Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Saber escolher o sócio certo para o seu negócio

Encontrar o sócio certo para um negócio é fundamental para garantir o sucesso da empresa. Escolher um sócio é muitas vezes comparado, salvo as devidas e óbvias diferenças, com o início de uma relação romântica em que se procura identificar valores em comum.

Valores comuns.

Os valores éticos e morais devem ser semelhantes e, por isso, procurem informações junto de pessoas que já conheçam o candidato a sócio. Desenvolvam longas conversas de forma a conseguirem perceber a sua forma de pensar.

Conhecimentos complementares.

 A pessoa escolhida deve ter boas capacidades técnicas, de preferência que sejam complementares às vossas. Definir o melhor possível a responsabilidade de cada sócio dentro da empresa evitará sobreposições e conflitos.

Manter um pequeno número de sócios.

 Muitos sócios numa empresa podem criar mais burocracia e discordâncias de todo o tipo. As empresas estão sujeitas a transformações profundas e, por vezes, o resultado é a diminuição do papel de alguns dos sócios na empresa. Nem sempre esta situação é bem aceite.

Regras para a saída.

 São muitas as razões que podem motivar a saída de um sócio, sendo importante que existam regras claras estabelecidas para estes casos. A transição financeira deve estar definida, bem como as prioridades de compra de uma parte pela outra.

Também pode ou deve ser considerada a possibilidade de continuidade do trabalho na empresa durante um período de transição, para que os impactos no negócio sejam os menores possíveis.

Software de ERP.

É perfeitamente natural que todos os sócios queiram estar ao corrente da vida da empresa. Um ERP Sage permite-lhes um acompanhamento de 360°. Para que o conhecimento da empresa esteja atualizado dia a dia e todos os sócios informados.

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário