Faturação Sage Faturação

Os serviços digitais transformaram o mundo. Estaremos dependentes?

Um estudo recente no Reino Unido, realizado pela empresa Ofcom, demonstra que os serviços de comunicação mudaram de forma radical o modo como comunicamos, nos últimos 10 anos.

Em 2008, com o aparecimento do sistema Android, apenas 17% das pessoas possuíam um smartphone. Os preços dos primeiros smartphones eram extremamente elevados e foram precisos alguns anos para que surgissem modelos com valores mais acessíveis.

Hoje, os utilizadores rondam os 78% e, entre os 16 e os 24 anos, a taxa sobe para 95%. A população no Reino Unido consulta o smartphone de 12 em 12 minutos. Após os primeiros anos, podemos falar de uma relação de dependência com as novas tecnologias?

A internet como parte integral das nossas vidas

Dois terços dos adultos afirmam necessitar de uma ligação à internet em todos os espaços que frequentam, assumindo a web como uma parte essencial da sua vida.

A internet de banda larga mudou a forma como interagimos. Trabalhar à distância tornou-se uma realidade e, na vida privada, a internet aproximou familiares e amigos geograficamente distantes.

Pela primeira vez, o tempo gasto em chamadas diminuiu, sendo ultrapassado por aplicações de conversação online, como o WhatsApp e o Messenger.

Efeitos menos positivos

No entanto, são muitas as pessoas que neste estudo falam de aspetos negativos, como o trabalho prolongar-se por horas infindas. Algumas referem como consequência uma perturbação nas relações com familiares e amigos, outras destacam o gasto elevado de tempo a navegar na internet.

Um terço das pessoas dizem sentir-se isoladas sem acesso à internet e 50% refere que se aborrece. Por outro lado, a impossibilidade de aceder parece fomentar a produtividade nos mais jovens. Segundo este estudo, o tempo médio passado no smartphone ronda as 2h30 por dia.

Em conclusão:

Com todas as alterações na forma como trabalhamos, é imprescindível às empresas contarem com um software online que permita aceder à informação armazenada na cloud. Com Sage Faturação, estejam sempre ao alcance dos clientes, mesmo através de um telemóvel.

Todas estas transformações afetam a vida pessoal, a forma como trabalhamos e consumimos.  As empresas devem acompanhar esta evolução, pensando em modelos de publicidade que se adequem ao modo como comunicamos e à importância do smartphone.

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário