Gestão de Clientes

Retalho: marketing online e tradicional

Qualquer negócio precisa, hoje, de uma estratégia de marketing digital para existir. No entanto, são muitos os pequenos e mais tradicionais negócios que ainda não o fazem. A preferência continua a ser manter-se dentro do universo que conhecem e não arriscar em novas plataformas – através das quais ainda é difícil medir o retorno para os negócios. De qualquer forma, a base dos negócios é providenciar um serviço de apoio ao cliente de excelência e oferecer produtos ou serviços com qualidade: todo o marketing será insuficiente se a primeira parte não estiver garantida.

  • O marketing tradicional não é dispensável. As estratégias de marketing tradicionais não se tornaram inúteis, apesar de existirem agora mais pessoas a consultar as plataformas digitais em vez das Páginas Amarelas para encontrarem informações sobre um negócio. Contudo, os resultados provenientes do marketing tradicional são de difícil medição: não é possível dizer quantas pessoas viram o vosso anúncio e entraram na vossa loja por isso. Mas continua a ser um bom meio para construir a notoriedade das marcas.
  • As redes sociais são importantes. A chave para ganhar visibilidade na maioria das plataformas é utilizar segmentação geográfica e hashtags que sejam ao mesmo tempo relevantes para o vosso negócio e para o público. Dizerem nas publicações a vossa localização é uma forma de criarem visibilidade para o vosso negócio dentro da comunidade onde estão localizados.
  • Apareçam nos motores de busca. Quando alguém não sabe onde encontrar alguma informação, recorre imediatamente ao Google. Os motores mais utilizados para pesquisa são: Google, Zomato ou Yelp. Utilizar estas plataformas é uma forma de obter mais leads: se alguém está à procura do vosso negócio ou de uma empresa semelhante num motor de busca, significa que será uma venda mais fácil, uma vez que já procura uma solução que vocês oferecem. Certifiquem-se que o perfil do vosso negócio tem todas as informações corretas, incluindo horários, serviços e imagens.
  • O conteúdo é rei. Criarem conteúdo interessante é a melhor maneira de se tornarem relevantes e criarem um efeito viral. Podem fazê-lo publicando imagens apelativas, vídeos divertidos ou escrevendo artigos interessantes. É assim que se podem diferenciar da demais concorrência – tendo personalidade nos conteúdos que partilham.

Os consumidores são, cada vez mais, informados e exigentes, por isso as empresas têm de apresentar um serviço diferenciador, de maior proximidade ao cliente. Assim sendo, é importante conhecerem os clientes, os seus hábitos de consumo e converter estes dados em estratégias de negócio. Podem fazer tudo isto com a ajuda de uma solução de gestão adequada a negócios de retalho: saibam mais aqui!

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