Faturação

O que fazer antes de uma decisão difícil?

Grande parte das vezes, as melhores decisões vêm reforçar os valores da vossa empresa! Mas como é que podem aumentar a probabilidade disto acontecer? Uma estratégia possível é tentarem um exercício simples antes de tomarem uma decisão que vá afetar irremediavelmente a vossa empresa: testem todas as opções.

Imaginem que estão a fazer uma apresentação e que a audiência para quem estão a falar vão ser as pessoas mais afetadas pela vossa decisão. Ouçam cada uma das opiniões e pensem como justificariam a vossa escolha! O que diriam especificamente sobre cada uma das opinião recebidas? O que poderiam afirmar, com genuína convicção, para persuadir as pessoas a acreditarem que a vossa opção seria a melhor? Contem, em todos as fases, com a ajuda de um software que vos dê apoio na tomada de decisões e vos facilite o acesso a dados e informações em tempo real!

O que significa tudo isto na prática?

O melhor é ser claro com todas as pessoas que possam ser afetadas pelas vossas decisões e colocá-los no vosso papel de decisores: o que fariam no vosso lugar? Claro que chegará a altura em que não terão tempo para consultar todas as pessoas envolvidas: mas procurem sempre ter tempo para trabalhar sobre estas situações e ter uma estratégia definida para terem margem de negociação.

Testar o impacto das vossas decisões pode ajudar-vos a decidir melhor e a aumentar as probabilidades de implementá-las com eficácia. Se o vosso plano para solucionar determinado problema cria conflito com os valores da vossa empresa, algo pode correr mal: alguns colaboradores irão sempre seguir a vossa decisão, mas a cultura da empresa fica comprometida. Uma empresa só prospera quando existe um nível de compromisso comum a todos e um sentido forte de identidade!

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário