BMS Gestão de Empresas

Globalização: vantagens e desvantagens

Tornar um projeto global, é o desejo de qualquer empreendedor. Dar forma a um modelo de negócio, desenvolve-lo e observar a sua expansão parece ser mais ambicioso sonho de um empresário. Mas devemos questionar se a expansão global, é realmente o objetivo máximo de um negócio e quais as consequências que acarreta.

De certa forma, o mundo parece diminuir em resultado do fluxo de pessoas e bens, em que os acontecimentos têm efeitos muito para além do lugar onde acontecem. Está subjacente a noção de sistemas globais que criam uma moldura para o fluxo de pessoas, bens e capital. Em oposição, muitos apontam para a crescente desigualdade criada pela globalização, por uma não generalização dos benefícios.

Vantagens da globalização.

O aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e da tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.

Outra vantagem consiste na redução de custos, o custo médio dos produtos baixa e a produção pode ser descentralizada. Os produtos chegam a pontos no mundo onde antes não parecia possível.

Globalização também significa um aumento do comércio. Avanços tecnológicos alteraram a forma como hoje se comunica, com acesso a informações em poucos minutos. O acesso ao conhecimento é maior, a divulgação mais fácil e isso permite que mais pessoas possam beneficiar de novas descobertas cientificas, ou de inovações tecnológicas.

De uma perspetiva financeira, é inegável que a globalização é benéfica. Os investimentos são mais fáceis e alcançam regiões distantes. Também permitiu o inicio da utilização de novos instrumentos financeiros, para empresas e até para governos, integrando diferentes sistemas bancários, criando um sistema bancário global.

Desvantagens da globalização.

Do outro lado, podemos referir que a globalização veio intensificar problemas que já existiam num sistema capitalista. Alguns teórico chegam a afirmar que a globalização afirmar o capitalismo e os seus valores, tentando torná-los dominantes no mundo.

Um processo que beneficia em termos económicos os países desenvolvidos em relação aos países em desenvolvimento, originando um sistema de dependência e subordinação. Com o comércio livre, as multinacionais que apresentam preços mais baixos para seus produtos, com a destruição ou absorção das empresas locais.

Muitos culpam a globalização pela crise financeira de 2008 que começou nos Estados Unidos e rapidamente alastrou para a Europa e para o resto do mundo com consequências muito graves.

Seja qual for a opinião sobre este tema, é inegável que o mundo hoje está interligado, muito para alem das fronteiras nacionais. Este facto torna a tecnologia e as ferramentas digitais parte essencial do processo e nenhuma empresa com ambições de expansão deve contar com um sistema de gestão integrada, em que possa acompanhar a evolução do negócio em tempo real. Para empresas pequenas e médias é importante manter alguma flexibilidade de forma a conseguirem adaptar-se às modificações rápidas.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário