Gestão de Pessoas Recursos Humanos

Saiba como tornar a sua empresa mais inclusiva e inovadora

Empresas como a Google ou a Uber colocaram na ordem do dia as questões de diversidade e inclusão nas empresas. Facebook e Netflix apresentaram publicamente os seus dados sobre diversidade, o que por sua vez influenciou outras empresas a assumirem o compromisso de discutir estas questões com abertura, quer a nível de contratação, quer relativo a promoções.

Uma empresa inclusiva.

Para aqueles que acreditam na justiça destas medidas e no enriquecimento das empresas ao incluírem talentos oriundos de lugares e culturas distintas, este não é apenas um termo usado pelos Recursos Humanos. Um política de inclusão oferece  uma oportunidade a todos para contribuírem, libertando as decisões empresariais de ideias feitas sobre a forma de agir e pensar.

Embora a cultura de empresa seja estabelecida pelos lideres da empresa, os funcionários também podem fazer a sua parte. Quanto maior a diversidade na equipa, mais hipóteses a empresa tem de conseguir atingir soluções inovadoras.

Formas de tornar uma equipa mais inclusiva.

Uma das formas de tornar as equipas mais diversas, passa por colocar os membros de diferentes equipas em contacto, mesmo que por breves momentos. É provável que as opiniões de colegas de outras áreas sejam úteis e criar estas conexões aumenta potencialmente a criatividade.

Transformar o ambiente.

Incentivem os colaboradores a mudar de lugar na empresa, a mudança de espaço, muda também a perspetiva que se tem. Interações com diferentes pessoas permitem uma visão alternativa sobre os problemas e potência a inovação.

Alternância na direção das reuniões.

As reuniões nas empresas são muitas vezes de fraca utilidade, com as mesmas pessoas a tomarem sempre a palavra e o resto da equipa a sentir-se excluída. Uma das forma de incluir os colaboradores passa por alternar quem dinamiza a reunião. Não só estarão a enviar a mensagem de que todos importam na empresa, como serve de incentivo à discussão, para reuniões mais dinâmicas.

Relações profissionais mais produtivas.

É importante conhecer todas as pessoas da empresa, o que passa por conversar sobre temas para alem do trabalho e encontrar pontos de contato irá contribuir para uma melhoraria das relações de trabalho.

A inclusão dentro das empresas é algo para os quais todos devem contribuir, em especial os Recursos Humanos. Um software de Recursos Humanos permite um acompanhamento da equipa ao pormenor, das contratações, desempenho, despesas, férias e ausências. Conhecer bem a equipa permite dar os passos necessários para tornar a equipa mais inclusiva, e desta forma aumentar a capacidade de inovação.

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário