Contabilidade

IRS – DECLARAÇÃO MODELO 3 – Quadro 6C do Anexo H

Na entrega da declaração do IRS do ano de 2017 no portal das finanças, terá de proceder, pelo menos, a 64 passos. Destes passos gostaria de destacar o preenchimento do quadro 6C do anexo H, que dos 64 passos representa 7 passos, ou seja 10%.

A razão para tal deve-se ao facto de as “deduções à coleta”, isto é o valor que é subtraído ao imposto apurado depois de se aplicar a “taxa” ao “rendimento coletável”,  ser uma forma do imposto a pagar ser inferior.

De qualquer modo convêm esclarecer que este quadro só deve ser preenchido se não concordamos com as deduções à coleta que constam do portal e que foram validadas pelos contribuintes no e-fatura ao longo de 2017 e até fevereiro de 2018.Indicam-se os procedimentos que deve ter em conta no preenchimento deste quadro.

Quadro 6C do anexo H:

  1. Se tiver constatado que as despesas relativas a saúde, formação e educação, imóveis e lares que foram comunicadas à at têm incorreções deve proceder à respetiva correção na declaração de IRS para tal, deve inserir o anexo H e selecionar o quadro 6 – deduções à coleta.
  2. Depois, no quadro 6C, deve assinalar o campo 01 “sim”, ou seja, que pretende declarar as despesas relativas a saúde, formação e educação, imóveis e lares em alternativa aos valores comunicados à AT. deve ter em atenção que esta opção implica que devam ser inscritas no quadro 6C todas as despesas suportadas pelo agregado familiar, por titular, e não apenas aquelas cujo valor se pretende alterar.
  3. Depois de assinalar “sim” no quadro 6C aparece no ecrã o assistente de pré- preenchimento com indicação dos elementos do agregado familiar relativamente aos quais serão obtidas as despesas em causa. se pretender obter o pré- preenchimento do quadro 6C, clique em “continuar”.
  4. Para obter o pré-preenchimento das despesas de todos os membros do agregado familiar deve autenticar todos os que ainda não foram objeto dessa autenticação (os que se encontram na situação: “por autenticar”) para tal, depois de selecionar “autenticar”, aparece o estado “em autenticação” (1), deve introduzir a senha de acesso e depois clicar em “autenticar”.
  5. Depois da autenticação aparece a mensagem de que o quadro 6C foi pré-preenchido com os valores comunicados à AT, com identificação dos membros do agregado familiar relativamente aos quais foi feito o pré-preenchimento (todos os que foram autenticados) e que pode proceder às alterações que considere necessárias. para continuar clique em “fechar”.
  6. De seguida é-lhe apresentado o quadro 6C pré-preenchido, pelo que apenas terá que alterar os valores que considere que não estão corretos. para uma melhor visualização do quadro, clique na opção “expandir” (não é necessário que o faça para alterar os valores).
  7. Proceda à alteração dos valores que não estão corretos (por exemplo alteraram-se os valores das despesas de saúde e dos prémios de seguros do sujeito passivo a e as despesas de formação e educação do dependente D1). Depois de efetuar as alterações, clique no botão “encolher”.
  8. Após ter clicado no botão “encolher” volta ao ecrã normal com o quadro 6C alterado.

 

 

 

Lisboa, abril de 2018

Bruno Lagos, Licenciado em Organização e Gestão de Empresas; Mestre em Auditoria Contabilística; Nos últimos 25 anos técnico superior na Administração Fiscal Portuguesa.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário