Recursos Humanos

Liderar uma empresa, gerir os recursos humanos

É comum pensarmos que apenas as grandes e médias empresas necessitam de gerir os seus recursos humanos e que estes devem ser geridos por um departamento próprio.

Na verdade, a necessidade de gerir recursos humanos é algo presente mesmo em pequenas empresas, cujo número de colaboradores não justifica a existência de um departamento. Entre outros papéis, cabe também a um líder direcionar os seus colaboradores, de forma a cumprirem e superarem as suas metas e a terem as condições necessárias para o fazer.

Gerir pessoas.

A gestão dos recursos humanos é essencial para uma empresa alcançar o sucesso: as organizações ganham um caráter mais humano e, deste modo, promove-se uma participação e maior envolvimento dos profissionais. O resultado é um aumento da produtividade e da qualidade do trabalho prestado.

Principais desafios.

Um líder numa empresa solidária, capaz de fazer sentir os seus colaboradores acarinhados, continua a ter de possuir alguma capacidade para conseguir seduzir os seus colaboradores e conseguir que se foquem nas metas da empresa. Um bom líder procura ter a seu lado os colaboradores, partilhando empenho pelo progresso da empresa e pelo projeto em geral.

Características de um bom líder.

Um bom líder deve ser um bom ouvinte, valorizar o trabalho da equipa e incentivar o desenvolvimento dos seus colaboradores. Gerir os recursos humanos implica tratar de todas as questões que possam surgir no seio da equipa com paciência e tranquilidade.

Identifiquem dificuldades e procurem a sua resolução, apoiando-se num software de gestão de recursos humanos. O ativo mais importante de uma empresa são os recursos humanos e ter acesso a toda a informação organizada é uma grande vantagem.

 

 

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