamos explorar quais os benefícios que este planeamento pode trazer.

Uma análise do percurso do cliente no vosso negócio oferece muitas visões. Vão saber quais são os problemas do cliente durante o processo de compra, quais os pontos de contato que tendem a enfraquecer a operação e quais são as informações indispensáveis para o cliente, por exemplo. Assim, podem criar um percurso ideal, que almeje chegar ao cliente certo, à hora certa, através do canal certo, com o produto certo ou com o conteúdo certo.

Comecem por estabelecer a persona – uma representação de vários tipos de clientes, através da análise de dados reais, com o objetivo de compreender padrões de compra. De seguida, examinem os seguintes fatores:

  • Considerem o tipo de fases que essa persona atravessa durante a interação com o vosso negócio.
  • Estudem os seus raciocínios, expetativas e ações, com quem canais interagem e onde se mantém ativos.
  • Procurem contribuições de todas as equipas que interajam com clientes, para além de atendimento e incluindo especialistas de produto, por exemplo.
  • Considerem todos os canais de venda ou atendimento pelos quais o cliente pode passar. Infelizmente, o processo de compra pode fragilizar-se quando o cliente transita entre canais. Esforcem-se para que a experiência de compra seja una, fácil e sem percalços.

Sage Faturação é o próximo passo para apoiar e potenciar o crescimento do vosso negócio. Tracem o plano de ataque para o futuro, com acesso a gestão de inventário, de vendas e de fornecedores, para fortalecer o percurso ideal do vosso cliente comum.

 

Sage Enterprise Management

O caminho para ter a melhor equipa de vendas

Grande parte de um negócio depende de uma equipa de vendas motivada, focada nos resultados e com um excelente desempenho. Hoje, vamos analisar como formar o melhor grupo para levar a vossa empresa ao nível seguinte.

  1. Apostem na formação

Em primeiro lugar, é essencial que invistam na vossa equipa, proporcionando formação sobre como fechar negócios e sobre atendimento ao cliente. Apostar nos vossos colaboradores vai permitir-lhes oferecer um atendimento de excelência e fechar negócios com mais eficiência.

  1. Estabeleçam objetivos

Todos nós precisamos de uma meta desenhada para nos esforçarmos até lá. Estipulem objetivos de equipa e individuais, pois gerará motivação e aumentará o rendimento do vosso negócio.

  1. Usem métricas

Meçam resultados, para que consigam acompanhar o desempenho da vossa equipa de vendas. A disseminação dos KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho) surge da sua utilidade de medição de resultados e por possibilitarem relatórios que podem e devem ser seguidos.

  1. Criem um sistema de recompensa

O esforço dos vossos colaboradores deve ser reconhecido e é, por isso, essencial que implementem uma forma de recompensar a sua performance e, assim, aumentar o desempenho de vendas. Um formato nivelado, com diferentes prémios para diferentes proezas, incentivará a vossa equipa a tentar sempre fazer melhor.

  1. Optem por um software de vendas

Para a vossa equipa maravilha brilhar, um software de gestão integrada é essencial. Agreguem as informações necessárias para as várias facetas do vosso negócio e acompanhem atualizações em tempo real. Um software Gestão ERP da Sage  oferece relatórios de vendas que beneficiarão o trabalho das vossas equipas. Usufrua de 30% de desconto, até dia 6 de dezembro.

 

Gestão Financeira

A resposta para as vendas de Natal perfeitas está nas vossas mãos

Muitas empresas de retalho veem as suas vendas anuais subir 30% no final do ano. No entanto, cada ano é diferente e esta época de festas tende a ser volátil. A boa notícia é que a chave para criar o plano de vendas ideal está escondida nos relatórios do vosso negócio.

O estudo dos padrões de comportamento dos vossos clientes oferecer-vos-á a melhor forma de estabelecer preços, deslindar necessidades de stock e como determinar a vossa estratégia de marketing.

Determinem a direção de vendas da mesma época no ano anterior

Partindo dos vossos relatórios de faturação mensais, assim como do acumulado do ano fiscal, desenhem a história de vendas do ano anterior, no período em questão. Sem este tipo de informação, será impossível fazerem uma comparação para precisar se estão a ter sucesso ou não.

Definam metas de vendas

Estudem os resultados de vendas de anos anterior e esbocem objetivos de vendas, de acordo com a realidade. Tenham em conta todos os fatores que consigam distinguir. Por exemplo, um certo produto só vendeu em grande volume com um corte de preço específico. Tenham em conta que esse corte, incluindo-o na vossa estratégia de preços, pode trazer maior volume de vendas.

Atentem nas margens de lucro

Com uma boa solução de gestão como Sage 100cloud, ganham acesso facilitado a históricos de vendas e análises financeiras. Dessa forma, simplificam o processo de análise de tendências para estudarem anos anteriores.

Há que fazer uma leitura informada da imagem que as tendências pintam. Talvez as vendas tenham escalado num período porque ganharam um novo grande cliente ou porque apresentaram um novo produto que se revelou muito popular. Assimilem as razões para que possam aproveitar a oportunidade da melhor forma. Pode ser que o novo cliente abra as portas para um novo setor, com outras empresas com as mesmas necessidades. Pode ser que a introdução de um produto novo bem-sucedido apresente o momento para reavaliar as vendas das gamas anteriores.

Infelizmente, podem enfrentar uma situação em que as vendas tenham caído no período das festas. Devem analisar os fatores que condicionaram a vossa atividade em anos anteriores. Perdas de fornecedores ou aumento de preços que tenham afundado vendas em épocas passadas devem ser lições para o período que se avizinha. Façam uma análise dos preços que os vossos clientes esperam encontrar ou como se devem alinhar com a concorrência. Façam uma gestão de stock atualizada com Sage 100cloud para manter sempre informada a relação com os vossos fornecedores.

Têm convosco possivelmente o maior benefício de um negócio que já tenha superado o primeiro ano – um relatório de vendas acumuladas. Estudar a performance do vosso ano de negócio permite-vos alinhar os objetivos certos para que, este Natal, recebam bons relatórios de vendas no sapatinho.