Crescimento de Negócio e Clientes

Recompensar os colaboradores: Valorizar a Performance

Quando se trata de discutir remunerações no seio das empresas, apercebemo-nos que este é ainda um assunto tabu. Os valores dos salários pagos são raramente discutidos publicamente, e quando são nem sempre é pelas melhores razões. As empresas não gostam de divulgar publicamente os seus salários, por vários motivos. Pode ser relevante manter algum secretismo sobre o tema, por motivos de competição com outras empresas. Outra preocupação comum, passa pelas consequências no ambiente de trabalho entre colegas, uma vez que por vezes as empresas têm funcionários que executam as mesmas tarefas mas auferem salários diferentes. Ausência de divulgação publica facilita a discriminação entre funcionários, como as colaboradoras do sexo feminino receberem menos que os seus pares. A bem da transparência são cada vez mais as vozes a favor da divulgação. Se quase todas as empresas preferem pagar uma parte do salário em prémios, mediante a performance do colaborador e resultados alcançados, continuam a existir dúvidas em relação à base salarial. Recrutar colaboradores experientes. As empresas sentem-se pressionadas ao recrutar novos funcionários com bons currículos e experiência a oferecerem salários dentro do valor que o candidato recebia na empresa anterior, gerando situações de desigualdade no interior da empresa. A verdade é …

Grupo reunido numa mesa

Quando se trata de discutir remunerações no seio das empresas, apercebemo-nos que este é ainda um assunto tabu. Os valores dos salários pagos são raramente discutidos publicamente, e quando são nem sempre é pelas melhores razões. As empresas não gostam de divulgar publicamente os seus salários, por vários motivos.

Pode ser relevante manter algum secretismo sobre o tema, por motivos de competição com outras empresas. Outra preocupação comum passa pelas consequências no ambiente de trabalho entre colegas, uma vez que por vezes as empresas têm funcionários que executam as mesmas tarefas mas auferem salários diferentes. Ausência de divulgação publica facilita a discriminação entre funcionários, como as colaboradoras do sexo feminino receberem menos que os seus pares. A bem da transparência são cada vez mais as vozes a favor da divulgação.

Se quase todas as empresas preferem pagar uma parte do salário em prémios, mediante a performance do colaborador e resultados alcançados, continuam a existir dúvidas em relação à base salarial.

Recrutar colaboradores experientes

As empresas sentem-se pressionadas ao recrutar novos funcionários com bons currículos e experiência a oferecerem salários dentro do valor que o candidato recebia na empresa anterior, gerando situações de desigualdade no interior da empresa.

A verdade é que, como recém chegados, estes colaboradores necessitam de tempo para se adaptarem, e por vezes mesmo passado algum tempo demonstram uma performance inferior. Independentemente da experiência acumulada é importante remunerar de acordo com o tipo de tarefa, (quanto mais semelhante ao anterior emprego, menos tempo necessitará para se adaptar), evitando assimetrias internas.

Valorizar uma boa performance

Ao contratar é muito importante ter em conta a adequação do candidato à tarefa, sempre que há uma introdução a novas tarefas, é necessário investir algum tempo para o preparar. Verificar se o colaborador abraçou os valores da empresa e se o seu trabalho está a melhorar com o tempo.

Valorizar os colaboradores mais antigos

Existe um verdadeira escassez de talento, e como tal os colaboradores talentosos no seio de uma empresa devem ser valorizados. Recursos Humanos afirmam que um dos maiores desafios que enfrentam, passa por encontrar candidatos adequados às empresas. Um software de Recursos Humanos é muito útil no acompanhamento  e desenvolvimento do potencial dos colaboradores. Uma vez identificados estes talentos, há que os recompensar, promover e aproveitar plenamente o seu potencial. Valorizar o mérito deve ser o objetivo de todas as empresas.

Política salarial

Abertura na discussão salarial contrariando ambientes pesados nas empresas, onde as  intrigas crescem e se geram ressentimentos. Abertura na partilha de informação incentiva a competição saudável, no sentido de cada um tentar ultrapassar os seus próprios limites. Mesmo que a empresa não opte por uma política de transparência total, deve pelo menos tentar manter um equilíbrio nas sua política salarial, de forma a que se alguma informação venha a ser pública, não possa cause desconforto.

Sage 100cloud

Sage 100cloud Recursos Humanos
Solução para as empresas que trabalham para os seus colaboradores

Descubra mais
Mulher de negócios conferindo cashflows