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Os influencers na estratégia de expansão internacional – 2ª parte

A expansão internacional de uma empresa traz novos desafios, nomeadamente como ganhar a confiança de parceiros locais e dos consumidores.

Uma das formas de conseguir acelerar este processo é através de influencers locais que funcionam como apresentadores do produto/serviço, implementando estratégias eficazes na divulgação. Na segunda parte deste artigo, analisamos as estratégias alternativas.

Uma estratégia local

Por vezes, as grandes empresas delineiam estratégias globais mas não pensam de igual forma as suas estratégias locais. É necessário sentir o pulsar de cada região e ter um bom conhecimento da sua cultura e hábitos.

A equipa de marketing local tem esta sensibilidade e irá trabalhar junto dos influencers para delinear uma estratégia.

3 formas de trabalhar com influencers

  • Estabelecer um quadro comum para trabalho, dando alguma autonomia às equipas em cada área para escolherem uma abordagem adequada a cada mercado.
  • A outra hipótese passa por aplicar uma estratégia global de forma consistente em todos os locais com programas que incluam
  • A terceira opção parece reunir consenso entre um maior número de profissionais : consiste em estabelecer na sede uma estratégia geral depois adaptada aos mercados locais.

Podemos pensar que a sede tem mais recursos para se dedicar a desenvolver as melhores praticas para tipos de influenciadores diferentes e para monitorizarem ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento). Mas a verdade é que insistir numa gestão global à distância tem resultados menos eficazes. Existem nuances regionais que, à distância, na sede não é possível apreender.

O ideal é mesmo uma junção de esforços entre uma equipa local e outra global, aplicando estratégias que permitem considerar as várias experiências regionais e traduzir a visão global da empresa, de forma a ser entendida corretamente nos vários locais.

Uma nova geração de ERP

Agilizem a expansão internacional do seu negócio com um ERP de futuro. Reúna as principais áreas do seu negócio – das compras à gestão de stock, das finanças às vendas – num único sistema. Com toda a informação, consiga uma análise eficiente na qual possam basear a estratégia da empresa.

Em conclusão 

A confiança dos consumidores é sempre muito importante e construir esta ligação é essencial para o sucesso das empresas. No fundo, os influencers não são mais que um desenvolvimento dos canais de comunicação informais, do passar a palavra, através das plataformas e redes sociais.

Leia a primeira parte deste artigo, aqui.

 

 

 

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