Faturação

Relatórios: 3 indicadores chave para a gestão

Nem todos os gestores e donos de negócios são experts na elaboração e interpretação de relatórios de gestão. Todavia, são estes relatórios que trazem dados importantes para crescer e melhorar: é fundamental que saibam lê-los e tirar algumas ilações.

1. O que vender

No final de um dia no trabalho, o que importa é ter rentabilidade e perceber o caminho para manter o negócio à tona. Por vezes, vão ter que tomar decisões difíceis – por exemplo, descontinuar um produto ou serviço que não cumpre os objetivos de vendas. Os relatórios que vos mostram o top dos melhores e piores produtos, serviços e clientes vão fornecer-vos todas as indicações necessárias sobre o seu desempenho e ajudar-vos a tomar decisões.

2. Precisam de investimento?

Os gestores de negócios proativos atualizam regularmente as suas finanças e estão sempre informados sobre a situação financeira da sua empresa. Com a utilização de uma solução de gestão, contarão sempre com apoio na tomada de decisão, com dados de negócio em tempo real. Ao terem acesso com frequência a relatórios sobre o fluxo de caixa vão poder precaver-se de eventuais problemas financeiros. O planeamento financeiro é fundamental para que qualquer negócio seja bem sucedido.

3. Expandir o negócio

Se a vossa empresa é rentável e encontrou a estabilidade há algum tempo, podem começar a planear o próximo passo. É simples consultar as informações sobre a rentabilidade num determinado período, através de um relatório de demonstração de lucros e perdas ou de resultados. O importante é como vão utilizar essa informação daqui em diante. Existem diversas maneiras de expandirem o vosso negócio, que mudam conforme os vossos objetivos.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário