Recursos Humanos

Recursos Humanos: a importância dos incentivos

Motivar uma equipa passa por estabelecer objetivos claros e conduzir as avaliações de performance com atenção que merecem, especialmente quando estas têm um impacto real na atribuição de compensações.

Passar algum tempo com cada membros da equipa de forma a estabelecer objetivos com significado para cada elemento, de acordo com as suas áreas de especialização e interesse.  Criar uma grelha em que são alinhados os objetivos individuais com os objetivos mais importantes para a empresa.

É importante estabelecer claras metas dentro de 3 áreas: pessoas, projetos e lucro. Em cada uma destas áreas deve existir responsabilização, ajudando a empresa a crescer, e cada colaborador deve utilizar as suas capacidades para o seu desenvolvimento pessoal, estabelecendo objetivos de acordo com os seus interesses pessoais, com aquilo que mais o estimula e interessa.

Premiar uma boa performance.

Gestores e recursos humanos devem ter um papel, apoiando e premiando. Vamos ver algumas formas de distribuir incentivos.

  1. Prémios de carreira: Trata-se de prémios que recompensam o número de anos ao serviço ada empresa. Podem ser monetários, um presente ou algum tempo extra de férias. Importa reconhecer a dedicação ao longo do tempo.
  2. Programas de reconhecimento: Estes programas são criados baseados na nomeação dos colegas, que devem fornecer informação aos recursos humanos ou ao gestor, de como aquele colaborador merece reconhecimento. Com um software de Recursos Humanos esta tarefas são simplificadas, permitindo toda uma avaliação, valorizando e fidelizando os colaboradores.  Identificando rapidamente o perfil ideal para cada cargo, posto ou missão.
  3. Bonus de performance: É a recompensa mais comum, após a avaliação anual ou bianual, depois da avaliação de performance.
  4. Partilha de lucros ou ações: Outra forma de recompensar os colaboradores, passa por distribuir parte dos lucros em compensação financeira ou através de ações. Funciona como um incentivo ao trabalho de equipa para o sucesso da empresa, levando a que cada colaborador

Encontrar um sistema adequado a cada empresa.

É fundamental encontrar os incentivos adequados a cada empresa, e estabelecer objetivos que sejam realistas e inspiradores, uma combinação que nem sempre fácil de alcançar. No acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores faz sentido ter uma revisão mensal dos objetivos concretizados, de forma a tornar a avaliação sobre a performance anual, mais simples e correta.

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário