BMS Gestão de Empresas

Implementar a inteligência artificial: alguns elementos a considerar

A implementação de tecnologia deve ter como objetivo satisfazer as necessidades da empresa, procurando uma melhoria na eficiência. As inovações tecnológicas implicam sempre um investimento financeiro avultado e antes de tomarem uma decisão devem ter em conta cinco pontos.

Para organizações que considerem o uso de Inteligência Artificial, faz sentido apostar também na tecnologia em Cloud para parte ou mesmo para alojar todos os elementos, a estratégia da empresa deve ser pensada como um todo quando abordamos temas ligados à inovação tecnológica.

Gerir riscos de segurança.

Quer na recolha de dados, seu armazenamento, acesso e a forma como os dados vão ser gerido pela I.A, deve ser sempre considerada a questão da segurança. Deve ser tido em conta desde o inicio de que forma pensam proteger os dados, os ataques e roubos de informação são cada vez mais eficientes e sofisticados.

Cumprir as obrigações legais.

Conhecer bem as questões legais associadas é muito importante, perceber como afetam o tratamento de dados e toda a gestão da I.A. Algumas empresas já dedicaram algum tempo a estas questões, desenvolvendo um código de ética que pode ser um exemplo para outras empresas.

Controlo de custos e retorno de investimento.

No investimento em I.A deve ter tido em conta o retorno de investimento. A estrutura comercial envolvida irá ter um impacto significativo tanto no controlo de custos, quer a nível de retorno de investimento.

Alinhamento de estratégias.

Devem ter em conta a atual estratégia de infraestrutura de Tecnologia de Informação, assim com a maturidade a nível de tratamento e analise de dados, no momento de decidirem sobre a aplicação de A.I. É uma área em que não faz sentido compartimentar demasiado, tudo o que está relacionado com IT deve ser visto de forma conjunta.

Modelo de negocio.

É necessário ter conta o modelo de negocio e adapta-lo se necessário, pensar até que ponto este será digital, o que irá resultar  numa estratégia de I.A híbrida.

Gerir a resistencia à implementação.

Assegurem-se de que a escolha por esta solução se baseia em dados racionais e não se baseia numa moda ou cultura empresarial da empresa ou dos investidores. Existem soluções adaptadas às necessidades de cada empresa como SageX3 capazes de acelerar toda a empresa, da aquisição até à produção, stock, vendas, assistência ao cliente e gestão financeira, proporcionando informações mais rápidas sobre os custos e o desempenho em cada etapa.

Importa saber se é realmente relevante para a vossa empresa a implementação da I.A e a partir desse ponto construir o melhor modelo para a sua implementação, ultrapassando a resistência que pode existir em parte dos colaboradores. É uma fase de transição, e com o devido acompanhamento em pouco tempo com o beneficio em eficiência e poupança de tempo, serão os principais defensores da mudança.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário