Recursos Humanos

Manter a equipa motivada em tempos difícil: uma gestão empática.

Os tempos de mudança afetam todas as organizações, seja por motivos de crise ou de reorganização, enfrentar a incerteza pode criar alguma instabilidade nas equipas.

Neste artigo damos algumas sugestões, sobre como conseguir manter o foco dos colaboradores, através de uma gestão sensível.

Antes de conseguir gerir a equipa, é importante reconhecer qual o grau de afetação do próprio gestor, de que forma o stress ou ansiedade, afetou as decisões tomadas. Este reconhecimento é útil no momento de escolher um modelo de resiliência, serão melhor sucedidos na tarefa de auxiliar os vossos colaboradores.

Numa segunda fase é desejável, abordar a causa de desconforto diretamente e não procurar reprimir a expressão de desconforto, algo que só pode levar a uma maior desorganização na equipa. Uma vez que o assunto seja discutido, não se demorem no tema, é preferível que avancem para outros temas, abordando como uma equipa coesa deve funcionar.

Recordem situações passadas, e reconheçam que alguns colaboradores podem resistir melhor ao stress que outros, procurarem aceitar as diferenças entre membros da equipa. Alguns irão necessitar de um apoio extra, de forma a reduzirem distrações, conseguirem estabelecer prioridades ou aumentar a flexibilidade.

Por vezes a ansiedade pode ser combatida através de uma sensação de controlo, já que tudo o resto parece incerto. Um horário mais flexível, desde que combinado com restante equipa e mantendo as mesmas tarefas, pode ser uma forma de ultrapassar o stress e aumentar a produtividade.

Todo este acompanhamento da equipa, especialmente com um aumento da flexibilidade dos horários, é tornado mais fácil com o apoio de software de Recursos Humanos. Fica mais simples fazer uma gestão contratual, acompanhando elementos como a assiduidade, e criando listagens para gestão interna dos recursos humanos.

Procurem cultivar um ambiente de saúde e bem-estar na empresa, que afete positivamente o modo de vida em geral dos colaboradores. Incentivem boas práticas de nutrição, exercício e sono, elementos que aumentam a produtividade e diminuem o stress.

O software de Recursos Humanos contempla numa das opções, um portal colaborativo, acesso em tempo real a monitorização da equipa. Permite um acompanhamento da equipa, dos resultados e deixam mais tempo para uma gestão empática, que ajude os colaboradores e a empresa, a ultrapassar as dificuldades e atingir bons resultados.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário