Gestão de Empresas

Internet e digitalização do negócio

As plataformas digitais são cada vez mais os meios de divulgação por excelência dos produtos e serviços comercializados pelas empresas, e como canais que as aproximam dos seus públicos-alvo, numa comunicação quase cara a cara. São estas ferramentas que permitem às pequenas e médias empresas chegar a muito mais consumidores.

As empresas que melhor preparem a sua estrutura e os seus colaboradores com novas competências, melhor partido tirarão das inovações tecnológicas que continuam a aparecer a um ritmo inigualável. Apenas estas terão capacidade para criar novas ideias e produtos e serviços verdadeiramente disruptivos.

Esta digitalização do negócio está, assim, a levar à criação de novas funções e à eliminação gradual de algumas já existentes e, essencialmente, à necessidade de transformação geral de como as empresas funcionam.

Quais são as vantagens da digitalização do negócio?

  • Reduzir a distância. As barreiras entre clientes e fornecedores atenuam-se através da utilização das novas tecnologias para comunicar. Cada vez mais as empresas vão trabalhar sob o mote da colaboração e flexibilidade, capitalizando os esforços para dar resposta rápida às necessidades dos clientes.
  • Melhorar a experiência do cliente. As empresas serão cada vez mais transparentes: o feedback dado aos clientes e fornecedores será mais rápido e o acompanhamento permanente, de forma a suportar as constantes transformações do mercado.
  • Identificar ineficiências. A estrutura das empresas terá de ser mais ágil e permitir a adaptação à mudança, sempre que se identificarem ineficiências ou desperdícios e a necessidade de promover alterações para o evitar.
  • Aumentar a produtividade. Automatizar as tarefas é uma das vantagens da digitalização do negócio. Ao utilizarem um software de gestão – como o Sage Business Suite -,  notarão uma redução de tempo na execução das tarefas, o que tem influência na produtividade da empresa, ao permitir que os colaboradores concretizem as suas funções de forma mais eficaz.
  • Promover a inovação. O mercado exige que, hoje em dia, se acompanhe diariamente as novas ferramentas e tecnologias que vão sendo disponibilizadas. Um sistema de gestão integrada pode – e deve – ser capaz de antecipar as tendências de mercado.
  • Apostar na diferenciação. As soluções de gestão integrada conseguem oferecer a flexibilidade necessária para apoiarem as especificidades do modo de trabalho de cada negócio. Uma solução como Sage Business Suitepode ser customizada: as funcionalidade podem ser acrescentadas à medida das necessidades de cada empresa.
  • Crescer. Com uma ferramenta de gestão, é mais simples ter o controlo do negócio e poder apostar na sua expansão com todos os dados em tempo real.

Saibam mais sobre como a digitalização dos negócios está a afetar o modo de trabalhar das pequenas e médias empresas, aqui!

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário