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Como lidar com constantes interrupções no trabalho

Nem sempre é fácil conseguir ser produtivo com constantes interrupções a acontecerem. Por vezes, a situação gera de tal forma tensão, que as interrupções são sentidas como uma ameaça.

É necessário entender estas reações como normais. Gerir o nosso tempo significa gerir as expetativas que os outros têm de nós. As soluções tecnológicas possibilitaram que estivéssemos constantemente em comunicação, e os interlocutores esperam uma resposta instantânea.

Gerir expetativas.

A discrepância entre o que conseguimos realizar e as expetativas que existem geram por vezes uma sensação de culpa e mal-estar generalizado. O resultado são reações de irritação  e a tentativa para ignorarmos o contacto de forma a não recebermos mais solicitações ou pressão.

É possível encontrar o equilíbrio e ajustar as nossas reações, criando um espaço para tarefas de maior concentração no trabalho. Para tal, é necessário melhorar a comunicação, informando dos nossos limites.

Comunicar limites.

Há que estabelecer prioridades  pois nem todas as comunicações têm a mesma importância e urgência. É essencial assumir a necessidade de colocar limites. Separar tempo para trabalho e tempo para a restante vida privada, distinguir espaço dentro do trabalho e estabelecer preferências quanto à forma de comunicar.

É natural que um e-mail escrito ajude na organização do trabalho mas também importa considerar  que um telefonema de um familiar ao final do dia pode ser uma forma mais agradável e calorosa de tratar os que nos são queridos.

Reduzir o tempo de pressão.

É fundamental que, apesar da pressão, existam pausas no trabalho. Deverão criar momentos assinalados na vossa agenda, sem tarefas atribuídas. Estes momentos podem servir para trabalho inesperado, para descansar ou interagir. Se mesmo assim, não conseguirem evitar interrupções, podem sempre mudar de local, deixando o vosso espaço habitual, e indo trabalhar durante algum tempo para um café.

Manter a perspetiva.

Em momentos de trabalho intenso e de pressão familiar, demonstrem um reconhecimento pelo contacto. Num momento oportuno, enviem uma mensagem ou e-mail e agradeçam o contacto. Tentem sugerir um momento mais oportuno para uma comunicação mais longa.

Gerir melhor o tempo com um software de faturação.

Um software de faturação Sage permite uma enorme poupança tempo, possibilitando trabalhar a partir de qualquer lugar, com acesso a informação guardada em cloud. Mais tempo para o trabalho e para a vida privada com os softwares Sage Faturação de última geração.

 

 

 

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