Contabilidade

Fluxo de caixa projetado: o que é?

Todas as empresas gerem o seu fluxo de caixa, seja através de métodos mais tradicionais ou de software de contabilidade mais especializado. Interessa, então, falar da importância que tem o fluxo de caixa projetado para a saúde financeira da empresa.

O que é o fluxo de caixa projetado?

Através deste, os gestores podem antecipar possíveis situações de risco que venham a ter influência na tesouraria da empresa. Assim, podem-se implementar medida preventivas antes que as complicações comecem. O fluxo de caixa projetado é, então, uma projeção – para um período de tempo futuro -, das entradas e saídas de capital na empresa, tendo em contas as receitas e despesas. Esta ferramenta permite às empresas ter um conhecimento profundo sobre a sua saúde financeira e é um instrumento importante para evitar problemas financeiros.

O fluxo de caixa projetado na gestão do negócio

Esta ferramenta tem como principal objetivo identificar reservas ou escassez de tesouraria num período de tempo definido. Quando pensamos a longo termo, este instrumento também tem a funcionalidade de:

– Contribuir para o planeamento e controlo de toda a atividade financeira da empresa;

– Fazer regularmente uma análise à liquidez e rentabilidade do negócio;

– Gerir de forma mais precisa os ativos correntes.

Como desenvolver esta ferramenta?

Para terem um fluxo de caixa projetado que faça projeções acertadas, vão precisar de ter dados como: o saldo inicial, custos fixos e variáveis, entradas previstas e reais, intervalo de tempo entre os recebimentos e planeamento de contas. Posto isto, vão precisar de todas as informações sobre o vosso fluxo de caixa e da viabilidade económica da vossa empresa.

Assegurem que a vossa empresa faz um bom planeamento financeiro, para estarem longe de situações mais complicadas. Apostem num bom software de contabilidade, que vos facilite todos os dados sobre ganhos e perdas detalhadamente: toda a gestão do negócio se tornará muito mais simples!

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário