Recursos Humanos

Sugestões para conseguir equilibrar a vida profissional e pessoal

Muitas vezes apenas reconhecemos o intenso desgaste físico e emocional, depois de passarmos por um período em que a saúde começa a ressentir-se, a produtividade baixa e os conflitos familiares já são uma realidade.

É importante voltar a encontrar o equilíbrio, recuperar a motivação no trabalho e o bem estar na vida privada. Neste artigo oferecemos algumas de sugestões de como melhor harmonizar estas duas áreas da vida.

A doença do perfecionismo: Os esgotamentos são uma realidade comum nos dias de hoje, consequência do trabalho em excesso. Querer alcançar a perfeição pode ser um caminho envenenado, as tarefas são cada vez mais complexas e dependem da execução de mais de uma pessoa, o. Um compromisso razoável será tentar alcançar a excelencia em tudo o que se faz, sem sentimentos de culpa por não estar perfeito.

A armadilha da tecnologia: A tecnologia com todas os seus benéficos, trouxe também alguns inconvenientes. E um deles é o prolongamento das jornadas de trabalho de forma indefinida, com a possibilidade de de se trabalhar à distância. A tecnologia de smartphones estabeleceu como regra a disponibilidade permanente, trazendo um stress acrescido ao quotidiano. Encontrar um equilíbrio passa por criar algumas regras, como evitar responder a mensagens ou e-mails enquanto gozam algum tempo com a família.

Procurem o apoio de um software de gestão, nomeadamente de Recursos Humanos como forma de ganharem mais tempo para lidar com os problemas dos colaboradores e gastarem menos tempo em processos.

Sacrificar o desporto: Com a ansiedade e falta de tempo, é comum que a que se opte por sacrificar o tempo dedicado a atividades desportivas, consideradas como uma forma de lazer. As consequências podem ser desastrosas, o desporto em geral tem profundas implicações para o bem estar físico e psicológico do individuo. É um erro comum e grave, são conhecidos os efeitos na diminuição do stress e e aumento da endorfinas no corpo, melhorando o estado de espirito e aumentando a produtividade.

As necessidades humanas variam muito entre indivíduos e também ao longo do tempo. Importa reconhecer que na base da harmonização entre trabalho e vida privada, estão presentes os conceitos de realização e de prazer. É um desafio conseguir equilibrar estes conceitos de aparente simplicidade.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário