Crescimento de Negócio e Clientes

Passar da ideia à ação num negócio de retalho

Um negócio começa sempre por ser uma ideia, um sonho acalentado há algum tempo e é apenas natural que exista algum receio em iniciar esta aventura. A melhor forma de ultrapassarem algum bloqueio inicial é definirem as tarefas necessárias para alcançarem os vossos objetivos: neste artigo sugerimos seis passos para serem bem sucedidos. Construam um plano de negócios simples – um plano de uma página será suficiente. É importante manter as coisas simples e com custos baixos e, se não procuram investidores externos, um plano simples será suficiente. Definam a visão do negócio, qual a finalidade a que se destina, qual a missão e motivo para a sua existência. Seguidamente, planifiquem os objetivos, como pretendem realizar a visão e missão da empresa e criem um plano de ação com as tarefas que terão de realizar para os alcançar. O apoio de software de retalho simplifica a execução de muitas destas tarefas e permite que tenham uma recolha de dados atualizada, acompanhando a evolução da empresa em tempo real. Fixem um orçamento: mesmo que o objetivo seja manter um orçamento baixo, importa uma atitude realista e terem em conta todos os custos. Há que ter em conta a taxa de esforço, isto é, quanto …

Um negócio começa sempre por ser uma ideia, um sonho acalentado há algum tempo e é apenas natural que exista algum receio em iniciar esta aventura. A melhor forma de ultrapassarem algum bloqueio inicial é definirem as tarefas necessárias para alcançarem os vossos objetivos: neste artigo sugerimos seis passos para serem bem sucedidos.

Construam um plano de negócios simples

Um plano de uma página será suficiente. É importante manter as coisas simples e com custos baixos e, se não procuram investidores externos, um plano simples será suficiente. Definam a visão do negócio, qual a finalidade a que se destina, qual a missão e motivo para a sua existência. Seguidamente, planifiquem os objetivos, como pretendem realizar a visão e missão da empresa e criem um plano de ação com as tarefas que terão de realizar para os alcançar.

O apoio de software de retalho simplifica a execução de muitas destas tarefas e permite que tenham uma recolha de dados atualizada, acompanhando a evolução da empresa em tempo real.

Fixem um orçamento

Mesmo que o objetivo seja manter um orçamento baixo, importa uma atitude realista e terem em conta todos os custos. Há que ter em conta a taxa de esforço, isto é, quanto tempo será possível manter o negócio em funcionamento até que alcance lucro. Será sempre cauteloso ter um orçamento de reserva, caso levem mais tempo do que os 60 a 90 dias planificados.

Definam a pessoa jurídica

Aconselhem-se junto de um contabilista ou advogado sobre qual será mais benéfica para a empresa, a curto e a longo prazo. São questões bastante técnicas em que convém terem um apoio especializado, que domine a legislação em constante mudança.

Cuidem das finanças, procurando sempre separar as finanças pessoais das finanças da empresa

Basta, para isso, criarem uma conta à parte para depósitos e pagamentos da empresa no banco da vossa eleição. Um software de faturação possibilita a integração dos movimentos bancários com os restantes processos do negócio, assim como uma automatização de pagamentos, simplificando bastante a gestão financeira.

Criem um website

Mesmo que não seja um negócio ancorado na internet. É necessário comprar um domínio, algo que geralmente não é muito dispendioso. Se o negócio que estão a iniciar é online, podem considerar criar um espaço de venda numa plataforma já existente ou criar a vossa própria página. O software de retalho da Sage permite fazer uma ligação com as redes sociais, com uma comunicação regular com os clientes.

Façam alguns testes de vendas, apostando numa abordagem criativa

Uma boa forma de atrair tráfego para a vossa página é comprarem anúncios numa rede social. Procurem apresentar os vossos produtos junto do comércio local e testem as reações do público. Esta é uma boa forma de avaliarem se a vossa ideia de negócio tem futuro, antes de investirem muito tempo ou dinheiro.

Sage One


Tudo o que precisa para lançar a sua primeira fatura: um software de confiança, online, rápido e de utilização simples! O sucesso do seu negócio está a caminho e Sage One vai acompanhá-lo desde o primeiro dia.

Descubra mais
Jovem olha para câmara