Sage Faturação

Portugal: o local e o momento certo para empreender

A crise económica europeia afetou profundamente Portugal, provocando um défice de emprego que levou à saída de cerca de meio milhão de portugueses entre 2011 e 2015. Após este período, foi feita uma forte aposta no setor tecnológico para reavivar a economia nacional.

Foram criados espaços, alguns deles reconvertidos, para acolher empresas tecnológicas estrangeiras e nacionais e foram tomadas várias medidas de incentivo.

Incentivos à transferência para Portugal

Os principais incentivos foram a oferta de residência e a possibilidade de os investidores obterem cidadania europeia a partir do investimento de um milhão de euros na criação de empresas com mais de 10 colaboradores ou através da compra de propriedade com um valor superior a mais de meio milhão de euros.

A verdade é que os custos são mais baixos na cidade de Lisboa do que em outras cidades igualmente bem colocadas para receber empresas tecnológicas como Berlim, Paris ou Londres.

Ao mesmo tempo existe a expetativa de alcançar um segundo objetivo que consiste em fazer regressar muitos dos talentos que deixaram o país durante os anos de crise.

O momento ideal para criar uma startup?

Este parece ser um momento propício à criação de novas empresas, graças a uma simplificação no processo da sua constituição e a um ambiente de investimento atraente.

Grandes empresas escolheram Lisboa, como um local para terem centros de desenvolvimento. A Google, Zalando, Volkswagen e Mercedez-Benz são algumas das grandes empresas que viram a oportunidade para se instalarem no país.

Brexit: Um efeito positivo para os outros países europeus?

 O receio de um maior controlo de fronteiras pós-Brexit tem levado vários empreendedores do Reino Unido a tentarem obter cidadania europeia. Temem mais dificuldades na contratação de cidadãos estrangeiros e dificuldades num futuro próximo em operar no seio da União Europeia. Este ambiente que se vive em Londres está a incentivar a um êxodo de empresas para outras cidades europeias como Lisboa.

A inovação como motor de diferenciação

Da mesma forma que diferentes países apostam na inovação para captar investimento de capitais e dinamizar a sua economia, também cabe a cada empresa apostar na inovação tecnológica para se distinguir.

Um software de faturação

A Sage conta com soluções de faturação que permitem uma escolha adequada às necessidades de cada empresa. Com software cloudcloud connected, acedam a informação guardada a partir de qualquer lugar, desde que tenham um dispositivo online.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário