Recursos Humanos

Remunerações: uma fonte de conflitos?

As empresas não gostam de divulgar publicamente os seus salários. A larga maioria prefere manter algum secretismo sobre o tema, por razões de competitividade com outras empresas.

As consequências para o ambiente de trabalho entre colegas é outro dos motivos. As empresas têm funcionários que executam as mesmas tarefas, mas auferem salários diferentes.

A bem da transparência, são cada vez mais as vozes a favor da divulgação. O secretismo permite perpetuar a discriminação entre funcionários em relação à base salarial.

Desigualdade no seio da empresa

O recrutamento de novos funcionários com experiência, a quem foi oferecido um salário superior como forma de sedução, gera situações de desigualdade no interior da empresa. Estes colaboradores irão sempre necessitar de tempo para se adaptarem e, por vezes, a sua performance será inferior durante muitos meses.

Independentemente da experiência acumulada, é importante remunerar de acordo com o tipo de tarefa. Quanto mais aproximado for o novo trabalho ao anterior emprego, menos tempo necessitará para se adaptar.

Adequação à tarefa.

Ao contratar, é muito importante ter em conta a adequação do candidato à tarefa. É necessário investir algum tempo para o preparar e verificar se o colaborador abraçou os valores da empresa.

Um software de Recursos Humanos.

Um software de Recursos Humanos é muito útil no acompanhamento dos colaboradores e no desenvolvimento do seu potencial. Uma vez identificados estes talentos, há que os recompensar e aproveitar plenamente as suas capacidades. Valorizar o mérito deve ser o objetivo de todas as empresas.

Artigos Relacionados

1 Comentário

  • Responder
    Rita
    16 Maio, 2018 at 13:04

    Onde poderei tirar este curso ? SAG obrigada

  • Deixe um comentário