Gestão de Empresas Inovação e Tecnologia

O que significa a neutralidade da Internet?

Nos últimos meses começámos a ver surgir alguns artigos sobre o tema da neutralidade da Internet, e toda a discussão em volta do processo que está acontecer nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos está a ser decidido o futuro da Internet, um organismo chamado FCC – Federal Communications Comission, a autoridade reguladora americana para as comunicações, decidiu eliminar toda a regulamentação relativa à proibição dos fornecedores de Internet de bloquearem ou atrasarem a entrega de conteúdos de acordo com a relação que têm com os criadores de conteúdos.

Ou seja, sem a neutralidade da rede, as operadoras que disponibilizam o acesso à Internet podem vender pacotes que cobram mais para os utilizadores acederem a certo sites em detrimento de outros.

Protestos ao longo de meses.

Apesar dos protestos ao longo de um processo de consulta e da documentação entregue por especialistas da área, a FCC considerou que existia uma excessiva regulamentação e   controlo do Estado.

É uma decisão política, defendida apenas pelas grandes corporações de telecomunicações americanas como a Verizon e a Comcast, segundo as quais a Internet neutra tem atrasado a inovação nesta área. O último recurso passa por uma petição entregue ao Congresso, onde constam os nomes de 21 dos grandes nomes da industria tecnológica, como o criador da internet Tim Berners-Lee, de Vint Cerf criador de/IP , ou Steve Wozniakout – co-fundador da Apple.

Esta petição entregue no congresso, apresenta como critica principal, que a FCC tem um entendimento débil sobre o funcionamento da tecnologia da internet. No entanto não é expectável que este apelo seja diferido.

Portugal é afetado por esta alteração?

Portugal é regido pelas normas europeias nesta matéria, esta alteração não tem impacto na realidade portuguesa na União Europeia existe forte regulamentação e até ao momento não existem indícios que siga o exemplo dos EUA.

No entanto, os sites com maior tráfego online, como o Facebook ou o Twitter podem ser afetados por possíveis mudanças no mercado americano, mas neste momento não é possível prever todos s cenários.

Acompanhar a mudança.

É fundamental para as empresas acompanharem a inovação e todas as alterações que podem afetar as empresas, mesmo de uma forma indireta. Sage 100c permite a integração de Apps para complementar a solução Sage, ajustando-a às necessidades de cada negócio, um ERP disponível em desktop e SaaS é ideal para pequenas e médias empresas.

A Internet chegou e mudou toda a forma como trabalhamos, tudo o que a afeta ou condiciona, terá sempre um impacto para as empresas.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário