Faturação

Resiliência para quem tem um restaurante

Os gestores de restaurantes estarão, provavelmente, por esta altura assoberbados com a quantidade de trabalho que têm (os jantares de Natal sucedem-se, uns atrás dos outros). No entanto, sendo esta uma das épocas fortes da restauração, há que amealhar para tempos menos áureos: é assim a vida dos pequenos negócios. Para conseguir levar o vosso restaurante a bom porto, vão precisar de resiliência. Isto é, terem as ferramentas e estratégias necessárias para equilibrarem a vossa vida profissional e pessoal diariamente, sendo bem sucedidos nas duas, aprendendo e crescendo enquanto o fazem.

Todos os dias acontece algum revés no vosso planeamento, é certo. É importante terem sistemas e planos delineados antes de estarem numa situação mais complicada de se resolver. Então, como se constrói a resiliência?

  • Reconhecer a situação. Como é que se sentem em relação à situação? Qual a razão para ter acontecido? Se perceberem o que está por trás do problema que enfrentam, isso vai ajudar-vos a iniciar a sua resolução.
  • Assumir responsabilidades. Mesmo que tenham que tomar decisões mais drásticas, avancem. Vai fazer-vos sair da zona de conforto, mas apenas por tomarem essa decisão vão sentir a vossa liderança mais fortalecida.
  • Relacionem-se com outros. Gerir um restaurante – ou outro pequenos negócio – pode tornar-se numa existência solitária. Até podem gostar de trabalhar sozinhos, mas precisam de manter uma comunicação aberta com a vossa equipa e de se relacionarem com os vossos clientes. Pratiquem e dediquem-se às vossas capacidades de comunicação, escritas e verbais.
  • Renovem-se. Trabalhar muito exige uma preocupação redobrada convosco! Tudo deve estar em equilíbrio: já diz o ditado “Mente sã, corpo são”. Têm hábitos saudáveis de alimentação? Fazem exercício com regularidade? Descansam horas suficientes?
  • Tempo para refletir. No final de cada dia, semana ou de cada projeto, parem por um momento. Olhem para trás e retenham aquilo que alcançaram, o que aprenderam e como o podem aplicar no futuro. Reconheçam o vosso mérito quando fizerem um bom trabalho. Celebrem todas as vitórias.

Revejam todos estes pontos, uns minutos por dia. Pratiquem-nos. A vossa resiliência vai crescer e os vosso níveis de stress diminuir. E enquanto trabalham nas vossas capacidades, contem com as soluções de faturação Sage para manterem o vosso negócio em boas mãos: saibam tudo aqui!

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário