Recursos Humanos

Experiência de voluntariado: um elemento valorizado pelas empresas

Embora em Portugal a prática de voluntariado não esteja tão disseminada como em outros países,  os empregadores começam a valorizar de forma especial este elemento.

Estima-se que em apenas cerca de 30% dos currículos constem alusões a experiências de voluntariado, embora cerca de 80% dos empregadores valorize este dado. A maioria dos candidatos não se apercebem da importância desta informação e não incluem no seu currículo, seja por não considerarem relevante ou por sentirem que esta é uma informação do foro pessoal, sem relevância para o empregador.

Resultados de um inquérito nos Estados Unidos.

Um inquérito nos Estados Unidos demonstrou que o voluntariado é visto como uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal. Mais de 90% considerou que a experiência de voluntariado influenciava positivamente a capacidade de trabalho, e cerca de 80% afirmaram poder aceitar pequenas falhas num currículo quando o voluntariado está presente.

No geral mostravam um maior pendor para contratar estes candidatos e consideravam que a capacidade de liderança e de sucesso estavam mais presentes nestas pessoas. Trabalho em regime de voluntariado transmite ética e sensibilidade, uma mais valia para qualquer empresa.

Software de Recursos Humanos, recrutar e acompanhar.

As empresas procuram recrutar candidatos que se insiram na cultura de empresa, personalidade, soft skills e o voluntariado insere-se nestas categorias.

Com um software de Recursos Humanos   consigam uma gestão contratual e um acompanhamento do histórico do colaborador, acompanhando de preto as necessidades de formação e desenvolvimento da suas qualificações.

São cada vez mais as empresas que criam os seus próprios programas ou que participam apoiando projetos já existentes. Uma forma de proporcionar a experiência de voluntariado integrada no local de trabalho e de construir uma imagem positiva para a empresa.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário