BMS Gestão de Empresas

Mudanças de CEO em empresas marcantes

O ano que passou foi palco de grandes mudanças em algumas das empresas mais marcantes, com saídas de lideres históricos dessas empresas. Neste artigo vamos ver alguns dos casos mais populares, e o que podemos aprender com estes casos.

Provavelmente um dos casos mais discutido de 2017, estão relacionados com a empresa c Uber. Uma série de escândalos mediáticos acabaram por ditar o afastamento do CEO, Travis Kalanick.

Polémicas mediáticas.

Depois de o CEO se ter mostrado como conselheiro económico do Presidente Donald Trump, a disponibilidade da empresa para romper o bloqueio de taxistas relacionado com os protesto após  Travel ban, deram origem a uma campanha mediática sob o lema #DeleteUber.

Em fevereiro a empresa estava envolvida em novo escândalo com o relato de uma antiga engenheira denunciando a situação de assédio sexual e discriminação na empresa. No seguimento de uma investigação, mais de 20 funcionários foram despedidos com uma completa remodelação dos valores de empresa.  acabou por se retirar, embora continuando membro do conselho.

Os mais críticos observaram que “quem semeia ventos, colhe tempestades” que a empresa procurou sempre o crescimento rápido e os resultados imediatos, sem preocupações com a segurança e respeito pelos seus colaboradores.

Resultados dúbios e uma compensação generosa.

A CEO da empresa Yahoo, Marissa Mayer, direcionou os investimentos para um maior foco no digital e no mobile , sem que tivessem conseguido atingir bons resultados.  A empresa sofreu várias quebras de segurança, colocando em causa a segurança de dados dos seus utilizadores. Com a venda da empresa, acabou por sair com um acordo generoso de 260 milhões de dólares.

Apesar de existirem dúvidas sobre a sua prestação, o seu afastamento resultou extremamente rentável. Podemos afirmar que nem sempre os resultados atingidos dependem diretamente do mérito, as circunstâncias do momento são muito importantes.

Subornos e uma condenação judicial.

Depois de 32 anos na empresa, o CEO da Samsung Electronics entregou a sua demissão após a prisão do herdeiro deste império. Condenado por corrupção, gerou um consternação no seio da empresa.

Ao entregar a sua demissão aludiu em comunicação interna sobre a necessidade de uma nova liderança para estes novos tempos de rápidas mudanças. Deste exemplo podemos apreender um exemplo de liderança forte, que compreende quando a empresa à qual dedicou a sua vida necessidade de uma visão, e de que essa visão terá de vir de alguém mais jovem.

Liderança com transparência e responsabilidade.

SageX3 está a mudar a forma como as empresas competem e crescem, proporcionando uma gestão mais rápido, simples e flexível a nível financeiro, cadeia de suprimentos e produção, tudo isso por uma fração do custo e da complexidade dos típicos sistemas empresariais de ERP. 

Os caminhos e decisões de um CEO podem nem sempre ser fáceis, mas para gerir uma organização ágil, há que contar com um ERP de última geração, para tomar as melhores decisões e acompanhar todas as áreas da empresa de forma vigilante.

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário