Sage Enterprise Management

O feedback dos clientes é fundamental para a estratégia da empresa

O feedback dos clientes é uma fonte ilimitada de informação para desenvolvimento e inspiração das empresas. Neste artigo vamos analisar alguns exemplos de como pequenas e grandes empresas melhoraram os seus KPIs, estratégias e cultura, após escutarem a voz do cliente.

Feedback relativo a produtos

É extremamente importante, encontrar formas para os clientes conseguirem comunicar dificuldades na utilização de software. Para uma empresa com vários produtos, torna-se mais fácil perceber exatamente o motivo que leva o produto a falhar e conseguir corrigir os problemas sem ter de investir demasiado tempo.

Feedback sobre atendimento

Na área da saúde é extremamente relevante conseguir feedback sobre a qualidade do atendimento. Alguns hospitais criaram um sistema em que filtram os comentários dos utentes por médico.

Em resultado deste feedback criaram um programa em que os médicos com melhor feedback, dão aconselhamento sobre boas práticas aos médicos que obtiveram uma avaliação mais fraca. Em resultado, a experiência dos utentes melhorou e os resultados da empresa também.

Feedback sobre comunicação

Uma revisão sobre o feedback negativo de clientes, permitiu que algumas empresas se apercebam que o seu serviço de apoio ao cliente necessitava de transformação. Reescreveram o estilo de mensagens, e proporcionaram uma formação extra às equipas que realizavam o atendimento.

Feedback relativo a preços

Por vezes as empresas lançam novos produtos e deparam-se com um feedback negativo. Depois de analisarem as reações dos seus clientes, descobriram que os comentários negativos eram relativos ao preço do produto.

Ajustaram o preço e o resultado não foi o esperado. Os comentários negativos aumentaram, desta vez pelos consumidores que tinham adquirido o produto por um preço mais alto. Após algum tempo, o bem-estar dos consumidores regressou e estabilizou.

Ajustar a estratégia da empresa

 Após analise do feedback, segue-se o momento em que é necessário realizar ajustes na estratégia da empresa. Com um ERP Sage controle a principais áreas do negócio, das compras à gestão de stock, finanças e vendas.

Façam as correções necessárias de forma rápida e eficiente com as soluções de gestão empresarial da Sage. O feedback dos clientes deve ser sempre tido em conta ao pensarem a estratégia e as operações.

 

 

 

 

 

 

 

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