Recursos Humanos

Fortalecer as relações de equipa

Cada vez mais, os especialistas em gestão de equipas reconhecem a importância das emoções para a motivação e desenvolvimento do trabalho em grupo. Dentro da gama de emoções, a gratidão é um sentimento fundamental para estabelecer ligações emocionais.

A gratidão é um sentimento com enorme potencial construtivo, e por isso há quem escreva diários de gratidão ou simplesmente tenha o habito de repetir uma lista diária como forma de reflexão sobre o que corre bem,  e como forma de manter uma visão positiva perante o futuro.

Atividades solidárias em grupo.

Nesta época festiva, as empresas investem em alguns momentos em equipa, mas a experiência de partilhar tarefas solidárias, em regime de voluntariado, fará mais pelo sentimento de grupo, que simplesmente um jantar de Natal ou uma doação para uma causa selecionada pela empresa.

Somos seres profundamente sociais, mesmo os mais introvertidos sentem a motivação para cooperar e desejar fazer parte da equipa. Trabalhar com uma equipa causa emoções positivas, e trabalhar em continuidade com esse grupo torna-se gradualmente mais agradável com o estabelecimento de laços emocionais.

Dificuldades na construção do espirito de equipa.

Ambientes com muito stress podem interromper esta dinâmica positiva, à medida que surgem problemas e dificuldades. As novas tecnologias trouxeram facilidades de comunicação mas também assistimos por vezes a uma forma de isolamento nas empresas.  Um colaborador pode passar o dia a comunicar por e-mail e chats com outros colaboradores, sem que exista grande interação social.

A geração chamada de millennial é fortemente motivada pelo sentimento de propósito, de que o trabalho que estão a desenvolver contribui de uma forma transformadora para o melhoramento da sociedade.

Um software de Recursos Humanos.

Promover a coesão da equipa, é algo que deve preocupar o departamento de Recursos Humanos, e um software permite acompanhar a evolução da equipa e promover a sua convivência harmoniosa.  Sage desenvolveu software adaptado às diferentes necessidades das empresas com Sage PessoalPlus, Sage 100c Recursos Humanos, Sage X3 People.

Um software de Recursos Humanos permite um acompanhamento do desempenho, formação, acompanhar reorganizações na empresa, desenvolvendo o capital humano.

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário