Contabilidade

A importância de ter um plano financeiro: pessoal e empresarial

Gerir as finanças pessoais ou de uma empresa, não é fácil quando estamos rodeados todo o tempo por apelos ao consumo, e nem sempre conseguimos separar o que é supérfulo daquilo que é essencial.

Como decidir sobre aquisições sem arruinar o orçamento, e tendo em conta que os valores de poupança são na generalidade dos casos baixos. Um dos passos fundamentais para a criação de riqueza, consiste na criação de uma visão de riqueza, a visão de onde desejam estar no futuro em termos financeiros (receitas, despesas, poupanças e investimento) ao longo da vida.

Ter uma noção do lugar onde se encontra na sua viagem financeira, no percurso que se planeou, será útil no sentido de corrigir a estratégia.

Analisar cada despesa ou investimento dentro do plano geral.

Cada escolha que se faz é mais consciente quando perspetivada dentro de um plano maior. Compreender se a compra vai atrasar o atingir do patamar planeado naquele momento, ou se pelo contrário, é uma despesa que pode ser compensada em outro momento.

Perceber se existem vantagens em fazer a compra naquele momento em particular, promoções, vantagens de pagamento, benefícios fiscais.

Benefícios qualitativos.

Num segundo momento também devemos pesar a importância da compra para o nosso estado de bem de estar psicológico. O ser humano necessita de recompensas, e é apenas justo que nos mimemos com objetos e experiências que sempre desejamos e agora estão ao nosso alcance.

É importante não fazer uma aquisição que no futuro nos faça sentir com remorsos, seja por termos prejudicado o nosso plano a longo prazo, seja porque o objeto desejado foi poucas vezes usado.

Escolhas financeiras.

As nossas escolhas financeiras não são assim tão diferentes das opções que temos de fazer quando temos uma empresa. Continua a ser relevante ter um plano financeiro a longo prazo, procurar equilibrar liquidez e aquisições e perceber exatamente em que situação está a empresa em cada momento.

A contabilidade é um elemento fundamental para o controlo de uma empresa, e com o apoio de um software de contabilidade este percurso torna-se mais seguro. Com Sage for Accountants, a saúde financeira da empresa e a gestão prioridades, torna-se mais fácil, para que os negócios possam prosperar e atingir o seu pleno potencial.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário