Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Levi’s Strauss: como uma empresa icónica recuperou de uma crise profunda

Poucas marcas de roupa conseguem ser tão icónicas como a Levi’s Strauss, uma empresa histórica que, em 1870, alcançou um enorme sucesso. A patente das calças de ganga reforçadas com tachas metálicas tornou-se a roupa de trabalho por excelência pela sua elevada resistência.

Apesar deste passado glorioso, entre 2001 e 2010 a empresa passou por dificuldades, com faturação extremamente irregular. Um novo CEO foi contratado com a complicada missão de recuperar a empresa.

Problemas estratégicos

A maioria dos diretores não estavam a trabalhar em conjunto, seguindo uma estratégia comum. Não existia uma estratégia transversal aos vários departamentos da empresa, nem havia a consciência de que se passava por um momento difícil. A ausência de uma cultura de disciplina financeira prejudicava profundamente a empresa.

Conhecer o consumidor

O novo CEO, com um passado numa grande empresa, a Procter & Gamble, procurou interagir novamente com os consumidores, tentando perceber como as mudanças podiam ter afetado a relação com o produto. Esta abordagem, mesmo gerando dados essencialmente qualitativos, foi extremamente útil.

Foi na sequência destes encontros que uma consumidora lhe disse a frase: “You wear other jeans, but you live in Levi’s.” Um resumo perfeito da essência da marca.

Nova estratégia em cinco partes

Era claro para o novo CEO que a empresa necessitava de uma nova estratégia. Foi delineada uma abordagem tendo por base cinco partes. Identificar e reforçar o Core Business, expandir o negócio, apostar nas vendas online, aumentar a eficiência nas operações (nomeadamente com um software de ERP) e investir na inovação.

Não deixe de ler a segunda parte deste artigo, onde vamos analisar estes cinco pontos da estratégia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário