Contabilidade

Formas de poupar quando se tem um pequeno negócio

Gerir um pequeno negócio pode ser desafiante e uma das preocupações constantes passa por manter os custos tão baixos quanto possível.

É importante contar com um software que permita um acompanhamento regular dos gastos e que permita planear onde é possível realizar uma poupança. Neste artigo vamos rever algumas formas de poupar fáceis de implementar e acessíveis a todos.

Outsourcing.

Outsourcing pode ser uma boa forma de manter os custos baixos, especialmente se teriam de contratar alguém para realizar uma determinada função. Se é uma necessidade temporária ou um pico de trabalho faz todo o sentido recorrer a colaboradores externos. Caso o trabalho corra de forma positiva poderão sempre voltar a contratá-los como freelancers.

Marketing interno.

Outra forma de poupar dinheiro passa por realizarem internamente o marketing da empresa. As redes sociais são uma forma de chegar a muitos utilizadores, valendo a pena investir no desenvolvimento de uma presença da empresa nas várias redes.

Igualmente relevante será investirem em networking, o que permite criarem contactos e partilharem as vossas ideias de negócio com outros parceiros da indústria.

Um software de Contabilidade.

Acompanhar a evolução dos custos é mais simples com um software de Contabilidade. Conheçam a situação financeira das vossas empresas no dia-a-dia e automatizem tarefas como a comunicação com a Autoridade Tributária. Mesmo que seja necessário ter um contabilista, podem sempre diminuir a intensidade de tarefas que lhe estão atribuídas.

Mantenham um orçamento.

Ter um orçamento é uma boa forma de alcançarem uma visão global das despesas e perceberem onde podem cortar. É importante atingirem alguma poupança de forma a conseguirem satisfazer necessidades inesperadas.

Poupança de energia.

Existem vários benefícios em serem ambientalmente conscientes. Cuidar do planeta é, no fundo, poupar dinheiro para os vossos negócios. Existem pequenas mudanças que transformam os negócios em atividades energeticamente eficientes.

Gestos como desligar computadores ao final do dia ou desligar luzes desnecessárias irão diminuir os vossos custos com energia. Aproveitem a luz natural ao máximo e instalem sensores em áreas de passagem. Encorajem os vossos colaboradores a fazerem parte desta cultura.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário