Recursos Humanos

A importância do mentor para as equipas

Num mundo que é altamente competitivo, global e em constante transformação e em que tudo sobre negócios se rege pelo lucro e rentabilidade, tem-se tornado prática comum ter programas de mentoria nas empresas.

Quais podem ser as vantagens de implementar um destes programas na vossa empresa?

  • O crescimento acelera.

    Ter um programa que oriente os novos talentos da empresa vai trazer-lhes a oportunidade de se integrarem e relacionarem mais com toda a equipa, bem como a hipótese de aprenderem com quem já trabalha no setor há mais tempo.

  • Recrutar e manter os melhores talentos.

    Não proporcionar aos colaboradores uma boa experiência de integração pode ser fatal, caso os queiram manter na vossa empresa a longo prazo. Oferecer um programa de mentoria pode ser a chave para atrair e reter os melhores colaboradores. Os melhores talentos são, cada vez mais, emergentes de uma nova geração: é importante ajustar os objetivos corporativos e a cultura da empresa para os cativarem.

  • Aprender com os mais novos.

    Os programas de orientação não são apenas num sentido: do mentor para os novos colaboradores. Estes também trazem novas experiências e mais valias para quem já está no mercado há muito tempo, como toda uma nova perspetiva sobre o setor.

  • Vantagens para todos.

    Os pontos positivos deste tipo de programa são amplos e envolvem toda a equipa. Trabalham a autoconfiança do mentor, bem como as suas capacidades de comunicação, e implicam uma compreensão da cultura da empresa por parte dos novos talentos. A partilha de conhecimentos e de experiências tem impacto na auto-estima de todos e no sentimento de satisfação no trabalho: demonstra, também, uma vontade por parte da empresa de investir a longo prazo na carreira dos novos colaboradores.

  • Benefícios para quem gere.

    Muitos são os líderes de empresas que não se escusam a receber conselhos de outros empresários mais experientes. Tomar decisões em prol da empresa é uma tarefa de responsabilidade e quanto mais ajuda puderem ter, melhor!

Recorram a software de gestão dos recursos humanos, para que possam ganhar tempo para investir na vossa equipa de colaboradores e em novos programas que os mantenham sempre motivados.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário