Recursos Humanos

Como fazer com que os novos colaboradores se sintam parte da equipa

Começar a trabalhar numa nova empresa será sempre uma experiência stressante. Há que criar condições para que este processo seja o menos doloroso possível.

Existem várias formas de tornar a chegada de novos colaboradores menos difícil, criando condições para uma adaptação mais rápida e um aumento da produtividade.

Apresentar a empresa.

É importante transmitir os valores, missão e cultura da organização da empresa antes da contratação. De igual modo, importa informar sobre os projetos futuros da empresa pedindo aos candidatos sugestões sobre como poderiam ajudar à concretização desses objetivos. Esta abordagem tem a vantagem de ajudar o candidato a perspetivar-se no futuro da empresa.

A figura de um tutor.

Ficar a par de políticas internas e procedimentos pode ser simplificado se a empresa tiver uma apresentação pensada, tanto da equipa como dos projetos. A par de todo este novo conhecimento, também é necessário memorizar nomes e conseguir orientar-se espacialmente. A figura de um tutor pode ser muito útil para esclarecer as dúvidas que surjam nos primeiros meses de adaptação às novas rotinas laborais.

O cenário ideal? Apresentem os reforços antes do primeiro dia de trabalho efetivo, através de um momento de descontração, como um almoço. Encorajem o recém-contratado a colocar bastantes questões e a sentir-se à vontade.

Reconhecer cada personalidade.

Devem tentar conhecer cada colaborador, reconhecendo a personalidade de cada um. Atividades como jogos em equipa, ou um office day, são formas de quebrar o gelo e aumentar a camaradagem. O clássico team building.

Um software de Recursos Humanos.

Um software de Recursos Humanos torna mais simples a tarefa de conhecer e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores. Recursos Humanos Sage agiliza o processamento de salários, sempre de acordo com a legislação, automatizando o cumprimento de todas as obrigações legais e a gestão dos colaboradores.

 

 

 

Artigos Relacionados

1 Comentário

  • Responder
    Nelson Campos
    7 Abril, 2018 at 19:20

    Os meus parabéns. Mais vale tarde do que nunca…

  • Deixe um comentário