BMS

O que é a Gestão de Conhecimento?

Saibam como a gestão de conhecimento pode transformar a vossa empresa.

Este termo foi cunhado no inicio da década de 90 e é frequente ouvirmos esta expressão associada a grandes empresas. No entanto, a sua aplicação é aplicável a todas as empresas, independentemente da sua escala.

A gestão de conhecimento relaciona as áreas de gestão estratégica, teoria da organização e sistemas de informação, estabelecendo uma colaboração e partilha de todo o conhecimento entre a empresa e os colaboradores, transformando o conhecimento e otimizando o desempenho individual e de cada setor.

Para este objetivo contribui a educação corporativa, que procura transformar o conhecimento em estratégias a longo prazo, formando novos talentos e partilhando a sua aprendizagem, evitando perdas de tempo. O software de gestão integrada permite uma partilha do conhecimento dentro da organização, aumentando a eficiência e produtividade, reduzindo custos e tornando maior a produtividade.

A gestão de competências identifica as competências fundamentais para que o negócio atinja todos os objetivos, apurando o tipo de formação necessária para cada colaborador e cada departamento.

É, também, fundamental uma reciclagem do conhecimento, assimilado num ambiente interno e externo, através das inovações tecnológicas, de fatores culturais e políticos e da experiência da concorrência. Com o software de gestão integrada, todo o controlo da empresa se torna mais simples com acesso a relatórios em tempo real, que contribuem para um maior conhecimento dos dados do negócio e facilitam a eliminação de ineficiências quer a nível operacional, quer a nível comercial.

Com a utilização de software de gestão integrada na vossa empresa, é possível a redução de custos em planeamento e desenvolvimento ao serviço da gestão do conhecimento. Conheçam as opções de software ERP: como este pode ajudar as vossas empresas a colocar em prática uma gestão do conhecimento, progredindo a produtividade e crescimento.

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário