Recursos Humanos

A importância dos programas de mentorado

Existem várias vantagens em implementar programas de acompanhamento com figuras experientes na área dos negócios.

A existência de mentores nas empresas funciona como um enorme incentivo à crescente exigência e desenvolvimento dos colaboradores, e para as empresas trata-se de aproveitar os seus recursos humanos de forma plena. Neste artigo vamos considerar algumas das vantagens destes programas e os efeitos transformadores que trazem às empresas que os implementam.

Aceleração do crescimento da empresa.

Ter um programa que oriente os novos talentos da empresa vai trazer-lhes a oportunidade de se integrarem e relacionarem melhor com toda a equipa, aprendendo com quem já trabalha no setor há mais tempo. Estes colaboradores mais experientes já estão na empresa, trata-se de deslocar algum do seu tempo para estes programas.

Captar talento para a empresa.

Não proporcionar aos colaboradores uma boa experiência de integração pode ser fatal, caso os queiram manter na vossa empresa a longo prazo. Oferecer um mentorado pode ser a chave para atrair e reter os melhores colaboradores. Os melhores talentos são cada vez mais exigentes, com objetivos de crescimento que se não encontrarem no seio da empresa, não hesitarão em procurar nova colocação.

Programas de mentorado são positivos para todos.

Os novos colaboradores  trazem novas experiências e mais valias para quem já está no mercado há muito tempo, com toda uma nova perspetiva sobre o setor. Acaba por ser uma forma dos membros mais experientes da empresa se atualizarem. Os pontos positivos deste tipo de programa são amplos e envolvem toda a equipa.

Trabalham a autoconfiança do mentor, bem como as suas capacidades de comunicação, e implicam uma compreensão da cultura da empresa por parte dos novos talentos. A partilha de conhecimentos e de experiências tem impacto na auto-estima de todos e no sentimento de satisfação no trabalho e demonstra, também, uma vontade por parte da empresa de investir a longo prazo na carreira dos novos colaboradores.

Um software de Recursos Humanos.

É difícil imaginar uma empresa a gerir os seus programas de formação e de mentorado sem o apoio de software de Recursos Humanos capaz de acompanhar a sua força de trabalho. Com Sage Recursos Humanos podem optar por três versões  adaptadas às necessidades das empresas.

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário